quinta-feira, 29 de abril de 2010

Divisão digital da Fox aposta em redes sociais



Da Redação do Tela Viva News - 28/04/2010

A plataforma digital da Fox, a .Fox Networks, aposta nas redes sociais. A empresa é representante exclusiva do Linkedin e do Facebook no Brasil e, segundo Marcelo Cataldi, diretor de publicidade para televisão e Internet da Fox, a demanda por estes produtos tem aumentado, pois este é assunto do momento no mercado publicitário. "É um mercado em evolução. O interesse é imenso, mas ainda há cautela", observa.

Entre os sites dos canais da Fox, Cataldi conta que o melhor produto em termos de audiência é o site do Bem Simples, apesar de o canal ainda não ser distribuído no Brasil. Outro produto que tem tido bom desempenho é o mundofox, site com conteúdo da programadora disponibilizado gratuitamente. "Há muita venda casada com a televisão", explica o executivo. Além de banners e comerciais, o mundofox deve em breve estrear um novo formato para os anunciantes: o brand channel, em que o ambiente de exibição de uma determinada série é customizado para um cliente.

Reposicionamento
O canal Bem Simples, aliás, só deve ser relançado no Brasil no começo de 2011. Isso porque o canal não conseguiu distribuição em 2010. Até lá, a Fox deve incluir parte da programação do Bem Simples na programação matinal do canal Fox Life, que está sendo reposicionado para atender justamente ao público de pessoas interessadas em bem estar, culinária e artesanato, além de manter as séries e realities já existentes no Fox Life
Prezados e Prezadas, dêem a sua opinião se vocês acreditam ser esse movimento permanente e qual será o impacto na indústria da produção audiovisual.

10 comentários:

  1. Já vemos propagandas apresentando o canal "Bem Simples´" em canais da tv a cabo. Esse canal tem programação voltada para coisas relacionadas à atividades cotidianas, e a aposta da FOX nas redes sociais é bastante importante para canais como esse terem sucesso. As pessoas podem acessar o conteúdo dos programas pela internet, ver os programas que perdeu, etc. O portal da FOX "mundofox.com" também é muito interessante. Ter a possibilidade de acessar conteúdos exclusivos das séries do canal é bem legal. É uma maneira bastante interessante de fazer com que os espectadores participem mais do canal e mantenham sua fidelidade com o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. concordo com a ludmila, e ainda acrescento minha experiencia pessoal. meu aparelho de tv só é usado para ver dvds já que a infinidade de opções da tv a cabo me cansa. mil vezs ir num canal na internet e ver o que eu quero na hora que eu quero.

    ResponderExcluir
  3. O tema desta matéria não é muito diferente da matéria, “Google anuncia sistema que vai levar internet à TV” isso é uma tendência televisiva.
    Com a chegada da TV digital serão abertos mais espaços de canais para nossa telinha, com isto penso que a internet passará a ser um grande meio selecionador de programação para a TV aberta. Hoje já podemos ver programações inteiras de vídeos vindo da internet. Embora a maior preocupação com a internet, ainda continua sendo a cautela com suas programações, eu particularmente não vejo desta forma. Uma vez que se crie um dispositivo regulador de programações (não vai copiar minha idéia não), não vejo problema algum com para adequação de seu uso em nossos lares.
    Em relação ao impacto que terá esta ação, vejo com bons olhos, pois sempre achei que o audiovisual ainda engatinha nas terras brasiles, isto só não trará novos rumos para o audiovisual, como também beneficiará profissionais ligados ou não a área, ou seja, só temos a ganhar.

    ResponderExcluir
  4. Falando como indivíduo consumidor, tenho realmente muito menos preguiça de televisão quando ela está na internet e me permite pausar, e fazer várias coisas ao mesmo tempo. Acho que as TV's só têm a ganhar quando fazem isso, porque além de continuarem com o público da TV tradicional também pode angariar novo público pela web.

