terça-feira, 6 de abril de 2010

Um celular na mão e uma ideia na cabeça

Telefonia móvel e outras novas tecnologias estão ao nosso dispor. Como elas são usadas é a principal questão. Para o jovem, essa inovação é absorvida e manipulada com naturalidade. Será que os estabelecimentos de ensino já se deram conta disso - e será que estão sabendo aproveitar tanta modernidade a seu favor?

por Gustavo da Silva Barbosa - REP Educação e Terceiro Setor - 18/09/2009


O telefone celular sempre foi visto como vilão nas escolas. O aparelho ligado durante as aulas pode atrapalhar o trabalho do educador e ser motivo de distração para os alunos. Para piorar essa fama negativa, a internet está cheia de vídeos gravados em celular com estudantes brigando com professores. Será que é possível transformar o telefone de inimigo em herói? É essa mudança que o projeto Minha Vida Mobile (MVMob) vem realizando desde 2008. Como? Fazendo do celular uma ferramenta cultural e pedagógica.

É simples. Disciplinas como Ciências, História, Matemática e Informática podem virar trabalhos escolares na forma de vídeos, animações, áudios e fotografias. Tudo com o celular. O MVMob promove um concurso cultural em que os autores dos melhores trabalhos feitos com tecnologias móveis concorrem a prêmios como equipamentos para a produção de novos conteúdos. A premiação acontece semestralmente, ao final do primeiro e do segundo semestre de cada ano.

Além disso, a equipe do MVMob realiza, em escolas públicas e particulares, oficinas de técnicas de gravação em vídeo e áudio, fotografia e produção de notícias. De agosto de 2008 a agosto de 2009, o MVMob fez 14 oficinas em dez cidades de Minas Gerais. Nesse período, houve 435 cadastros na webcomunidade do projeto, mais de 200 vídeos, 400 fotografias e 100 peças de áudio publicadas. A capital paulista e cidades do interior de São Paulo também já receberam o grupo. O coordenador Wagner Merije explica que o MVMob é destinado tanto a estudantes quanto a educadores. "Buscamos promover a convergência da cultura com a tecnologia e a educação. O projeto integra o conceito de mobilidade à transmissão de conhecimentos e incentiva a produção de audiovisual no ambiente escolar", diz.

Inovação

Levando em conta que a escola é o local onde se descobre e se fomenta o conhecimento, nada mais estimulante que explorar alternativas inovadoras em associação com o processo educativo. Segundo Wagner, a proposta de aliar o celular nesse contexto traz vários benefícios. "Trabalhar com a tecnologia e as novas mídias pode oxigenar o dia-a-dia das escolas, motivar e envolver os alunos, bem como criar condições para que eles invistam nessa área como perspectiva de carreira, já que novas profissões têm surgido no mundo digital", afirma. Dessa forma, é atribuída uma resignificação ao aparelho telefônico móvel e, assim, ele pode passar a ser um aliado dentro dos colégios.

Os alunos têm liberdade para fazer trabalhos sobre os temas de seu interesse. A partir das oficinas do MVMob, eles desenvolvem junto com os professores os assuntos e formas de abordagem que desejam explorar. Um grupo produziu vídeos sobre meio ambiente, outro fez fotos tratando de dependência de drogas, outro pegou o conhecimento adquirido nas aulas de História e fez ilustrações sobre nazismo e ditadura. Há também os que fazem uma apresentação de tomada única, numa linguagem de teatro.

Para a assessora pedagógica Roberta Scatolini, o MVMob permite que a comunidade escolar debata tópicos polêmicos, mas obrigatórios no currículo. Entre eles, por exemplo, a orientação afetivo-sexual e a diversidade étnico-racial. "Em O amor não tem limites, os estudantes fizeram um vídeo sobre uma relação entre duas garotas e abordaram o conflito que isso causa no grupo que elas pertecem. Já em Racismo, os estudantes propõem uma série de perguntas sobre o tema - o que pode servir de material para o espaço educativo". De acordo com Roberta, é bem mais atrativo para os alunos um processo de ensino-aprendizagem em que eles são sujeitos. "Ao usar a tecnologia, eles são autores da cultura e da arte e ainda podem subsidiar o debate organizado pelo professor, que deve sempre fazer o plano de aula e levar mais conteúdo para ser problematizado".
(...)


Colegas, conheçam mais do projeto e dêem sua opinião.

11 comentários:

  1. Acho o projeto bastante interessante, mas tem que ser usado com parcimônia. Conteúdos para celular ainda são difíceis de ser acessados pelo fato de nem todas as pessoas possuírem celulares com recursos de alta tecnologia. Mas, como a maioria dos celulares de hoje filmam e tiram fotos (mesmo que em baixa qualidade), isso não será um empecilho tão grande.
    Acima eu disse que esse recurso deverá ser usado com parcimônia porque há de se conscientizar os estudantes primeiro, pois, se não, a coisa vai virar bagunça.
    Não se pode também priorizar o ensino nesse formato, pois tudo ficaria muito limitado (som, imagem, tempo).
    Mas, é um projeto bem legal que, se bem feito e utilizado, vai dar um ótimo produto.

