terça-feira, 7 de junho de 2011

Sete Lagoas é cenário de novela on-line


Por Luciana Romagnolli -Publicado no
Jornal OTEMPO em 05/06/2011


Os habitantes de Sete Lagoas, a 70 quilômetros de Belo Horizonte, hão de se reconhecer na pequena tela on-line da TV Capucci, que, desde o dia 2 de maio, exibe a novela "Sete Vidas", produzida e filmada na cidade. Um novo capítulo vai ao ar a cada dia, e os anteriores ficam disponíveis para o internauta no arquivo do canal on-line.

Escrita e dirigida por Elídio Capucci Júnior (roteirista do longa-metragem "Segredos do Porão", de 2008), a trama se deixa contaminar pela vida real. "Nosso desejo é mostrar para o sete-lagoano a própria cidade dele e fazer uma caricatura de certas coisas que acontecem aqui. É lógico que é ficção, mas buscando a cidade para que se possa rir dos próprios problemas e enxergá-los", diz o criador.

A história principal acompanha o romance de João Vitor (o ator Rafael Teixeira) com a rica Sílvia (Talita Cordeiro), afetado pelo racismo da mãe dela.

Mas o convívio dos personagens na universidade abre espaço para que se aborde também temas sociais, a homossexualidade e as drogas. No capítulo 23, por exemplo, a melhor cena é uma discussão em torno da prática politiqueira do lobby.

Os 20 atores e os artistas presentes na trilha sonora (a música de abertura é por conta de Josi Lopes) são todos da cidade.

"As pessoas estão acostumadas a produções do Rio e São Paulo. Mas por que não uma novela que se passa na nossa cidade? Por que não contar nossa própria história?", questiona Capucci Júnior. "Sete Vidas" conta tais histórias em www.tvcapucci.com. E só acaba no 60º capítulo.

Prezadas e Prezados, o que têm a comentar desta nota? Preocupem-se menos com o conteúdo em si e reflitam mais na iniciativa, ok?


15 comentários:

  1. Muito interessante essa iniciativa!!!

    1º Por ser um produção independente

    2º Por estar usando a internet como meio de divulgação

    3º Por estar trazendo trabalho aos moradores de Sete Lagoas

    4º Por estar mostrando que é possível produzir uma fora do eixo Rio - São Paulo

    5º Pela trama se deixar contaminar por coisas do cotidiano dos sete-lagoanos

    6º Por todos os 20 atores e todos os artistas presentes na trilha sonora serem naturais de Sete Lagoas.



    E para finalizar me aproprio das duas questões colocadas pelo diretor e roteirista da série Capucci Júnior.

    "Mas por que não uma novela que se passa na nossa cidade?"

    "Por que não contar nossa própria história?"

    ResponderExcluir
  2. poderia dizer sem comentarios mas ai nao valeria.
    bem muito importante e interessante, pois fala a nossa lingua (o mineires) que nao e la muito facil de se falar,vi uns dois episodios e é bem mais proximo da minha realidade ( e não é por que sou negro e namoro uma menina branca e bonada, kkkkk) não não é por que tem haver comigo com a forma mineria de ser e de se mostrar ao mundo, gostei da ideia e parecio muito a iniviativa e acredito que isto em muito pode nos impulsionar a fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Uma ótima iniciativa, com a popularização dos equipamentos, fica muito mais barato realizar produções independentes e mostrar a realidade local. As pessoas normalmente não se preocupam apenas com qualidade no audiovisual, o público busca identificação com o produto e esse é um estilo de programa que tem o apoio da população. Com a saturação de produções que temos atualmente, o público começa a buscar, cada vez mais, assistir aquilo que fale dele mesmo, do local em que ele vive e conhece. Acho que todos os lugares deveriam copiar a idéia e começar a produzir, mesmo que pela internet, produções locais.

    ResponderExcluir
  4. Não conheço os detalhes da produção, mas o meio audiovisual tem se democratizado nos últimos anos. As câmeras HDSLR nos dão a possibilidade da estética do cinema por um custo muito baixo, e com isso as produçoes independentes se impulsionaram muito.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nunca assisto novelas e que é algo que não me seduz. Mas a iniciativa é muito boa, tenta quebrar o monopólio novelístico das emissoras e criar algo independente e regional. A novela proporciona uma identificação não só dos moradores de Sete Lagoas, mas de muitos mineiros que se veem representados através da sua cultura e linguagem. Acho importante e incentivo essa iniciativa, ajuda a preservar a identidade e a cultura regional, cada vez mais massacrada pela globalização e pela massificação.


