segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Assassin’s Creed: vídeo coloca em ordem a história da série



Por Arkade - 13/08/2011- sugestão do colega Carlos Hamilton

 
Assassin’s Creed é literalmente uma série multimídia. Possui games que se complementam em diferentes plataformas, curtas de animação, histórias em quadrinhos… É tanta coisa que pode deixar o jogador meio confuso. Felizmente, a Ubisoft elaborou um vídeo que apresenta a ordem cronológica da série, para que ninguém mais fique perdido.


Confira acima. É interessante reparar que o início da série não é mostrado no primeiro game, mas em uma história em quadrinhos (que possivelmente foi lançada depois do primeiro game, mas vamos relevar este fato) e se passa mais de mil anos antes das aventuras de Altair.

Vale lembrar que em novembro, um novo capítulo da saga dos assassinos será contado, no game Assassin’s Creed: Revelations. Para conferir nosso overview do game, basta clicar aqui.

Prezadas e Prezados, explicitem aqui suas opiniões sobre a idéia de transmídia. E para quem quiser saber um pouco mais dos processo de produção, fiz uma visita ao estúdio da Ubisoft em Barcelona.

23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho incrível a ideia de transmídia.Acho inclusive que além de tudo ela é bastante inclusiva. Se bem feita, a campanha irá abarcar vários públicos. Mesmo que, por exemplo, se eu não tenho grana para ter um celular que possa baixar um conteúdo se eu tiver minimanete acesso à internet posso ainda "interagir" com o processo, com os personagens, com a equipe de produção.
    É uma excelente forma de atingir vários públicos de diferentes maneiras.
    ****

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bárbara Suyan S. R. Santos7 de novembro de 2011 às 08:31

    Concordo com a opinião do Gustavo Txai. Além disso, a transmidia além de ser acessível em vários meios como internet, celular, jogos, por exemplo, além de aumentar a facilidade de contato com o conteúdo, dispõe um leque de opções para o público, alcançando desde aquela pessoa que gosta de acessar conteúdos em seu celular, àquela que prefere somente os jogos.

    ResponderExcluir
  5. A idéia da Transmídia é ótima e ja antiga mas funcional. Realmente hoje ja não da mais para pensarmos apenas em um seguimento para nossos produtos audiovisuais. Sendo que eles podem virar tudo realmente tudo. E o melhor gera mais empregos e cada vez mais necessita de trabalhos em grupos. Assim aprendemos a trabalhar em conjunto e várias cabeças pensam melhor que uma.

    ResponderExcluir
  6. A transmídia é como um navio que lança suas âncoras para aportar em uma terra sedenta de informações; seus barcos , seus marinheiros descem da nave maior para buscar e levar noticias, entretenimento, economia, religião e até mesmo guerra.A descoberta de uma nova civilização obsoleta em seus sonhos , buscando novos horizontes que estão presos a uma realidade utópica.A aranha tece sua teia , deposita seus ovos, depois espalha suas crias para uma captura maior de suas presas.A transmídia facilitará o consumo do consumidor e o produto do produtor, amplidão do ampliador.A transmídia poderá ser uma grande ferramenta que o homem utilizará para intercomunicar em vários suportes e o destrinchamento das mídias em outras plataformas poderá alcançar vários públicos.

    ResponderExcluir
  7. Com a transmídia o seu produto passa a ter um público alvo muito maior. E pelo o que vemos, não é preciso apresentar tudo de uma forma cronológica. É possível acrescentar detalhes à história em qualquer momento em que for conveniente. Como foi feito em Assassin's Creed, a história anterior foi contado depois de muito tempo.
    A liberdade de criação fica maior, mas também é importante manter o foco e não desviar da proposta inicial. Pois mesmo tendo público diferente para cada plataforma, há também um público fiel ao projeto que sempre acompanha todos os lançamentos.

    ResponderExcluir
  8. É uma excelente ideia! Concordo com o João, nós não podemos nos restringir à um tipo só de mídia, não só pela questão financeira, mas pela possibilidade de atingir um número maior de pessoas. Dando-as o poder de escolha, se elas preferirem quadrinhos à games ou vice-versa. Uma boa história pode ser contada de várias formas em variadas mídias. Assim o fã da história pode tê-la em vários formatos, podendo desfrutar ao máximo da história obtendo os quadrinhos, games, filmes etc.

