segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Estudo revela mudança de comportamento no consumo de TV

Da Redação do Tela Viva News - 25/08/2010

A Ericsson divulgou nesta quarta-feira, 25, os resultados de um estudo realizado na China, Alemanha, Espanha, Suécia, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos, mercados que totalizam 300 milhões de consumidores. Segundo o levantamento, as pessoas estão ampliando seu conhecimento de novas tecnologias e passando até 35% de seu tempo livre assistindo a conteúdo de TV e vídeo. A pesquisa revela que 93% dos entrevistados ainda assistem à programação de TV linear pelo menos uma vez por semana, porém o principal destaque é que o papel da TV convencional está mudando com a presença de novos canais de distribuição. Mais de 70% dos consumidores pesquisados estão baixando ou assistindo à programação gravada de TV ou usando sistemas de streaming, enquanto 50% estão assistindo à TV e vídeo sob demanda via Internet semanalmente.

Conteúdo tailor made
Batizado "Multi Screen Media Consumption 2010", o estudo da Ericsson informa que o conteúdo transmitido ao vivo ainda é muito importante para o consumidor, porém a capacidade de decidir quando e como assistir TV deve ter impacto no papel de conteúdo programado ou linear das transmissoras. Serviços personalizados, fáceis de usar, de alta qualidade, sob demanda e sem propaganda são algumas demandas exigidas pelos consumidores de TV e vídeo. "O consumo está cada vez mais fragmentado e complexo. O consumidor está em busca de uma solução que ofereça liberdade para escolher o que quiser, quando quiser e do jeito que quiser. A experiência do usuário é mais importante do que a plataforma técnica", diz Jesper Rhode, Head de Inovação da Ericsson na América Latina.

Gastos
Os gastos do consumidor também devem mudar no futuro, segundo o estudo da Ericsson, com um grande aumento em gastos sob demanda, contanto que os requisitos de alta qualidade, facilidade de uso e acesso ao conteúdo certo sejam plenamente atendidos.

A pesquisa analisou ainda o comportamento do consumidor em relação aos tablets com tela sensível ao toque e como isso faz parte do seu consumo de TV. Aproximadamente 37% dos entrevistados demonstraram interesse em usá-los como controle remoto.

Prezadas e Prezados, o que, na opinião de vocês, muda (ou não) na produção audiovisual e de TV?

23 comentários:

  1. Tathiane Mendes da Costa31 de agosto de 2010 às 08:31

    Acredito que muda um pouco. Essa nova geração de "tecnologia" tende a cada vez mais crescer e oferecendo liberdade de escolhas.

    ResponderExcluir
  2. Matheus Pereira Santos1 de setembro de 2010 às 13:23

    Acho que sim, pois passaríamos a ter que pensar o "assistir tv" não apenas como o ato de sentar-se à frente de um aparelho com programação definida. As pessoas estão em busca de algo que as integrem de forma ativa ao meio. Daí o surgimento de novas narrativas transmídia (que utilizam de outros meios para extender o conteúdo do que se vê na tv), em que, na minha opinião, o modo de produção vem sendo revisto para que possa se adaptar a isto.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, isso muda bastante coisa. Muda desde a forma de produzir (principalmente em termos de gastos financeiro) até inclusive a forma de se pensar a programação. Pelo fato do computador ser um aparelho mais móvel do que a televisão, e pelo fato de o espectador ter liberdade pra escolher o programa que ele quer ver e a hora que ele quer ver; creio que os roteiristas terão liberdade para escrever roteiros um pouco mais complexos, mais fundamentados e mais bem elaborados. Quando o espectador optar por assistir um programa, provavelmente ele estará disponível, voltando toda a sua atenção para tal finalidade.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não muda nada na produção em si. Acho interessante a iniciativa e, em minha opinião, seria ótimo poder escolher o que assistir e quando assistir. Ter o controle de fazer minha própria programação. A produção ao vivo, seria algo a parte que com certeza deve continuar, mas cabe ao telespectador decidir se irá assisti-la ou não. Quanto as outras produções, elas não teriam que mudar. Só não teria um horário específico para ser transmitido, o que poderia acarretar em mais espectadores, visto que o horário da programação nem sempre está disponível a todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito me impressiona que as pessoas estejam usando seu tempo livre para assistirem mais tv e não usarem a internet. O conteúdo que pode ser encontrado na internet é bem maior, mas enfim... que bom que a programação televisiva está crescendo em qualidade e ampliando seu "menu". Acho que já não era sem tempo da tv ter maior variedade de programas, com estilos e públicos variados. Fazendo uma grade que interessa e possa chegar a um número maior de pessoas, a tendência das pessoas se "refugiarem" em seus sofás é só aumentar.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. tratar isso como uma mudança drástica? nem pensar. Por mais que você tenha a 'liberdade' de fazer sua própria grade, o que por sinal, é possível, inclusive, na TV aberta, o conteúdo do que se assiste na TV, continuará sendo feito por 'alguém'. muda-se, então, a maneira de ver TV. Não mais que isso.

