quarta-feira, 8 de junho de 2011

Truetech lança plataforma de VOD para videolocadoras

Da redação - Tela Viva News - 7 de junho de 2011, 17h05

A Truetech lançou em parceria com a Informatt, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para videolocadoras, uma solução para que os empresários do setor possam oferecer vídeo on-demand. Trata-se do PodiumWeb, um sistema no qual as locadoras podem criar ou integrar seu website já existente para locação e venda de filmes e shows musicais, por streaming ou download. A plataforma permite que clientes das locadoras tenham acesso a consultas e locações, além da compra online de filmes e aquisições de produtos e serviços de todos os tipos via e-commerce. O sistema pode ser acessado em desktops, tablets, smartphones e outros dispositivos, a qualquer hora e em qualquer lugar. As videolocadoras poderão trabalhar com planos de assinatura e promocionais, explorar seus sites com layouts personalizados, fazer vários tipos de promoções e campanhas de locação além de contar com relatórios gerenciais completos.

Prezadas e Prezados, comentem essa nota e os impactos na produção audiovisual.

14 comentários:

  1. por mais que o mundo esteja um caos, e que nos EUA o cinema 3d venha perdendo força e que o proprio cinema 2d venha apresentando um fraco desempenho, esta nova forma de e-commerce, vem como umas das formas salvadoras do audio visual, o que muito nos anima em relação aofuturo da profissao, pensando em grandes produções ou produçoes para a massa como um todo. Pena artistas do cinema, questionadores da sociedade na qual vivem ainda tenha que sobreviver com editais e com parcos espaços de exibição de seus produtos

    ResponderExcluir
  2. A compra de filmes pela internet é um negócio muito rentável e interessante, se bem explorado. A internet tem a possibilidade de disponibilizar os arquivos por preços baixos, pois não tem custos de envio, capa, dvds, etc. Os downloads de filmes são muito comuns, porém muitas vezes, a qualidade da imagem, do som, etc, não consegue ser tão boa quanto o original. Ter a possibilidade de comprar ou alugar o filme por bons preços, é uma garantia de qualidade e segurança no download. As produtoras tem grande possibilidade de explorar esse mercado, cada vez mais presente no mundo. O cinema ainda é um grande espetáculo e não acredito que acabe, mas as facilidade de ter um filme disponível em sua casa são melhores ainda.

    ResponderExcluir
  3. Para mim não faz nenhum sentido a crianção desse tipo de site aqui no Brasil. A maioria dos brasileiros já estão acostumados a entra em sites de download para procurar filmes e baixa-los de graça. Eu mesmo sou um desses brasileiros.

    Sites desses de compra/aluguel de filme online, creio eu que só funcionam com filmes do meio comercial. Filmes do meio alternativo não entram na lista desses sites, então para acha-los teremos que ainda recorrer a sites de downloads. Também há os filmes encontrados em fita VHS, beta e outros formatos antigos, filmes que são disponibilizados para download "gratuito" na internet por amantes e estudiosos da 7ª arte.

    Outra coisa que as empresas que utilizam essa tecnologia tem que se preocupar é com o preço de venda/aluguel desses filmes disponibilizados por eles.

    Mas há aqueles que são contra esses downloads "gratuitos". Esses sim seriam bons clientes para essas empresas.

    Os brasileiros tem que mudar muito sua mentalidade para deixar de fazer estes downloads "gratuitos".

    ResponderExcluir
  4. Mas nem todo mundo tem o costume de baixar filmes gratuitos pela internet. Muita gente tem medo de baixar arquivos de procedencias desconhecidas para seus computadores, e muita gente não criou o hábito mesmo. O aluguel e a venda de filmes pela internet supre essa enorme lacuna com um negócio perfeitamente legal e de fácil utilização. O preço é que não pode ser muito salgado.

    ResponderExcluir
  5. É uma tentativa desesperada de salvar as videolocadoras. A internet fez com que cada dia as videolocadoras perdessem mais espaço no mercado do audiovisual. É como dizem:" Se você não pode vencer o inimigo, junte-se a ele." É uma tentativa e toda tentativa é válida, mas não a vejo com muito otimismo. Atualmente é possível encontrar qualquer tipo de filme na internet, disponíveis gratuitamente para download. Mas tentando enxergar algum lado vantajoso nisso, os filmes disponibilizados pelas videolocadoras certamente terão uma qualidade melhor, tanto sonora quanto imagética do que os baixados "clandestinamente". Além do mais, garante segurança ao cliente que não precisa se preocupar com vírus.

