quinta-feira, 24 de março de 2011

Super Bowl: transmissão nas mãos de cineastas


Prezados, uma brincadeira que bombou na internet foi um video com as possíveis versões de cineastas famosos, caso fossem eles os responsáveis pela transmissão do Super Bowl - a final do campeonato de futebol americano e a maior produção televisiva do planeta, tanto pela audiência alcançada, quando pela grana arrecadada: U$ 3.500.000,00 para cada 30" no intervalo. Dêem uma olhada e sua opinião.

16 comentários:

  1. Tornaria, este e qualquer outra transmissao espoertiva em um verdadeiro filme, gostei de tarantino( não sei por que) e de godard ficou bem novelle vague(vouge. Resumindo gostei do trabalho feito e da visao de como seria de alguns diretores, creio que passaria a asistir transmissoes esportivas se elas assim fossem feitas.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa seria levar isso mesmo para a TV... haha...

    Tudo bem característico, analítico, pessoal, com marcas expressivas e únicas de cada diretor... Não sei se poderia ver dessa forma, mas a produção além de fazer a tal "brincadeira" quis criticar e apontar características que o cinema possui e a TV não, talvez pelo fato de na TV não haver espaço pra isso - pois o intuito é vender.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem divertido, mesmo não gostando muito de esportes. A Versão David Lynch foi a que mais me agradou. É interessante pensar sobre a audiência, que mesmo com toda a produção americana de séries, filmes, programas em geral, o esporte é o mais visto e mais caro do país. Assiste alguns comerciais feitos para o intervalo do Super Bowl e fiquei impressionado com a qualidade (o mini Darth Vader é um dos melhores), outros são mega produções. Sobre o vídeo, é interessante pensar ainda que cada diretor tem sua forma e seu olhar, que o mesmo evento pode se tornar uma obra diferente na mão de cada um, que mostram os detalhes que lhes são mais interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Tudo não passa de uma grande piada. Acho meio difícil passar transmissões desse gênero na televisão pois público de esportes nem sempre está acostumado com a estética de diretores de cinema. O interessante é que esse nova roupagem atrairia novos espectadores pra o Super Bowl.

    ResponderExcluir
  5. Acho esse tipo de intervenção, extremamente válida e bem humorada. Sempre que a imaginação toma conta de algo que poderia ser uma verdade, é interessante. O fato de se basear estéticas de diretores com caracteristicas fortes em algo que tem outras características, nos faz imaginas uma nova roupagem.
    É claro que no superbowl, um esporte transmitido ao vivo, não cabe-se esse uso de estéticas do cinema. A televisão nesse caso necessita ser apenas um meio de transmissão do acontecimento. E não o acontecimento contado por um cineasta somado de sua visão artistica do mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da parte do Tarantino e do Godard. Enquanto um utiliza de cortes rapidos(que alternam entre jogadas violêntas, cenas de "anime", alinhado à uma trilha sonora "épiletica") no intuito preparar os fãs para um evento emocionante e explosivo; o outro útiliza de belas imagens de arquivo, mesclado à uma narrativa clássica, trazendo, assim, um clima nostálgico ao coração dos fãns do footeball americano. visando cuidar de preparar os fãs de futbol para um evento emocionante e explosivo. Inferior, para mim, está o do David Lynch, que com sua narrativa "nonsense" e suas estranhas imagens de trás para frente causariam desconforto nos amantes do evento.

    ResponderExcluir
  7. Acho que no caso do Lynch o estranhamento é mesmo o objetivo, mas a paródia peca por escancarar algumas das técnicas utilizadas pelo diretor sem que haja um entendimento mais profundo sobre elas. Normalmente o Lynch associa imagens não lineares a trilhas sonoras "ortodoxas", ou uma cinematografia mais parada a sons desconexos. Já o autor do vídeo, talvez até mesmo pela natureza do jogo, deixou com que tudo se mexesse, voltasse, tremesse e fundisse enquanto os sons dão um tom que já é presente nas imagens. Pra mim isso mais parece um clipe do Mark Romanek.
    A paródia do Tarantino é na verdade uma paródia do Kill Bill. Títulos, violência e desenho são marca característica do cinema japonês (o qual o Tarantino mesmo parodia.
    Gostei mesmo do Wes Anderson. Mas o legal do vídeo é que percerbe-se que esse tipo de transmissão não pode mesmo dar a seu diretor uma liberdade artística e criativa exagerada, pois sua finalidade é mesmo a de cobertura.

    ResponderExcluir
  8. Produção fina. Cada diretor com seu selo marcado.Acho que se as transmissões esportivas fossem dessa maneira, o público abraçaria mais a causa. Bem divertido!
    Mas pensando bem...há sempre os dois lados....
    Na verdade o espectador sempre fica dividido.
    Aqueles que gostam de ir direto pro PONTO, que é o jogo. E aqueles que curtiriam essa edição divertida. Eu fico com a segunda opção.

    ResponderExcluir
  9. Achei muito legal o video,muito criativo e bem bolado, mas não acho que seria bom ver um jogo do super bowl assim. Um fanático por esportes não gostaria de ver o seu esporte predileto exibido desse jeito.Mas pra mim que não gosto muito de esporte, ver um jogo assim ia ser bem legal.

    ResponderExcluir
  10. Encontrei uma maneira de fazer o esporte um pouco mais interessante, não sou fã e isso é fato, mas conseguiria assistir um jogo inteiro se fosse dirigido por cineastas, sem dúvida esse vídeo prendeu muito mais minha atenção que qualquer jogo transmitido. Adorei a brincadeira.

    ResponderExcluir
  11. Eu particularmente gostei muito, chega nos passar uma certa emoção. Mas a agilidade e rapidez já é uma característica do próprio esporte, logo a estética tornaria a exibição um pouco massante para aqueles que já estão acostumados com a estética televisiva.

    ResponderExcluir
  12. Achei ótimo. É um vídeo para entreter e não deve ser levado tão a sério. A parte do Wes Anderson, pra mim, foi a que mais se pareceu com o estilo do diretor, ainda mais com a trilha sonora. Seria interessante assistir versões de outros diretores.

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o vídeo. É uma forma de inovar os vídeos esportivos, dar um toque de arte a mais.
    É muito bacana ver um tema ser tratado com óticas diferentes, principalmente quando se trata do ponto de vista de diretores renomados. Muito bem feito,é possível perceber as características estéticas de cada diretor ao longo do vídeo, mexe com o imaginário do espectador.

    Virgínia disse, o anônimo não disse nada

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante..

    É impressionante como as "marcas registradas" de alguns grandes diretores de Cinema são reconhecidas facilmente, logo nos primeiros segundos assistindo o vídeo já identificamos de cara o Tarantino, mesmo se esse nâo tivesse seu nome mencionado. É muito bem sacado e consegue extrair muita coisa dos diretores citados. Enfim achei muito bacana.

    ResponderExcluir
  15. Realmente ficou interessante esse video, e ele nos propõe a reflexão de que será que podemos colocar o cinema e arte na produção televisiva?

    ResponderExcluir
  16. hahaha eu ri no do david lynch e no do godard...é na verdade um estereótipo dos diretores, mas a idéia é essa mesmo, representá-los comicamente.

    Paulo Peixoto

    ResponderExcluir