segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A Day Made of Glass...



Prezadas e Prezados, o que as previsões - não tão distantes - deste video pode fazer você pensar sobre sua carreira?

16 comentários:

  1. Me faz pensar em abandonar a carreira e começar a limpar janelas! = )

    ResponderExcluir
  2. Falando sério agora. Realmente não é um mundo muito distante, muitas das possibilidades mostradas no vídeo já estão se realizando. Smartphones já trazem alguns desses recursos, assim como os Pads. Estamos vivendo em uma era onde a imagem é cada vez mais importante, o mundo tem se tornado muito visual e as possibilidades de se trabalhar com o audiovisual tem se expandido para áreas onde antes eram improváveis. No próprio vídeo vemos uma loja, onde sua "vitrine" é gráfica, isso já acontece em vendas pela internet, onde você vê os produtos apenas pela imagem. Em um mundo onde espaço tem se tornado cada vez mais caro e difícil, tudo tem passado pelo processo de "encolhimento", dos objetos e dos espaços, assim, a melhor forma de vender seu produto é pelo vídeo, que ao contrário, tem se tornado cada vez mais barato. Isso abre as portas para nós, pequenos produtores, pois gera mais empregos e mais áreas de atuação, onde podemos trabalhar com custos mais baixos. Os locais públicos estão cada vez mais invadidos pela imagem, em qualquer local existe uma TV ligada o tempo todo e se existe uma TV ligada o tempo todo, ela necessita de conteúdo. Aí está mais uma oportunidade de trabalho. Se a pessoa tem a possibilidade de ter uma mídia móvel o tempo todo, com uma exibição visual o tempo todo, ela terá, assim os vídeos acompanharam as pessoas em todos os momentos, no carro, na sala, na cozinha, no banheiro. Isso tudo é conteúdo a ser produzido. E não só pensando no visual, mas também no aúdio, as rádios podem ganhar novos formatos, pois nem sempre (como no carro, por exemplo) é possível assistir algo. Pensando mais longe, na revolução do GPS e dos mapas, cada local pode ter uma publicidade audiovisual, você poderia assistir ao "trailer" do restaurante ou da academia, a quem se sair melhor na venda da imagem, ganhará o cliente.
    Enfim, colocando o pés no chão novamente, essa é uma revolução excelente para nós, que, se tivermos disposição a trabalhar mais com imagem e menos com cinema, certamente seremos os profissionais do futuro. PS: Sim, eu sou um mercenário do audiovisual.

    ResponderExcluir
  3. De fato, encarar esta possível inovação tecnológica me faz pensar em minha carreira, me faz pensar nas possibilidades, na forma como poderemos usufruir desses recursos.
    No estanto eu penso muito na viabilidade dessa tecnologia e qual seria a aceitação do mercado mediante isso, mas se um futuro como esse de fato se concretizar, nós produtores audiovisuais teremos que pensar em obras muito mais interativas do que hoje, vai ocorrer uma relação muito mais próxima com os expectadores. É rapaz o futuro vem aí!

    ResponderExcluir
  4. Às vezes acho que querem nos empurrar o futuro. Quem nunca apanhou de um aparelho eletrônico com a tecnologia touch? Não dá vontade de embutir um tecladão? Naqueles filmes sobre futuros distópicos ainda não vi um polegar tentando apertar um ícone do tamanho da metade de um mindinho.

    O que eu queria mesmo são aquelas luvas no estilo Minority Report, mão na roda pra mexer com edição e montagem.

    ResponderExcluir
  5. Nossa é tanta possibilidade e tanta tecnologia que o ser humano não vai precisar pensar mesmo, fico pensando nos efeitos contrarios essa comodidade tecnologica.

    ResponderExcluir
  6. Como o Thácio Leite disse

    "Estamos vivendo em uma era onde a imagem é cada vez mais importante, o mundo tem se tornado muito visual e as possibilidades de se trabalhar com o audiovisual tem se expandido para áreas onde antes eram improváveis."

    Isso é verdade e temos que nos adaptar da melhor forma a isso. Hoje a produção audiovisual não possui a penas um destino como acontecia antigamente em que a televisão e o cinema eram os únicos locais em que havia a possibilidade de exibição. principalmente com a internet essa possibilidade aumentou bastante.

    Achei ótimo o comentário mais bem avaliado do video no you tube!

    "Imagine all those fingerprints to clean!!" - peterbhill

    ResponderExcluir
  7. Ao mesmo tempo que essas novas mídias e linguagens nos proporcionam uma gama de possibildades, nos fazem pensar sobre o futuro do cinema e do audiovisual. É fato que por várias vezes assassinaram o cinema antes da hora, com o surgimento da televisão e do dvd já se falava no fim do cinema. O cinema sobreviveu, porém sofreu algumas tranformações, hoje em dia quase não existem cinemas de bairro, porém em todo shopping é possível encontrar salas de cinema. Acho que o cinema vai se adequar às adversidades e nós também teremos que nos adaptar se tivermos mesmo o intuito de viver de cinema e audiovisual.