    Virgínia Moraes disse, o anônimo não disse nada

    ResponderExcluir
  6. É um recurso bacana para os clientes das locadoras. Sem dúvida agiliza o atendimento e a demanda, ainda mais hoje em dia onde todos querem praticidade e tempo. Tambem sendo uma comodidade para aqueles que preferem um lazer em casa, sem ter que enfrentar filas e etc. Para o cinema em si pode gerar uma certa concorrencia lucrativa. Perdem parte da bilheteria, mas nao chega a ser uma ameaca. O charme de ir ao cinema é ainda imbatível.

    Paulo Peixoto RA 0610441

    ResponderExcluir
  7. Eu acho essa solução interessante pois mesmo que a grande maioria das pessoas baixem seus filmes de graça na internet, existem ainda muitas pessoas que preferem agir digamos corretamente, não gostam ou não querem correr o risco de baixar algum tipo de vírus no seu computador. Essa idéia é bastante interessante também pois a maioria das pessoas acham um saco ficar horas na locadora escolhendo seus filmes, que na maioria das veses nei estão devidamente organizados e disponíveis, sendo assim o cliente usando sua plataforma de preferência acessa ao site e consulta com mais facilidade oque a ele interessa, além de conseguir informações mais completas e boas promoções.

    ResponderExcluir
  8. Eu acho uma ideia válida. Como já foi dito, nem todo mundo faz download pela internet. É muito prático poder consultar o acervo da locadora pela internet, como acontece com a Blockbuster, que ainda entrega os filmes em casa e possibilita que o cliente fique com eles por quanto tempo desejar. Não acredito que essa iniciativa possa ser uma ameaça ao cinema, que conta com som e imagem superiores, por exemplo, e que acaba atraindo espectadores da mesma forma.

    ResponderExcluir
  9. A ideia a principio parece boa, mas não sei se na prática vai funcionar. A maioria das pessoas baixa filmes pela internet de graça. É claro que pode ser uma solução para aqueles que não gostam de baixar(como eu), tanto por medo de vírus ou pela baixa qualidade que geralmente esses arquivos vem. Quanto ao cinema, não acho que essa nova tecnologia representa uma ameaça. O cinema é forte d+, e o publico que usaria esse tipo de serviço, acho eu, não é muito grande.

    ResponderExcluir
  10. A idéia é super interessante, mas concordo com a Flávia a respeito da prática.
    A internet nos dá acesso free a filmografias muitas vezes não acessíveis, e sem contar a comodidade.

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse sistema implantado aqui no Brasil não funciona. Realmente nós já estamos acostumados a baixar filmes em torrent, sites, comunidades de orkut, que seja.. Pra que pagar um site de videolocadora se consigo baixar o mesmo vídeo de graça por um programa tpo o torrent? Não faz muito sentido. Sem contar com os dvd's piratas que conseguimos comprar aí por 5 reais um filme. Portanto acho que essa prática das videolocadoras tendem a fracassar.

    ResponderExcluir
  12. Não sei se isso cola no Brasil.
    Serviços desse tipo, fora do Brasil, funcionam perfeitamente. Basta ver casos como a iTunes Store e o Netflix. No entanto, no Brasil, além de estarmos acostumados com o download ilegal e gratuito (logo, será difícil convencer o usuário de internet que vale à pena pagar pelo que ele já tem de graça), não temos, nem de perto, a mesma velocidade de internet disponível no exterior. Então, quanto tempo seria necessário para fazer o download de um filme em alta qualidade? Mesmo que on-demand, o streaming demoraria demais.

    Acho que isso só cola se houver uma legislação eficiente na punição do download ilegal. Se continuar como é hoje, pouquíssimas pessoas serão convencidas a pagar pelo que já tem de graça, como já disse.

    Mas acho que é uma alternativa válida para aumentar a sobrevida das locadoras, que estão fadadas a acabar.

    ResponderExcluir
  13. No dia que isso funcionar no Brasil, ele deixa de fazer parte do 3º mundo, estamos acostumados com uma maneira diferente de usar a internet, por mais prático e legal que seja só vai aumentar as possibilidades de piratear várias obras.

    ResponderExcluir
  14. Rogério Ferreira Mendes Bernardes31 de agosto de 2011 às 09:52

    Acho que estão se adaptando, já que cada vez mais há lojas (de vários setores) funcionando on-line. Esse aumento de lojas online se dá pelo aumento do numero da clientela online. E acho que, como estudante de audiovisual, devo me adaptar a essa procura online pelos mais variados tipos de coisas.

    Vale ressaltar que penso que essa clientela online ainda não é tão grande aqui no Brasil como em outros lugares do mundo, mas que indiferente disso, só temos o que ganhar (levando em conta nossa adaptação e atualização que isso consiste)

    ResponderExcluir