quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Delicatessen lança websérie coproduzida com editora

Trailer da websérie Alma e Sangue from Alma e Sangue on Vimeo.


Por Ana Carolina Barbosa - Tela Viva News -Mercado - 13/01/2011 - 18h06


A Delicatessen Filmes estreia na próxima terça-feira, 1º, o primeiro episódio da websérie "Alma e Sangue", desenvolvida em parceria com a Editora Aleph, que publicou os quatro livros da série de vampiros homônima da escritora Nazarethe Fonseca. Segundo Fábio Zavala, produtor executivo da área de conteúdo da Delicatessen, a ideia da editora é desenvolver um projeto transmídia. "Estamos trabalhando no projeto de uma série de televisão. A ideia com a websérie é chamar a atenção para o história e para os livros", diz o produtor. Futuramente, a saga pode ser transformada também em longa-metragem.

Os três episódios, com aproximadamente quatro minutos de duração cada, foram gravados em Cruzeiro, no interior de São Paulo, em outubro de 2010. São parceiros no projeto a produtora de som Jukebox e a Casablanca. A série pode ser vista em www.almaesangue.com.br. O segundo e o terceiro episódios estreiam, respectivamente, em 1º e 15 de fevereiro.

Prezadas e Prezados, dêem sua opinião sobre a nota no que se refere ao encaminhamento da produção audiovisual no Brasil.

14 comentários:

  1. Acho a web série hoje em dia uma grande sacada, visto que nem todos temos a oportunidade de estar produzindo para o cinema e para a TV. Na internet é fácil ver a aundiência, contando o número de visualizações. Se você tiver um bom produto em mãos, é fácil conseguir patrocínio. Além da chance de migrar para a TV, caso agrade alguma emissora e até para apresentar em um edital de cinema, para patrocínio, se você já tem um projeto em vídeo nas mãos. Já sobre o tema, acho que vampiros estão na moda agora e continuarão ainda por um tempo, visto que a série Crepúsculo ainda tem dois filmes pela frente, temos também True Blood na TV, que está fazendo bastante sucesso. Pelo visto essa websérie ainda trará os vampiros mais clássicos, que é o que mais falta, pois vampiros de purpurina de Crepusculo ninguém merece. Enfim, acho uma boa iniciativa, sinto falta de temas variados nas séries e programas brasileiros e tratar de vampiros já é algo diferente, mas poderiam criar também algo mais nacional, com a cultura tão rica e esquecida que temos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, a Delicatessen à primeira vista se arriscou em produzir esta série mediante uma pesquisa de mercado prévia, pois vampiros são uma grande moda adolescente que está em auta. No entanto eu questiono o seguinte: A internet é o veículo que talvez em todos os tempos melhor permite a liberdade criativa dos realizadores, diante disso é realmente louvavel a utilização dela para fazer uma releitura de um tema comum já vigente ao invés de experimentar algo novo?
    Bem só os produtores da série podem responder. Apesar disso a de se considerar que no Brasil não vemos muitas produções do gênero, enfim, no geral eu não me interessei tanto pela serietanto quanto a minha prima de 13 anos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia fazer uma webserie é seguir uma tendência mundial. O Brasil está entrando nessa onda. Trata-se de um outro espaço, um
    outro formato para produção e divulgação de trabalhos audiovisuais. Isso é algo benéfico pois é mais acessível as pessoas, que cada vez mais utilizam a Internet.
    Quanto ao tema em questão, realmente vampiros é total modinha, como dito pelo Thácio e Thiago, por isso a escolha desse tema para a webserie.
    É importante termos produções sobre os mais variados temas, mesmo que vampiros seja um tema mais manjado, clichê, é interessante ver se uma produção brasileira consegue fazer um produto bom com este tema, lembrando que estamos em um mundo globalizado cheio de influências externas e que nem tudo feito no país precisa ter um "tema nacional", porque se não voltaremos a ter produtos audiovisuais que só mostram samba, favela e miséria no nordeste.

    ResponderExcluir
  4. Virgínia Disse

    A websérie Alma e Sangue tenta suprir a demanda dos adolescentes que são fãs de filmes de vampiros norte-americanos.
    O projeto é focado nesse público alvo que não encontra filmes nacionais com o tema vampiros.
    A transmídia possibilita o uso de vários espaços, com formatos diferentes que giram em torno de um tema comum.