    "o consumidor está em busca de uma solução que ofereça liberdade para escolher o que quiser, quando quiser e do jeito que quiser."

    repito, a 'maneira' será a mesma.

    ps:. VAMOS TODOS AO INDIE.10 ASSISTIR APICHATPONG VEERASETHAKUL PARA SENTIRMOS O QUE É A VERDADEIRA REVOLUÇÃO ! <33333

    abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. É essencial ter a atenção voltada ao consumidor. Ao aprimorar os aspectos da programação e da autonomia de escolha do espectador, a televisão acaba por criar uma interação muito maior. Essa mudança, ou melhor, adaptação, é muito importante já que estimula a diversidade, criatividade e até mesmo a tecnologia.

    ResponderExcluir
  9. Mudança previsível, da qual na verdade, não muda nada.
    Os consumidores mudam o modo de assistir, mas assistem a mesma coisa.
    Não vejo como esse fato altera o modo de fazer TV.

    ResponderExcluir
  10. É de se esperar mudanças em qualquer meio, direcionadas ao consumidor. Com o avanço das tecnologias e novas midias, qualquer produção deve considerar plataformas variadas para atingir um numero maior de pessoas e é preciso se adaptar para conseguir isso.

    ResponderExcluir
  11. Átila Lemos Felipe Rezende Pinto6 de setembro de 2010 às 04:39

    O resultado desta pesquisa é bem animador, pois tempos atrás achava-se que as pessoas ficavam sempre na programação rotineira da tv e que atualmente vem mudando de uma forma surpreendente graças aos variados meios de comunicação que surgiram ao longo do século.

    ResponderExcluir
  12. Mudanças sempre vão acontecer e isso vem ocorrendo desde de quando a TV surgiu. Essa é apenas mais uma, antes precisavamos estar presos a TV para não perder nosso programa, hoje em dia basta ir na internet e assistir ele depois.

    Eu ja esperava que isso fosse acontecer, só que achei que demorou um pouco, a produção agora precisa pensar em lançar o programa para todas as plataformas, basta trabalhar melhor no "workflow".

    ResponderExcluir
  13. As coisa sempre vão evoluindo e novas coisas estão sempre surgindo. A internet abriu várias portas para acessos de programação televisiva. Hoje você mesmo faz a sua programação através de um computador.

    ResponderExcluir
  14. A televisão passa o que a maioria quer e gosta de assistir, se ninguém gostasse a programação seria outra. É uma mudança que ocorre apenas na maneira de assistir, talvez mais pela liberdade de escolha de como quer que seja montada a programação, mas acaba que o conteúdo vai ser quase que rigorosamente o mesmo, mas já é alguma coisa.

    ResponderExcluir
  15. Errei meu nome ai, Lucas Vasseur. xD

    ResponderExcluir
  16. Acho que na produção não mudaria muita coisa. Já na forma de ver TV mudaria sim, ficaria mais interativa, alem de mudar na forma de escolha.

    ResponderExcluir
  17. Marcela Moreira Carvalho14 de setembro de 2010 às 18:30

    Acho que não muda só o jeito de ver tv... As pessoas fazem sua própria grade, com somente seus interesses... Então a produção tem que se preocupar com isso.

    ResponderExcluir
  18. Isso não muda muito a produção audiovisual e de TV porque hoje em dia, o espectador já faz a sua própria programação. Já faz e já vem fazendo há um bom tempo, graças a recursos não só como a Internet, mas como o TiVO, em países como os Estados Unidos, onde essa opção de auto-programação é amplamente difundida.

    ResponderExcluir
  19. Leonardo Bragioni - 4º P - Cinema15 de outubro de 2010 às 12:08

    Isso tudo abre um leque maior na construção de uma grade mais interessante. Não acredito que afete a maneira de se produzir, acho que a interatividade na tv aumentará o fluxo de Interatividade e não de produção.

    A TV continuará fazendo a mesma coisa por abordagens diferentes.

    ResponderExcluir
  20. É incrível o mercado que se abre para nós que estamos acompanhando a evolução ou modificação de tudo. Uma gama de possibilidades quase infinitas para quem estuda e pretende trabalhar com TV. Porém a preocupação é quase toda mercadológica, será que estão pensando no quanto podemos pagar por isso ou estão pensando nos benefícios que isso pode trazer.

    ResponderExcluir
  21. acredito que o modo de produção continue o mesmo, mas com certeza abre portas para novos programas para atender gostos bem específicos...com certeza a variedade vai ser bem maior e quem sabe abrirá portas para produções independentes, principalmente no brasil..

    ResponderExcluir
  22. O aumento em opções, interfere diretamente, e exige um aumento na produção. Opções significa leque de conteúdo, e para produzí-los será necessária mão-de-obra, como os futuros cineastas da UNA. Uma nova maneira de pensar, produzir e distribuir deverá ser pensada.

    Rodrigo Firmo Emediato
    8º PP - Manhã

    ResponderExcluir
  23. Acredito que esse fato não mudará a maneira como é produzido o cinema ou a TV. Entretanto, os receptores se tornarão ainda mais ativos, pois o grau de interatividade aumentará. A TV continuará a ser da mesma forma como a conhecemos.

    ResponderExcluir