    Virgínia Moraes disse, o anônimo como sempre não disse nada

    ResponderExcluir
  6. Voce foi pago para postar isso??? Porque a jornalista Luciana com certeza e o jornal O tempo tbm!!! Perdao mas impossivel nao falar do conteudo e focar na iniciativa!!! Logico que fui checar a producao para poder ate, se possivel, buscar uma referencia, infelizmente a unica coisa que senti foi vergonha... Com aquele tanto de propaganda e merchan, eu esperava algo mais digno de tanto investimento (que Deus os mantenha a Capucci). E deixo aqui o que realmente acredito ser uma iniciativa...

    http://www.youtube.com/watch?v=lTdl1Z8vieU

    http://www.vimeo.com/gabinetefantastico/videos

    http://www.youtube.com/brutalproducoes

    Paulo Peixoto RA 0610441

    ResponderExcluir
  7. Gostei da iniciativa. Acho muito importante realizar produções regionais, já que isso desperta o interesse do espectador, que vai preferir assistir um programa realizado em sua cidade do que aquele produzido em Rio-São Paulo, como acontece com a maioria da programação.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ser fã de novelas, achei ótima a iniciativa. É muito bom, pra variar, assistir uma novela feita em Minas Gerais e não Rio-São Paulo que é o que estamos acostumados. E melhor ainda é escutar o sotaque mineiro e até se identificar com a história.Assistir os capítulos e comentar é uma maneira de apoiar a iniciativa e dessa maneira dar um feedback para os produtores da série. Parabéns pra TV Capucci e que continuem produzindo.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite Pessoal, Eu sou o Capucci Junior e eu sinceramente fiquei sem palavras diante dos comentários de vocês...
    Isso realmente nos impulsiona para nos esforçarmos a conseguir ir além... Estou a disposição de vocês para o que precisarem e estiver ao meu alcance em se tratando de debates ou exposição de idéias!
    Muito obrigado a todos vocês, é muito emocionante ver um trabalho nascer pequenino e chegar além de nosas fronteiras como um conteúdo de importância didática!
    Valeu mesmo!!

    ResponderExcluir
  10. Eu como estudante de ciências sociais não pude deixar de relacionar esse esforço em "falar da própria cidade" com a etnografia contemporânea,em especial aquela que permite ao antropólogo etnografar um grupo ao qual se identifica. Essa iniciativa mostra a força que audiovisual pode ter como palco de discussão para o identitário, o familiar e o exótico numa relação em rede, sem precedentes ontológicos.


    Vitor Chiodi

    ResponderExcluir
  11. Super legal a iniciativa, principalmente por se tratar de produção independente, que como sabemos não é nada fácil e nem barato.
    Esse trabalho lembra muito o meu grupo, pois até então usamos a cidade como cenário nos nossos trabalhos.

    ResponderExcluir
  12. Acho super interessante essa iniciativa. Precisamos muito de pessoas assim, com garra e coragem nas produções independentes. Afinal de contas, não é só SP e RJ que possuem uma produção bacana. O foda é a grana, que privilegia SP e RJ. O legal é saber que provavelmente Sete Lagoas vai ficar antenada nessa novela já que é bem regional mesmo, os atores são da cidade, etc. Parabéns para Cappuci e que esse projeto vá além e alcance o sucesso que merece.

    ResponderExcluir
  13. Mega bacana..
    eu achei a iniciativa incrível e muito criativa, pegar historias cotidianas de uma cidade pequena em que o publico alvo é a propria cidade não tem como não atrair as pessoas, além de ser uma coisa inovadora; novela para internet.
    Acho que essa ideia aproxima bastante o público do produto audiovisual, faça com que eles se reconheçam nessas situações cotidianos expostas na novela.

    ResponderExcluir
  14. Achei interessante a iniciativa de produzir algo em esfera local, mas achei mais bacana a veiculação do material online, ao invés de recorrer à TV, aonde, provavelmente, nem seria exibida.
    Acho que uma das formas de valorizar a produção local é colocá-la no ar no meio online, para que possa ser acessada fora do ambiente para a qual foi projetada e, assim, dar maior projeção a um trabalho local, o que pode fazer com que aquele lugar ganhe destaque no cenário nacional e consiga, com esforço, quebrar o eixo rio-são paulo.
    O problema, nesse caso, é a qualidade... quando que isso vai ganhar destaque nacional?

    ResponderExcluir
  15. Bem interessante, deixando de lado a qualidade do produto, gosto da idéia de aproximar a realidade dos setelagoanos e deixar com que ela corra pelo mundo online. Sem contar que a economia é gigantesca e aumenta a possibilidade de pessoas exercerem a própria profissão sem grandes empresas.

    ResponderExcluir