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  2. Acho a idéia do projeto muito boa, mas vejo essa que "evolução" vem como um retardo no método de ensino. Sabemos que é impossível parar a evolução tecnológica, e por isso as instituições de ensino têm de ficar atentas aos avanços de novas mídias para se beneficiarem.
    Há algum tempo li em um jornal que escolas de um país europeu incentivam os alunos a usarem a internet, principalmente para pesquisas. A justificativa é óbvia: o uso de computadores e portáteis (conectados a internet) mudou a forma como o aluno se insere na busca por informações, ignorar tal fato é condicionar o aluno ao ostracismo, uma vez que o papel das instituições de ensino é "treinar" o aluno para a vida "fora dos muros da escola".

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  3. Acho a idéia do projeto muito boa, mas vejo essa que "evolução" vem como um retardo no método de ensino. Sabemos que é impossível parar a evolução tecnológica, e por isso as instituições de ensino têm de ficar atentas aos avanços de novas mídias para se beneficiarem.
    Há algum tempo li em um jornal que escolas de um país europeu incentivam os alunos a usarem a internet, principalmente para pesquisas. A justificativa é óbvia: o uso de computadores e portáteis (conectados a internet) mudou a forma como o aluno se insere na busca por informações, ignorar tal fato é condicionar o aluno ao ostracismo, uma vez que o papel das instituições de ensino é "treinar" o aluno para a vida "fora dos muros da escola".

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  4. Acho o projeto muito bom porque renova as possibilidades pedagógicas tornando a aprendizagem mais interessante. A partir daí pode-se contemplar um trabalho baseado nas idéias que os alunos desenvolvem com o uso dos recursos tecnológicos.

    Artur Andrade

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  5. renovar é preciso, e um professor competir com a infinidade de gadgets que cabem no bolso estpá cada dia mais difícil.

    ponto para os que percebem isso e utilizam ao seu favor, tranformando o ambiente enfadonho da sala de aula em algo mais contemporâneo.

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  6. A verdade é que não é muito difícil encontrar inovadoras para os atuais métodos de ensino que até hoje insiste. O método ultrapassado de educar que existem nas escolas, ainda não atinou para o futuro, onde a diversidade de formas de educar prevalecerá, pois estamos hoje criando cidadãos para o mundo, que pensa no universo como um todo.


    As salas de aulas já deveriam ter um computador para cada aluno, o avanço tecnológico não vai parar, precisamos está atentos a isto. As vezes me vem perguntas como estas. Depois que aprendi, onde usei a formula de PI? Quando apliquei raiz quadrada? Enfim... Não digo que não seja importante, mas digo com certeza que existem coisas mais importantes para nossa formação.


    O celular é sem dúvida uma das maiores e mais rentável invenção do homem. O projeto proposto coloque o celular fora de sua função principal, a de telefone e o enquadra também na categoria de adereço interativo. Vejo que o projeto ainda é muito modesto pelo que podemos avançar em termos de tecnologia versos educação, mas não deixa de ser um movimento favorável.

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  7. Não sei se podemos dizer que o celular é um vilão ou um herói sendo ele as duas coisas. Os alunos podem usar sim para fazer videos criativos, mas eles continuaram tendo seu lado ruim ao atrapalhar as aulas entre outros problemas de até exclusão social.
    Mas essa ideia é muito legal, em vários sentidos, isso desperta a criativade das pessoas, sendo esse alunos ainda jovens para se descobrirem no lado artistico, o que não faz mal pra ninguém.
    Falando do programa, é muito legal essa ideia de promover oficinas, sendo elas grande ajuda para bosn projetos.
    É uma pena que precise de concursos para esse tipo de coisa ser divulgado, mas aproveitando isso, poderia começar a ser mais utilizado.
    A medida que for sendo mais acessivel e mais bem utilizando, podem sair trabalhos muito bacanas e mais interessantes que uma apresentação comum de escola, e talbém desenvolvendo um interessa maior na escola para muitos alunos.

    Fernanda Amâncio
    5º período - Noite
    Cinema e Audiovisual

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Concordo bastante com o que a Ludmila disse, que os conteúdos para celulares são algo para médio ou longo prazo, já que vários celulares ainda não são adequados para receberem certos tipos de mídias, formatos e afins.
    Mas mesmo assim, é um estímulo muito interessante e importante, já que instiga várias coisas nos alunos, como criatividade, e também é uma forma diferente de fazer trabalhos, estudar... fazendo com que os alunos tenham um maior interesse nas disciplinas, tirando a velha forma de se ensinar: com um professor falando na frente, alunos sentando prestando atenção e um quadro ao fundo.
    Mas voltando ao celular, é um produto super forte hoje em dia, já que ele se faz concorrente de máquinas fotográficas, relógios, computadores, gps, entre outros produtos... é um excelente investimento de quaisquer empresas.

    Renato Costa

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  11. O que acho interessante nesta história é a capacidade que os alunos têm de trabalharem com uma plataforma conhecida e aprovada por eles. Hoje, os alunos ja "nascem" alfabetizados tecnologicamente e muitas vezes se perguntam o porquê do velho ensino ja que a tecnologia ja oferece tudo de mão beijada para eles. É uma otima oprtunidade de fazerem eles perceberam o quanto a tecnologia e o conhecimento podem e devem caminharem juntos. O projeto induz a criatividade e é uma opção a modernização no ensino, que parece que se estagnou desde a década de 60. Além disto, o celular é um bem que a maioria das população possui, tornando-se de facil acesso e com diferentes modelos de preços que atendem a toda população.

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