    ResponderExcluir
  5. Este trajeto me parece permanente, embora falar sobre estabilidade em um ambiente volátil como a internet seja complexo e perigoso. Todas as mídias tem convergido para a web e não me parece ser diferente com a TV. O bombardeio constante de informações, faz com que o indivíduo ignore grande parte do conteúdo ao qual é exposto e por isso deseje ter o poder de escolha em suas mãos. Assim como o rádio sofreu um grande impacto com a popularização da TV, o mesmo acontece entre esta e a internet. A mudança na forma de criar, comercializar e disponibilizar programas, imagens e conteúdo em geral irá mudar gradativamente, ainda que em um (provavel)curto espaço de tempo.

    ResponderExcluir
  6. Um canal televisivo só tem a ganhar com a criação e o aperfeiçoamento desses seus campos periféricos (como sites, redes sociais, etc), pois o consumidor (telespectador) é capaz de obter mais informações, programar-se para assistir exatamente ao que quer, e orientar-se. O sentimento de controle do que vai ser assistido, a que horas vai ser assistido, agrada muito ao telespectador, que raramente gosta de estar à deriva, zapeando, refém da aleatoriedade.

    ResponderExcluir
  7. Já sou usuário do site da fox. Acompanho Simpsons diáriamente e aprovo a iniciativa, sou um adpeto a TV pela internet, que ja teve bons momentos quando o programa Mega Cubo podia exibir Warner, Fox e outros canais em tempo real.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Paulo Raic em dizer que não gosto das opções e horarios da TV, sendo obrigada a seguir uma programação. Além de as vezes ter muitas coisas boas passando ao mesmo tempo e as vezes nada.
    Minha Tv é apenas utilizada para eu dormir com barulho.
    Não desvalorizando a TV, pois o que eu não gosto muitos outros acham bom, mas na minha opinião em realação a TV, eu prefiro assistir a programação perdida na hora que eu puder, sendo assim na internet, o que já fiz com programa que descobri no meio do ano e pudo assisti-lo todo na internet.

    Fernanda Amâncio
    5º período - Noite
    Cinema e Audiovisual

    ResponderExcluir
  9. Sabemos que a TV, mesmo ela sendo paga ou aberta, é destinada para públicos-alvo. O canal bem simples não é diferente e tem seu público alvo, com seus programas voltado para pessoas específicas. Já que no Brasil não temos esse canal, alguns programas desse canal foram para o Fox Life em um horário q atendesse à demanda do canal.
    Com o tempo, acredito ser comum termos cada vez mais canais específicos para determinado público, ainda mais com a inserção da Tv Digital, será mais fácil termos maior quantidade de canais e, com isso, aumenta a produção, empregos e afins, o que, pra mim, é algo muito bom e interessante.
    Ter toda essa interação com a Internet, de os programas terem seus sites excluvivos, é uma forma de aumentar sua margem de público, dando a opção para quem não asisste TV ter acesso ao conteúdo nela mostrado, com os vídeos e demais assuntos nela mostrados; mas tem algo ainda mais enriquecedor, por exemplo: se vc assiste a um programa de culinária e quer pegar a receita, porém não consegue anotar tudo a tempo durante o programa, no site do canal ou do próprio programa, vc conseue ter acesso à receita e, melhor, ao vídeo da receita sendo preparada, podendo pausar e fazer em sua casa, junto com o vídeo e a pessoa do programa.
    A tecnologia cada vez vai unindo seus produtos para facilitar nossas vidas e acredito que a tendência é haver interação em tudo... ou quase tudo.

    Renato Costa

    ResponderExcluir
  10. Não podemos negar que as redes socias se tornaram um dos motvos que as pessoas navegam na internet. Sites como twitter, facebook, orkut, myspace tornaram-se manias mundiais que por ironia do destino ou não acabam retirando o telespectador de frente da programação televisiva, que como foi dito aqui "de tanto ter opções, acaba nao tendo nada". A interação de programas de Tv com a internet torna-se fundamental para resgatar e conquistar novos telespectadores para a programação dos diversos canais de televisão. A informação hoje nao funciona em apenas uma plataforma, mas passa por diversas plataformas: TV, internet, revistas. Existe uma busca insaciável por informações fragmentadas nas diversas plataformas existentes. A tendencia é que tudo se complete, se conecte como uma grande rede mundial.

    ResponderExcluir