terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dramaturgia para jovens


O Ministério da Cultura anunciou os três pilotos escolhidos entre os oito projetos finalistas do
FICTV/Mais Cultura (projeto que inspirou o Tidir do semestre passado), uma iniciativa do MinC, da TV Brasil e da Cinemateca Brasileira para o incentivo à produção de teledramaturgia nacional voltada a jovens das classes C, D e E.

"Natália", da Academia de Filmes, "Brilhante Futebol Clube", da Mixer, e "Vida de Estagiário", da Glaz Entretenimento, receberão R$ 2,6 milhões cada para o desenvolvimento de uma minissérie de 13 episódios de 26 minutos de duração. As minisséries devem ser concluídas no final de dezembro para exibição na TV Brasil.

Durante todo o processo de produção, os projetos terão oficinas de supervisão nas áreas de direção, casting e direção de produção - o mesmo assessoramento que receberam durante a etapa de seleçãom, que começou em março de 2009. Os oito finalistas receberam R$ 250 mil cada para o desenvolvimento de um piloto. Os episódios foram exibidos na TV Brasil de 8 a 16 de abril. Os oito episódios-piloto também foram submetidos à análise de perfomance (Screen Test) realizada pelo Instituto de
Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas de Pernambuco (Ipespe).

Os resultados analíticos da pesquisa qualitativa serviram para perceber as reações do público pesquisado e, com base nelas, oferecer terreno para correções nos projetos.

Prezadas e Prezados, qual a opinião de vocês sobre os pitchings?

20 comentários:

  1. Tathiane Mendes da Costa25 de agosto de 2010 às 10:45

    Amei esse projeto das minisséries, mostrando um pouco dos talentos brasileiros. Além de contribuir para desenvolvimento social com as oficinas. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Drielle Santos de Vasconcelos25 de agosto de 2010 às 11:38

    Pitching é o melhor que poderia ter surgido no Brasil, principalmente para as produtoras independentes, agora as emissoras podem arriscar muito mais em um projeto experimental e sem muitos custos.

    ResponderExcluir
  3. Em um país como o Brasil, onde há tantas pessoas capazes de produzir e poucos lugares para a veiculação de produtos, os pitchings, em minha opinião, podem ser chamados de "os salvadores da pátria", pois dão enormes oportunidades em um meio que, mesmo sendo muito grande, ainda é muito fechado.

    ResponderExcluir
  4. Matheus Pereira Santos25 de agosto de 2010 às 13:49

    Em minha opinião, a abertura de pitchings como este possiblita a produção de um conteúdo inovador na TV, além de experimentação de novas linguagens e formas de distribuição desse conteúdo. É uma grande vantagem tanto pra quem produz, gerando novos empregos no campo do audiovisual e oportunidades de realização, quanto pra quem veicula, que fica limitado somente à transmissão, diminuindo os custos e podendo investir em nova programação. Como é uma novidade no Brasil, acho que a capacitação oferecida ajuda na formação de especialistas nesta área.

    ResponderExcluir
  5. Grande incentivo. Pode ser realizado varias ideias. Já veio tudo pronto né, local de exibicao, publico definido e o valor da verba, muito bom meeesmo!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente ideia em muitos aspectos. Acho ótimo o incentivo dos pitchings para serem produzidas novas series de teledramaturgia nacional. Acho muito bom também elas serem voltadas ao publico das classes C, D e E. Um incentivo é sempre bem-vindo.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante, já que abre espaço para novas idéias, projetos e até mesmo para produtoras até então desconhecidas pelo grande público da televisão.

    ResponderExcluir
  8. Vinícius Coelho Perpétuo5 de setembro de 2010 às 12:11

    Acho ótimo e bastante funcional essa idéia dos pitchings. Aliás é mto bom e confortante ver reportagens como essa, em que percebemos como os pitchings estão realmente ajudando algumas pessoas a transformarem boas idéias em algo concreto. Para nós, alunos de audiovisual, é uma ótima oportunidade de entrar para o mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Legal o projeto.
    A TV brasileira definitivamente precisa de novas ideias pra se renovar.
    Seria excelente se esse tipo de atitude se propagasse pelas grandes redes de televisão, nem que seja via um reality show, estilo aquele do "você está despedido!".
    O mais próximo de uma formação de profissionais da qual as grandes redes de televisão se dipõem a fazer e Malhação - para os atores - e ainda por cima é um completo fracasso.

    ResponderExcluir
  10. Átila Lemos Felipe Rezende Pinto6 de setembro de 2010 às 05:07

    Os pitchings são realmente uma maravilha, dando oportunidades de trabalho, desemvolvimento aqueles que trabalham no audiovisual e também porque a grana que entra é boa. Mais Pithings deveriam ser abertos no Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Apoio os pitchings, se no resto do mundo as emissoras de TV contratam produtoras para produzir programas e etc. Ja passou da hora do Brasil passar a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  12. O conceito do pitching é algo bom, mas deve ser levado em conta o modo de avalição e quem julga, o que pode deixar o método menos imparcial e favorecer de forma velada a poucos.

    ResponderExcluir
  13. É o que há! Sou totalmente a favor dos pitching. Melhor para as emissoras não terem que se preocupar com a criação, melhor para as produtoras que terão o que produzir e melhor para os telespectadores que assistirão coisas novas e pensadas de cabeças diferentes.

    ResponderExcluir
  14. Marcela Moreira Carvalho14 de setembro de 2010 às 18:22

    Também sou totalmente a favor e acho que é uma das maneiras mais legais de se produzir novos conteúdos nos mais diversos tipos de mídia. Muito bacana.

    ResponderExcluir
  15. Interessante a idéia do projeto, tudo que expõe o cotidiano, as dificuldades e as barreiras do Brasil deve ser explorado. A idéia é ótima assim como essa nova área que vem crescendo muito, pois disponibiliza mais ramos no mercado nacional, além de incentivar o foco no que é nosso.

    ResponderExcluir
  16. Leonardo Bragioni - 4º P - Cinema15 de outubro de 2010 às 11:55

    Acredito sim na idéia do Pitching para dar chance e abertura a novos produtores e novas idéias. Acho muito bacana a idéia do projeto, acredito que isso deveria se expandir, boas idéias estão em todo o lugar, o que precisamos é mais oportunidades de mostrá-las.

    ResponderExcluir
  17. Para quem quer fugir do inferno da captação de recurso pós aprovação do projeto e fazer projetos mais direcional de acordo com o pitching é uma boa. Mas para atingir mais produtores seria necessário políticas mais serias de produção de conteúdo para TV. Uma boa iniciativa essa.

    ResponderExcluir
  18. É disso que a TV brasileira como um todo, precisa! Hoje em dia ainda existem muito poucos pitchings rolando, comparado ao que poderia estar rolando, então, quanto mais pitchings, melhor!

    ResponderExcluir
  19. bacana, bacana....quem sabe essas pessoas que estão tendo oportunidade não façam algo melhor do que o "horário nobre" da globo...

    ResponderExcluir
  20. Acho válido. É legal a oportunidade, mas não sei se o nível das obras produzidas serão satisfatórios. Acho bacana a idéia, a ser analisada. Agora, com a TV Digital, e a escassez da programação interativa, acho que será uma excelente opção.

    Rodrigo Firmo Emediato
    8º PP - Manhã

    ResponderExcluir