    Seu blog cismou que eu sou anônimo, só me deixou postar assim


    Virgínia disse, o anônimo não disse nada

    ResponderExcluir
  5. Bem, esta ação só vem provar mais uma vez que o Brasil esta muito bem obrigado em relação ao audiovisual, é muito satisfatório saber que não perdemos temo em aproveitar as novas forma de veiculação do material aqui produzido. Ja dei uma viajada pelo site e ve mais um pouco da serie e posso dizer que esta de excelente qualidade.

    ResponderExcluir
  6. No caso da websérie da notícia, os realizadores procuram chamar a atenção para um produto que querem futuramente exibir na televisão e/ou no cinema. Mas já é possível realizar um projeto sustentável, de retorno financeiro, exclusivamente com exibição pela internet?

    ResponderExcluir
  7. Acho que os videos são realmente os mais procurados pela falta de incentivo à leituraa. E como vídeos podem conter absolutamente tudo que poderia ser lido. Pode ser um reflexo da falta de incentivo, somada à facilidade de se ouvir um texto vendo imagens em movimento, ao inves apenas de se ler o conteudo.

    Ass: Bruno Bentes

    ResponderExcluir
  8. A idéa de fazer a publicidade da história através de uma série exibida online, facilita a veiculação da idéa (e da produção) pelo fato de hoje em dia praticamente todas as pessoas tem acesso a um computador e em grande parte do seu tempo procuram assisstir algo pra seu entreterimento sem gastar com isso.
    É uma iniciativa valida. Porém não sei o que dizer sobre o quão válidoseria o retorno que isso traria de fato.

    Ass: Bruno Bentes

    ResponderExcluir
  9. O projeto é interessante, uma vez que procura novas alternativas de exibição que foge do clássico TV e Cinema. Com a internet e, principalmente, com os sites de hospedagem de video pode-se investir em grandes produções que não terão gasto nenhum para serem exibidas e mesmo assim atingirá um publico que poderá ser muito maior do que se essa produção fosse exibida em uma sala comercial ou em festivais de cinema e audiovisual.

    ResponderExcluir
  10. a pergunta do Nielsen é pertinente. Até que ponto uma transmissão exclusivamente online é viável financeiramente?

    Porque se considerarmos sucessos audiovisuais da internet, teremos quase sempre videos amadores que se tornam fenômenos pop. E quando temos profissionais, ou são sem custo praticamente, como o canal de Felipe Neto no youtube, ou visam apenas a divulgação para lucrar em outros lugares, como videoclipes lançados no youtube.

    (Vitor Chiodi)

    ResponderExcluir
  11. Em meio a tantas dificuldades, os produtores de vídeo estão tentando sobreviver e mostrar a própria arte de qualquer maneira.
    Gosto muito da idéia da webserie, forma rápida de levar informação e entretenimento para um grande número de pessoas. Mas não sei se é um novo meio de comunicação sendo explorado ou simplesmente é a única forma de se conseguir exibir um trabalho?

    ResponderExcluir
  12. A Delicatessen filmes teve uma boa saída com a criação de uma websérie, já que é tão difícil exibir um série pra tv ou um longa, devido ao monopólio das grandes empresas.

    Ao produzir uma websérie pelo menos você terá certeza de que seu produto será exibido em algum lugar.

    ResponderExcluir
  13. A internet é o veículo de comunicação que mais cresce no mundo, a milhões de portas ainda a serem exploradas, a cada dia uma nova ferramenta é descoberta, sendo assim a Delicatessen filmes achou um maneira de explorar esse veículo de grande massa e exibir seus trabalhos, mesmo pra mim não sendo uma grande novidade, acho a idéia de uma websérie extraordinária, mesmo não gostando do tema explorada pela produtora, por ser clichê,sem conteúdo e uma modinha que pra mim é passageira, a idéía pode abrir a oportunidade de novas produções e para o cenário Audiovisual só tem a acrescentar.

    ResponderExcluir
  14. Concordo com o Marcão ao dizer que o Brasil vai muito bem em relação ao audiovisual, que vai de séries produzidas pela HBO, como a ótima "Mandrake", até esta websérie, que, pelo pouco que vi, também não deixa nada a desejar.

    ResponderExcluir