quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MTV testa streaming de seu conteúdo ao vivo para smartphones

Por Fernando Lauterjung - Tela Viva - 24/02/2010

A oferta de pacotes de dados ilimitados das operadoras móveis, sobretudo os pacotes oferecidos com os modelos mais avançados de smartphones, torna obsoleta a discussão sobre a eficiência das diferentes tecnologias de distribuição de conteúdo em vídeo para telefones celulares. Mesmo transmitindo seu conteúdo ao vivo e de forma aberta para dispositivos equipados com receptor 1-seg de TV digital, a MTV testa a transmissão por streaming de seu conteúdo. Ainda em uma URL "secreta", o sinal da MTV codificado para iPhones já está na nuvem. Esta reportagem teve acesso à recepção, que apresenta qualidade de imagem superior à das transmissões de TV digital para dispositivos móveis, mesmo usando a rede 3G de uma operadora. A emissora espera fazer em breve o streaming também para celulares Nokia, diz o diretor de engenharia da MTV, Valter Pascotto. Contudo, explica o diretor de canais da abril, André Mantovani, a emissora não deve simplesmente liberar este conteúdo em um link "solto". Deve ser criado, em breve, um aplicativo para ser instalado nos celulares. O streaming de vídeo seria apenas parte do conteúdo deste aplicativo.
A expectativa é levar o conteúdo do canal à base de smartphones, significativamente superior à base de celulares com recepção de TV digital integrada.
Prezados, o que esta notícia diz a vocês?

12 comentários:

  1. Conteúdos para celular estão crescendo cada vez mais e ficando cada vez mais populares. No Brasil, o número de aparelhos cresce cada vez mais. De acordo com uma reportagem do site PORTALMS, "O país somou, no final de 2008, 150,6 milhões de celulares, segundo a ONU. Em 2003, eram 47 milhões. Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que esse avanço é ainda maior. Em setembro, o número de celulares no país já chegou a 166,1 milhões.". Mas, os celulares tipo Smartphone ainda não estão em preços acessíveis para toda a população, que dispõe de aparelhos mais simples. O acesso a internet ainda não é um serviço muito em conta, e os aparelhos com função "wireless" ainda não estão com preço muito acessível. Na página de economia e negócios do site do Jornal Estado de São Paulo, temos a informação que o "Brasil tem um dos celulares mais caros do mundo.(...) todos os países dos Brics e todos os sul-americanos pagam menos pelo celular que os brasileiros.". Com o tempo os aparelhos tipo smartphone vão começar a baixar o preço e a população vai poder ter acesso aos mesmos, mas isso é um processo de médio e/ou longo prazo. Apesar disso, os conteúdos para celular estão ficando mais populares. A MTV tem um público alvo que se interessa por tecnologia e gasta com ela: o jovem. Por isso, essa tecnologia a ser utilizada por eles vai ser bastante interessante para a empresa. Só resta dizer quanto vai ser o valor do serviço, pois esse fator é decisivo para o sucesso do produto. Mas, é bom as empresas começarem a investir nesse tipo de produto, pois o Brasil tem um mercado em constante expansão.

    fONTES:
    http://economia.estadao.com.br/noticias/not_6041.htm
    http://www.portalms.com.br/noticias/Brasil-ocupa-quinta-posicao-em-mercado-de-celulares-e-internet-diz-ONU/Brasil/Tecnologia/959564151.html

    Ludmila (aluna do curso de Cinema e Audiovisual / Turno noite / Disciplina: Produção e Roteiro para Rádio e TV)

    ResponderExcluir
  2. As especulações sobre esta nova tecnologia não vem de hoje. A Oi empresa de telecomunicações há muito idealiza alguns projetos e modelo de TV móvel, alguns já colocados em práticas outros em desenvolvimento. Na minha opinião, não há inovação, pois um produto parecido já está em efeito no mercado. Novas tecnologias, mesmo que provenientes das mesmas vertentes, são importantes.
    É relevante explorar novos mercados e conhecer novos produtos e saber sobre esta nova tecnologia, apesar de não me surpreender.
    Vitor Bedeti

    ResponderExcluir
  3. O foco da MTV é o público jovem. Segundo o Claro Blog, 79% dos adolescentes americanos possuem um celular, sendo que destes, 15% são smartphones. No Brasil, este cenário não varia muito. Então, para uma emissora voltada a este público, nada melhor do que investir na transmissão por streaming de seu conteúdo.
    O único problema da idéia se firmar aqui no país são os altos valores para ter acesso a tal tecnologia. Um smartphone não possui um preço acessível e o hábito dos brasileiros de utilizar a internet em aparelhos móveis é muito pequena.
    Existe também um outro porém: o que faria os consumidores a pagarem por uma programação que eles têm acesso gratuitamente em casa ou por aparelhos celulares que receptam o sinal da TV digital?
    Um canal como a MTV deve mesmo fazer investimentos neste segmento de mercado, mas na minha opinião não deveria ser seu foco ou principal investimento. Não cabe dúvida que a transmissão de conteúdo multimídia através de smartphones será cada vez mais importante. A tecnologia de streaming é um mercado com futuro e grandes companhias já estão lutando pelo mercado. A velocidade da Internet aumentará com o tempo e com ela aumentará a qualidade de transmissões, para tornar possível tanto a rádio como a televisão nas mãos de qualquer usuário do mundo.
    Pena que isto levará um certo tempo e para a TV, tempo é dinheiro!