    Thaís Rocha

    ResponderExcluir
  9. A transmídia nos games já está acontecendo faz tempo. Assassins Creed é talvez a mais bem elaborada, mas jogos como InFamous e Dante's Inferno também já migraram para outras mídias. Não é algo só usado para divulgação da marca, mas também para se alcançar novos públicos o que é genial. Eu mesma, já joguei, li e assisti a Assassins Creed, e percebo que cada produto mesmo mantendo sua característica inicial, são produtos bem diferentes. Outros jogos deviam se fazer valer da mesma ideia. Um deles, Heavy Rain, eu já sei que virara um filme. Esse jogo é incrível por poder ser jogado com personagens diferentes que tem direito a fazer escolhas que influenciam no fluxo da história.

    ResponderExcluir
  10. A Transmídia faz com que as pessoas que gostam de um produto se relacione com ele em diversas plataformas prendendo e surpreendendo sempre esses consumidores.Esse é um conceito antigo usado por exemplo no império Romano por seus imperadores e que funciona muito melhor hoje que existem incontaveis plataformas.

    Rodrigo Menezes Garcia Leão

    ResponderExcluir
  11. Para mim, a transmídia sempre esteve presente: desde quando a primeira história foi contada ela já passou a repercutir tanto na boca do povo quanto por desenhos ou escrita. Está certo que essa não era a transmídia que vemos hoje, na qual é a própria empresa do produto que gera os outros meios de divulgação e transmissão dele, mas, ainda sim, pode-se dizer que era o fundamento da transmídia como a vemos hoje. Para mim, essa é uma forma excelente de prender o espectador, que, além de ver o produto principal, pode sanar suas dúvidas em outros veículos. Essa, ainda na minha opinião, é a grande sacada dos estúdios de filmes e televisão: criar um meio em que o seu público possa "vivenciar" seu produto mesmo que não seja através de seu veículo principal.

    ResponderExcluir
  12. Assassin's Creed é um jogo fantástico e só quem joga sabe disso. A forma como ele faz a conexão entre todos os jogos é incrível. Faz com que o jogador queira cada vez mais buscar outras fontes de informações sobre o game. E falar de transmídia em relação ao Assassin's Creed é como falar de bola em jogo de futebol. Eles usam de todos os meios. Um exemplo são os QR codes que agora estão sendo introduzidos na maioria dos jogos. Eles geralmente ficam escondidos e ao achá-los você os lê com um programa que se baixa no celular. Esses QR codes dão acesso a páginas na internet contendo várias informações e até mesmo papéis de paredes. Assassin's Creed faz muito bem uso disso, um exemplo enorme de transmídia. E já se falam em um longa para o filme. Eu já aguardo ansiosamente por isto.

    Lorena Cardoso

    ResponderExcluir
  13. Nos dias atuais a trasmídia é fundamental para qualquer projeto audiovidual, mesmo sendo mínima. Muitos dos filmes e séries produzidos tem também sites, blogs, games, camisas, brinquedos, tudo isso é transmídea. A transmídeia não é apenas um meio para alcançar mais espectadores, mas também uma ótima maneira de se ganhar dinheiro e satisfazer vários gostos.

    ResponderExcluir
  14. É super bacana ter um programa que nos permiter ter várias opções.Digo isto porque cada um destes videos, revistas, games , e etc, te fazem conhecer melhor o produtor.Gostaria muito que as s
    éries que gosto pudessem ter opções como estas.E não mais ficar esperando sair um novo epsódio para eu ter contato com ela.Outras formas também são interessantes.

    ResponderExcluir
  15. Acho muito interessante e lucrativa a transmídia. As pessoas, querem ver suas séries favoritas nos quadrinhos, nos games, e também no cinema, ou o contrário. Todas essas mídias devem exploradas de acordo com as possibilidades, público alvo, etc. Um exemplo que gosto muito, é a série The Walking Dead da Fox, que começou nos quadrinhos em 2003 e agora foi produzida a série para TV, imagino que os produtores já pensaram em transformar a história em um Game.

