sexta-feira, 18 de março de 2011

Uma experiência interativa de 360o

Prezadas e Prezados,

Acesse ao site da
Imervista. A brincadeira é deixar o video rolar e você interferir na direção da visão.

Vi essa tecnologia no Rio Content Market e é possível que vocês até já conhecem pela cobertura dos mapa reais da Google: é uma junção de um hardware (dezenas de câmeras em torno de uma esfera que pega cerca 90% do campo de 360o.) e um software que junta as imagens.


Não parece algo que vá demorar a se popularizar.


Na opinião de vocês, como seria trabalhar com essa ferramenta?

17 comentários:

  1. Imagino trabalhar com essa ferramenta em produções audiovisuais em que possibilitaria uma enorme interação por parte do espectador. Já existem DVDs, na grande maioria de shows, em que é possível escolher o ângulo em que se deseja assistir. Com uma ferramenta como essa apresentada a impressão de realidade torna-se extrema.

    ResponderExcluir
  2. A tendência das novas tecnologias é aumentar cada vez mais a interatividade do espectador com o meio audiovisual. Trabalhar com essa ferramenta deve ser gratificante, já que o espectador fica muito mais imerso e se sente dentro da realidade audiovisual, como se fosse também um personagem.
    É como uma mistura de cinema/tv com videogame, o espectador assiste, mas também participa do que vê, deixa de assistir passivamente e se torna um espectador ativo.

    Virgínia Moraes disse, o anônimo não disse absolutamente nada

    ResponderExcluir
  3. Bem, trabalhar com essa ferramenta pode ser até possí dentro de um roteiro com uma narrativa que permita uma maior interatividade com o espectador, mas isso teria que ser muito bem planejado, do contrário o artifício, não passaria de um supéfluo pirotécnico.
    Gosto de inovações, mas sinceramente não sei a popularidade desse artifício será tão certa assim. Prefiro ver o que vai acontecer!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dessas inovações e acredito q com muito trabalho daqui um tempo veremos isso ser usado em alguma produção audiovisual. A tecnologia tende a melhorar sempre assim como o cinema q adoro mexer com essa inovações tecnologicas. Sei q parece um sonho distante mas sempre acredito q cinema e inovações tecnologicas andam sempre juntas ainda mais nesse nosso século.

    ResponderExcluir
  5. Trabalhar com essa ferramenta pra mim é aproximar-se do sucesso. Cada vez mais, graças as tecnologias, os espectadores estão mais antenados, juntos, ativos, participativos de todos os processos, acredito que quanto mais a tecnologia consegue aumentar essa aproximação espectador x mídia, mais ibope teremos. Melhor pra nozes! :) O espectador acaba se sentindo em casa neste contexto tecnológico, a imersão dele nesta tecnologia audiovisual acaba se tornando prazerosa, gratificante.. refletindo diretamente nos que trabalham/trabalharam para alcançar tal técnica.

    ResponderExcluir
  6. 100%de interação, ficaria eu "loco" tal qual uma criança com um brinquedo novo, poder deixar o espectador virar um diretor momentâneo, fazendo daquilo que ve exclusivo seu, vamos viver pra esperar esta ferramenta chegar ate nos.

    ResponderExcluir
  7. Estamos diante de uma evolução de uma tecnologia muito interessante que já está disponível a um tempo, antes ela so estava disponível para a fotografia,ou seja imagens sem movimento, agora estamos falando de imagens em movimento.

    Trabalhar com esta tecnologia sera um desafio, deveremos nos adaptar a ela. A noção das 4 linhas do cinema deixa de existir, então a forma de editar mudaria. Os cortes causam um certo estranhamento, enquanto voce está interagindo com a imagem os cortes ocorrem, causando esse estranhamento. Por isso creio que esta tecnologia funciona melhor em planos sequência do que em videos editados.

    Na minha opinião (a de um cara que uza oculos) creio q este é o futuro do audiovisual e não o 3-D.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, me impressionei ao ver isso.

    Não conhecia essa nova tecnologia e já acho algo tão comum como todas essas idéias 3D, IMAX... No cinema acho que uma ferramenta como essa serviria para incrementar ainda mais as ferramentas que vêm se aprimorando com o tempo. Não sei se uma produção no qual você pudesse inteferir ou se comunicar com o vídeo - até porque perderia a essência do cinema - mas quanto as tecnologias de filmagem é uma boa pedida. (Com certeza já deve estar sendo feito em algum lugar... rsrs)

    Isso me lembra um pouco a questão da TV Digital aonde seria possível uma comunicação entre receptor e base... Trabalhar com uma ferramenta tecnólogica dessas e tabmém com a possibilidade de "ver o que eu quero" seria uma experiência fantástica aos espectadores e produtores e acho que estamos engatinhando para isso já.