    Hilton Junior (aluno do curso de Cinema e Audiovisual / 5º Período / Turno noite)

    ResponderExcluir
  4. A medida que as tecnologias evoluem, o público tende a comecar a evoluir com elas... Assim como quando a TV surgiu, o publico se adaptou do rádio para ela, assim também vem acontecendo cada vez mais com os celulares. E a jogada da MTV é muito esperta neste sentido! Afinal, num mundo onde o tempo está cada vez mais escasso e a base da informação está na imagem (não somente no aparelho de TV mas principalmente nas ruas, nos onibus, metros, laptops, internet e celulares), nada mais inteligente que, ao invés de esperar o camarada ter tempo de estar em casa e abrir mão de tantas possibilidade para ligar a TV em seu canal, levar seu conteúdo diretamente a ele, individualmente e em qualquer lugar onde ele estiver... Isto já vem sendo possivel através de celulares com recepção de TV digital, mas claro que aliando esta possibilidade de disseminação de conteúdo a outros suportes tecnológicos o alcance aumenta significativamente.

    Vamos ver quanto tempo leva para ficarmos como os japoneses nas ruas... ; )

    ResponderExcluir
  5. Diz que o mercado de produção está cada vez mais abrangente. E se engana quem pensa que produção é somente para tv e cinema. Principalmente a tecnologia dos aparelhos moveis como celulares, gps, dvds tem criado novas formas de apresentar vídeos e outras formas de mídia que possibilitam uma nova tendência dos profissionais de produção e roteiro.

    Artur Andrade Gomes Moura

    ResponderExcluir
  6. Diz que o mercado de produção está cada vez mais abrangente. E se engana quem pensa que produção é somente para tv e cinema. Principalmente a tecnologia dos aparelhos moveis como celulares, gps, dvds tem criado novas formas de apresentar vídeos e outras formas de mídia que possibilitam uma nova tendência dos profissionais de produção e roteiro.

    Artur Andrade Gomes Moura

    ResponderExcluir
  7. Essa situação é tão ambígua porque ao mesmo tempo que ela está aí, é uma realidade, ela está distante da maioria da população. Em se tratando de MTV, cujo público alvo é a juventude da classe média, esse projeto é viável. Afinal esse investimento aumentaria e muito a inserção da emissora em seu público, que pode pagar pelos caros aparelhos... Queria ver a Globo, o SBT, a REDE TV! realizar esse projeto! Pra quê né?
    Eu tenho muita resistência em assistir conteúdo de televisão em celular ou aparelhos similares... muita... Nada contra e tudo contra.

    ResponderExcluir
  8. A cada dia que passa novas tecnologias vão surgindo, e as empresas vão se adaptando as essas novas tendências. Uma reportagem do site terra mostra que as grnades empresas agoras estão na corrida para desenvolver software para o mais novo Ipad.
    A tv no celular ja é real e está cada vez mais ganhando força. A Oi empresa ja tem sua TV movel com varios programas.
    Como a MTV tem uma programação voltada para o publico jovem, acho que essa nova fase de TV no celular vai se tornar grande sucesso, pois como disse o Hilton uma grande parte dos jovens ja tem celular e muitos deles com acesso a internet e tv digital.

    DANIEL LUGÃO (cinema - 5º - Noite)

    ResponderExcluir
  9. É uma estratégia esperta e boa ao mesmo tempo. A tv no celular está cada vez mais evoluída. A Mtv adotar esse meio de comunicação trás benefícios a ela, pois o acesso dos jovens será maior e terão mais entretenimento.
    Não precisarão mais estar em casa para assistir a TV, mas onde estiver com seu celular.
    É uma tecnologia bacana, apesar dos pontos negativos como, ter limites e lugares apropriados para você assistir a tv, pode prejudicar e atrapalhar um pouco quem não souber utilizar.
    E também o preço, não é todo mundo que tem condição de comprar celulares com acesso a TV.
    A Mtv está infiltrando nos smatphones, um celular pouco acessível à sociedade.
    Mas mesmo assim, não deixa de ser uma boa estratégia, assim como a Tv nos celulares começa com pouco, e cada vez mais está crescendo e se tornando mais acessível, a Mtv também estará mais acessível futuramente, então é um bom começo.

    Fernanda Amâncio (Cinema 5ºperíodo - Noite)

    ResponderExcluir
  10. não é novidade que os "mobiles" já estão deixando de ser um simples acessório e virando uma obrigação. há mais ou menos 6 anos quase não haviam notebooks abertos em salas de aula (Brasil), o wi-fi era lenda e os smartphones ainda não eram tão populares.

    O fato é que a velocidade das redes sem fio evoluiu muito nos últimos anos e isso possibilitou grandes mudanças na forma como lidamos com a transmissão de informações. Hoje o blog começa a perder sua posição para os microblogs (twitter), redes sociais começam a criar suportes para a plataformas móveis. Tudo isso para que o conteúdo possa ser acessado com apenas 1 dedo.

    Eu como sou Nerd dou graças a Steve Jobs enquanto fico esperando por mais gadgets geek.

    ResponderExcluir
  11. meu telefone celular beira o paleozóico, se limitando apenas ao clássico "alô" ou sms. e não penso em mudar isso. acho que gadget é coisa de criança. e quando quero ver tv, ou ligo - em casa - ou simplesmente baixo um arquivo na internet. acho exagero esse excesso de informação as vezes. redundante.

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ser tão ligada as novas midias e tecnologias, vejo que novidades como essa se faz presente com frequência em nosso cotidiano. Acredito também que elas não são acessíveis a todos.
    Mesmo sabendo que essa é uma nova tendência para produção audiovisual ainda tenho certa distancia e/ou duvida em relação ao alcance desse novo modelo de projeção.

    ResponderExcluir