    Virgínia Moraes disse, o anônimo não disse nada

    ResponderExcluir
  8. Pensando de uma forma mais geral, não em cinema, mas em audiovisual como um todo, será um futuro cheio de oportunidades para as pessoas desse ramo, eu mesma inclusa. Em um mundo onde todos os locais são interativos e fazem uso de audiovisual, teoricamente seremos ricos, porque todos terão trabalho. Porém acredito que essa abundância de possibilidades levaria a uma explosão no número de profissionais voltados para esta área, fazendo com que os trabalhos fossem muito disputados e com uma remuneração mais baixa, tal qual já aos poucos começa a acontecer, como o site com designers do mundo todo, e no qual as empresas colocam uma premissa/um conceito e cada um produz um trabalho para ser escolhido pela empresa.
    Como também já foi mencionado, algumas coisas que vemos no vídeo já existem. Os aparelhos de touch já são uma realidade e já há trabalhos a fim de poder ter uma conversa em vídeo pelo celular. O mundo caminha para algo assim mesmo, principalmente no fato de a personagem Jennifer chegar a qualquer local e aparecer coisas como "Bem-vinda Jennifer", a questão da cada vez menor privacidade. Só fico imaginando que, ok, no vídeo, por ser algo novo e tal, é muito interessante. Mas se realmente passarmos a vida ao lado de TUDO sendo interativo e cheio de cores, acredito que conviveremos com uma poluição visual tremenda, algo como viver em Tóquio hoje em dia.

    ResponderExcluir
  9. Tento não pensar no futuro de maneira idealizada.A maneira que lido com o futuro é não negar o presente. Gosto de entender, ou tentar entender, o que é novo, e penso que a nostalgia nunca vai ser a dinâmica da minha vida. Enquanto eu puder escutar disckman e entender o que é um ipod, não estou preocupado com o futuro. Estou preocupado em compreender que as coisas mudam, e que as mudanças exigem o fim da apatia. Ao menos da minha.

    (Vitor Chiodi)

    ResponderExcluir
  10. Acho que seria um aspecto positivo do ponto de vista profissional, já que o audiovisual tem que se adaptar as novas tecnologias à medida que elas vão surgindo. Com a proliferação de inovações tecnológicas, as produções audiovisuais são capazes de atingir um número cada vez maior de pessoas.
    Mas será que tudo seria tão perfeito como é mostrado no vídeo? Todos sabemos que apesar de serem bastante eficientes, diversos produtos tecnológicos não funcionam sempre como deveriam, muitas vezes nos deixando na mão quando mais precisamos.

    ResponderExcluir
  11. é difícil(impossível) de imaginar minha vida(nossa vida)longe de um mundo assim, onde voce escolhe o que quer e como quer, vejo um futuro brilhante para todos os produtores de mídias.
    vou confessar que chorei(momento emo) sou muito apaixonado por tecnologia, mas penso também que o vídeo tem um certo grau de utopia eletrônica, mas creio que se tudo der certo vai ser bom viver em um momento assim, pois terei(emos) muito trabalho e não ficaremos presos aos grandes produtores para sobreviver.

    ResponderExcluir
  12. Muito legal esse vídeo, por mim já estaria vivendo dessa maneira, com todo esse avanço tecnológico. Sendo assim não teria tantas dúvidas sobre o mercado de trabalho com audiovisual, perceber toda essa evolução digital só nos mostra infinitos caminhos por onde podemos e iremos ocupar.

    ResponderExcluir
  13. O vídeo mostra muitas tecnologias bacanas, mas que para nos brasileiros estão muito distantes.

    Creio que quando esta tecnologias chegarem ao Brasil elas chegarão com preços muito elevados.
    Devido a esses fatores não haverá uma demanda rápida de profissionais especializados na área.

    Para concluir: acho que ainda é muito cedo para se pensar neste assunto, melhor esperar quando estas tecnologias forem realmente implantadas por aqui e houver uma grande aceitação da população...

    ResponderExcluir
  14. Bruno Bentes disse....

    A idealizaçao da facilidade de interação das pessoas com objetos e das pessoas através dos objetos parece sempre muito boa sempre que mostrada em videos desde o inícnio da jornada do cinema.

    Acho que todas as facilidades criadas por essa interação faria nosso trabalho mais fácil, mas penso também que isso pode afastar os laços nos trabalhos de equipe onde apenas se juntam os resultados de todas as áreas sem um contato físico entre os profissionais.

    Cada vez mais conversamos com mais pessoas ao mesmo tempo e resolvemos problemas de dentro de nossas próprias casas. Isso é muito bom, porém eu acredito que a arte precise também, ressalto, também, de um contato humano para aflorar sensações e forçar conclusões tiradas em grupo.

    ResponderExcluir
  15. Me lembrou tanto Minority Report, de Steven Spielberg, que imaginei que Tom Cruise ia aparecer a qualquer momento atirando...(rsrs)
    Brincadeira. Diferente de 1956, quando Philip K. Dick, escreveu o livro e de 2002, quando Spielberg o dirigiu, hoje, a ideia de um mundo transparente e totalmente interativo não parece mais coisa de fícção científica. A tecnologia sempre avança de modo tão rápido que, quando nos damos conta, todo tipo de aparato que possuimos já não passa de objetos obsoletos. Legal mesmo, se aplicassem essa interatividade "touch screen " em programas de edição de video. Já imaginou cortar planos, adcionar trilha e audio, montando um filme com apenas toques na tela. "Premiere pro CS20"

    ResponderExcluir
  16. Esse vídeo é sensacional, é muito legal de assistir, nos faz viajar em muita coisa que provavelmente vai acontecer em breve. Sobre as nossas carreiras acho que as incríveis novas tecnologias só tem a acrescentar, além de facilitar a vida de todos de uma maneira geral, nós em particular do Audiovisual cria mais um monte de opção de trabalho com essas novas mídias.

    ResponderExcluir