    ResponderExcluir
  9. Realmente é uma nova tecnologia impressionante, tinha vista um vídeo gravado dessa forma no terremoto que aconteceu alguns meses atrás, mostrando como estava a cidade após os tremores. Fiquei tão impressionado que mal vi os efeitos do terremoto, mas sim fiquei girando a câmera para todos os lados. Acho que essa tecnologia ainda é muito pesada, visto que mesmo nas melhores internets, ela ainda demora um pouco para carregar, devido a quantidade de arquivos para serem carregados, afinal, é uma imagem que pode ser vista de qualquer forma. Já as possibilidades de trabalho são diversas, imaginar o cinema com essa tecnologia é um pouco difícil, muitos diretores podem ficar um pouco nervosos com isso, já que é o espectador quem escolherá o seu plano. A direção de arte é que terá muito trabalho com essa tecnologia, pois os cenários teriam que ser completamente pensados. Porém isso poderia gerar filmes incriveis, onde o público realmente pudesse controlar o olhar dentor da imagem. Os video games já realizam isso, dentro de cenários virtuais, mas dentro de cenários reais, pode trazer uma nova experiência. Ainda é algo a se pensar, mas por exemplo, reportagens jornalisticas, como essa imagem que vi do terremoto, pode ser realmente muito interessante, ver o mundo pelo angulo que você deseja.

    ResponderExcluir
  10. Bruno Bentes disse...

    Como toda nova tecnologia parece mais complicado de usar do que realmente é. Acho muito interessante, e os aficcionados em interação vão se deleitar.
    Trabalhar com essa tecnologia pode ser algo muito vantajoso para se criar algo mais interessante a quem a compra.
    Mas como tudo que é novo precisa de aperfeiçoamento, vamos esperar o desenvolvimento otimo chegar ás nossas mãos como ferramenta.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muito legal, também não conhecia essa técnologia. É impressionante acompanhar a evolução da tácnologia, tornando tudo, desde programas de tv(como o MTV na Rua), jogos(Nintendo Wii), até videos, como este, mais interativo. Não me impressionaria nada se daqui há alguns anos, até embalagens de produtos de consumo se tornassem interativos. Já imaginou poder interagir com a velhinha da embalagem da aveia Quaker?!
    Já às vantagens deste video são inúmeras para aqueles que atuam, ou pretendem atuar no ramo do audiovisual, já que o video nos permite o controle de um espaço limitado, mas suficiente para o treino de planos e até movimentos de câmera.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que a grande aposta do mercado no momento para atrair grandes públicos é a interatividade, analisando essa nova tecnologia mostrada no site da Imervista da pra se ter a idéia de como isso esta crescendo. Para as pessoas que utilizam ou utilizarão essa nova ferramenta as vantagens são inúmeras, poder controlar que ângulo da câmera queremos ver na apresentação no vídeo nos da a idéia de controle, de fazer parte daquilo e uma grande sensação de realidade.
    Para nós que trabalhamos com Audiovisual é uma ferramenta que pode dar um pouco de trabalho, mais as vantagens são muito grandes, é uma inovação interativa que pode ser uma importante ferramenta de trabalho, além de ser muito bacana. Ver o cenário da maneira que você quer pode ser muito legal, tanto pra quem faz ou pra quem assisti.

    ResponderExcluir
  13. Interatividade cansa. O espectador de cinema já participa da obra quando a vê! A possibilidade de se escolher os ângulos de visão é interessante, mas receio que para um longa-metragem de narrativa clássica esse tipo de recurso faria apenas com que o espectador perdesse detalhes e complexidades da obra, e o diretor de cinema passaria a ser um diretor de filmagens em set, já que seu poder de dirigir a atenção do espectador seria terrivelmente comprometido.
    Acho muito interessante, no entanto, a propaganda do Doritos em 360 graus. Nela a maior parte da ação ocorre em corredores, onde é possível para o espectador criar seus próprios planos e contra-planos enquanto escolhe quais personagens se mantêm em off. Na minha opinião nem mesmo essa qualidade desculpa a chance de se perder a ação mirando em uma das paredes dos corredores. E convenhamos, é uma propaganda de chips.
    A melhor aplicação do recurso que vi até hoje foi a cobertura da situação no Haiti após o último grande terremoto. Nesse caso tudo o que o espectador procura é o acesso a todos os ângulos da paisagem, para poder entender de fato o estado em que as coisas se encontram.

    ResponderExcluir
  14. Acho que trabalhar com essa ferramenta poderia ser um pouco complicado, já que a tecnologia consiste em um aparelho que combina várias câmeras filmando em todas as direções ao mesmo tempo. Para a publicidade, ela seria muito útil, possibilitando que as marcas tragam seus produtos para mais perto do consumidor. Do ponto de vista de espectador, essa interação com a cena é fantástica, pois dá a sensação de estar realmente vivendo aquilo.

    ResponderExcluir
  15. Como tudo isso também tem dois lados, é maravilhoso mais uma ferramenta para interagir de maneira exagerada com espectador, mas não sei se simplesmente o intuito é fazer arte, ou ficar brincando com tecnologias.

    ResponderExcluir
  16. Trabalhar com essa ferramenta seria bem interessante. O mercado procura mais inovações a cada dia, tendo como objetivo seduzir o espectador com novas tecnologias. A interatividade faz com que o público se sinta cada vez mais envolvido com aquilo que está vendo.

    ResponderExcluir
  17. Acho que a tecnologia apresenta um futuro interessante para uso de audiovisual, ao abrir uma perspectiva de interatividade interessante. Contudo, do jeito que ainda é hoje, após o primeiro video que desperta o interesse um próximo seria tedioso na minha opinião. Há de ser mais dinâmico pra ser popular.

    ResponderExcluir