    ResponderExcluir
  16. A idéia do transmídia é interessante porque séries, games e filmes cada vez mais possuem verdadeiros seguimentos cults famintos por informações extras e extensões de determinado produto. É uma idéia que complemente o mundo criado pelos autores do produto e que permite os fãs participarem deste mundo e de sentirem uma experiência mais envolvente e completa.

    ResponderExcluir
  17. A Transmídia permite ampliar de diversas maneiras o universo de um determinado produto. A possibilidade de continuar desenvolvendo idéias utilizando o mesmo pano de fundo pode se tornar muito lucrativa. Principalmente quando é uma criação extremamente bem feita e cultuada como a de Assassin's Creed.
    A série Assassin's Creed não possui uma legião de fãs por mero acaso, além dos games serem fantásticos o universo criado pela Ubisoft prende o jogador e faz com que ele queira ter o máximo de informação possível daquele universo. E um ótimo modo de fornecer essas informações é distribuindo-as entre diversas mídias, abrangendo e criando um vínculo maior com o público.

    E o Assassin's Creed Revelations acabou de sair do forno. Libera minhas férias aí, Cláudio!

    ResponderExcluir
  18. A transmídia é uma importante fonte de divulgação e renda para games, filmes, séries, etc. Ao utilizar-se dela conseguimos atingir inúmeras gamas de público que, com um só produto, não seria arrematada. Além disso, pode-se criar uma fidelização da audiência, ou jogadores no caso, que ao buscar mais informações e aplicativos, encontra o que pensa ser material exclusivo e desconhecido pela maioria, como os quadrinhos e jogos no caso de Assassin's Creed, "tornando-se" especial.

    Helena Vannucci.

    ResponderExcluir
  19. [apenas corrigindo erros no meu comentário]

    complementa*

    [...] que permite aos fãs participarem*

    ResponderExcluir
  20. A aproximação entre as mídias acaba criando, de certa forma, um novo produto. O games vão se aproximando do cinema, pois não se trata apenas de um jogo, há uma trama, uma narrativa audiovisual como pano de fundo. Penso que o trabalho do "roteirista" de games são bem semelhantes ao de cinema, e com certeza muito mais trabalhoso. O uso de transmídias aumenta o público do produto e até mesmo cria recortes do produto, eu mesmo conheço mais as HQ do que o próprio jogo. E essa ideia de criar um universo a parte com jogos, filmes, HQ, livros... é sem dúvida uma ferramente bastante lucrativa.


    Rogério Ferreira Mendes Bernardes

    ResponderExcluir
  21. Quem utiliza e aproveitará ao máximo transmídia
    são os meus netos. Eles desde muito já trocam
    os jogos, trocam idéias e produções, incluindo os
    colegas também.Para eles é além de interessante
    tudo muito divertido. Sempre mudam acrescentam.
    Para mim é interessante teoricamente, mas não divertido na prática. Sou muito artezanal, mas
    quem sabe ?

    ResponderExcluir
  22. Eu considero válida a transmídia por atrair públicos distintos pra uma mesma coisa em diferentes plataformas.
    É interessante poder "interagir" em meios diversos com aquilo que gostamos, jogar o jogo de um filme por exemplo, e de certa forma, interferir na narrativa.
    Acompanhar as novas tecnologias que surgem a todo momento é excelente para o mercado e também para o público, que procura por isso!
    Atrair públicos diferentes e fazer essa convergência são uma técnica sensacional que gosto muito, por unir áreas diferentes de trabalho e ampliar nossas opções para o futuro!

    ResponderExcluir
  23. Transmídia é uma otima forma de continuar a atrair o publico que ja gosta de alguma obra. Uma forma de aproximar o publico. São projetos que podem sem interessante e ate divertido.

    Uma maneira de extender sua obra. è uma midia gerando um novo produo que ajuda na divulgação da mídia principal.

    Ana Pessôa

    ResponderExcluir