quarta-feira, 19 de outubro de 2011

FICTV Mais Cultura


Minisséries contempladas pelo edital representam marco para a teledramaturgia em tevê pública

De Narla Aguiar - Ascom SAv/MinC - Edição: Marcelo Carota, Ascom SAv/MinC - 31/03/2011
Foi em um auditório lotado com quase 300 pessoas que aconteceu a cerimônia de encerramento do programa FICTV/Mais Cultura, realizado nesta quarta-feira, 30 de março, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Durante o evento, as três minisséries produzidas pelo edital foram apresentadas: “Natália”, “Brilhante Futebol Clube” e “Vida de Estagiário”. 

A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Ana Paula Santana, reportou aos presentes a satisfação que o edital causou na ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a quem representou no evento, já que a ministra encontrava-se na cerimônia fúnebre do ex-vice presidente da República, José Alencar. A secretária falou de sua alegria pelo resultado do edital, que acompanhou da concepção ao encerramento, prometendo empenhar-se em sua continuidade, bem como na formulação, em conjunto com o setor, de novos editais que contemplem, com igual êxito, todas as formas de produção para o audiovisual brasileiro.

Mário Borgneth, coordenador do edital, apresentou a cerimônia dizendo o quanto todos aprenderam ao longo dos 30 meses em que o edital foi concebido e produzido. O presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Póla Ribeiro, e a presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Teresa Cruvinel, sinalizaram sua disposição para projetos semelhantes, bem como sua torcida pela continuidade do FICTV.

Os realizadores das três minisséries foram chamados ao palco, individualmente, e, logo após a exibição dos trailers de suas respectivas produções, tiveram a oportunidade de contar aos presentes as suas experiências com o edital.

Prezadas e Prezados, dêem suas próprias análises do projeto e das projeções. E pensem sobre o TIDIR que estão produzindo...

21 comentários:

  1. Achei bacana as ideias. O teaser foi bem feito também. Dá vontade de assistir.
    Na minha singela opinião, com esse TIDIR uma ótima oportunidade de fazer um produto que seja inovador e ao mesmo tempo interessante e agradavél. Não só ao público chamado alvo, mas a todos que por ventura apareçam em frente à televisão. Series não precisam de televisão para ser exibidas, como prova temos nós mesmos, quem aqui assite séries exclusivamente pela TV?, nem todos tem condições de baixar ou assistir online às series, mas estamos aqui para tentar fazer com que isso seja acessível. Proponho que pensemos em uma forma de sem precisar de banda larga nosso piloto e posteriormente os outros capítulos cheguem a diversos públicos.

    Para começar proponho que coloquemos no youtube e em sites próprios para a série, disponivel para download em alta qualidade e em baixa também. Acho que dependendo da compressão podemos reduzir para, talvez, 15Mb.
    É claro que para isso temos que abrir mão de as pessoas assistirem tudo em alta defeinição para que engrandeçamos nossos egos ao ouvir "você viu aquele cisco caindo no fundo da cena?".
    É um pouco do que penso.

    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Esse edital do FICTV é uma excelente oportunidade para quem quer produzir algum projeto de minissérie. Inclusive para nós que estamos realizando o tidir que tanto tem a ver com esse projeto do FICTV. Futuramente podemos participar do edital fazendo os devidos ajustes no projeto e concorrer para que possamos se contemplados formos, por meio desse edital, produzir os episódios da minissérie criada por nós e exibir em Tv aberta. Esse edital democratiza a produção de audiovisual podendo "qualquer um" participar do edital e propor novas e boas ideias para criar séries nacionais de boa qualidade e de fácil acesso ao público que pode assitir em canais gratuitos.

    Thaís Rocha

    ResponderExcluir
  3. Acho que editais como este tem uma importante função que é tornar a produção de um filme (seja curta, seriado, longa...)algo mais fácil de se realizar.
    Se pensarmos bem em relação aos três trailers assistidos veremos que nenhum retrata sobre algo "monumental", pelo contrário, retratam algo cotidiano. Penso que é importante repararmos isso, muitas vezes temos em mente produzir uma obra "monumental", ficamos apegados com as super produções, sem vermos onde realmente está a "pegada" de ser fazer cinema.
    Em relação ao TIDIR, penso que estas minisséries nos servem como exemplo, pois como vimos, elas chegaram lá.

    ROGÉRIO FERREIRA MENDES BERNARDES

    ResponderExcluir
  4. Bárbara Suyan S. R. Santos7 de novembro de 2011 às 09:15

    Projetos como estes são ótimo incentivos para a criação e produção de séries. Acredito que o público brasileiro volta sua atenção para séries estrangeiras, especialmente as americanas, por falta de programação brasileira que supra o mercado cinematográfico audiovisual. São incentivos assim são grandes fomentadores de produções e dessa maneira, são de extrema importância. Quanto ao nosso TIDIR, é uma grande experiência produzir durante o curso, uma série, ou planejá-la. O planejamento, o desenvolvimento, as gravações e a finalização são processos ricos para nós estudantes de cinema e audiovisual.

    ResponderExcluir
  5. Incentivo, editais, oportunidades de fomento em obras audiovisuais sempre são bem vindos. Achei a idéia das séries muito bacanas. E isso ajuda o pessoal que está fazendo o TIDIR a refletir e querer fazer uma coisa bem legal pois as oportunidades estão aí e são feitas para serem aproveitadas.

    ResponderExcluir
  6. É um grande incentivo ver que a produção independente está ganhando mais espaço na TV aberta. Como a Bárbara Suyan comentou, ficamos muito focados em séries americanas e muitas vezes por falta de programação brasileira.
    Mas ver que isso está mudando é realmente gratificante para nós estudantes. A internet é realmente uma grande ferramente, e temos que saber usá-la ao nosso favor. Talvez de início não seja tão rentável, mas é uma forma de mostrar seu trabalho e seu potencial.
    E em relação ao Tidir, ver que outros já chegaram e com o que têm em mãos é mais do que uma motivação.

    ResponderExcluir
  7. Corroborando tudo o que foi dito, está na hora de se escrever Brasil com "s", mostrar ao mundo que aqui se fala português, que nossa capital não é Rio de Janeiro nem Buenos Aires e que nas ruas não se tromba com índios ou animais selvagens.
    Oportunidades como essa devem provocar antes de tudo uma reflexão acerca de nossa identidade. Algumas décadas atrás, era necessário adotar pseudônimos estrangeiros e cantar em outro idioma para sobreviver.
    Que eu me lembre... só o Maurício Alberto se deu bem, compartilhou seus sentmentos até com o Sinatra. (vai entender o que esse cara diz, né?)
    Chega de ruminar, carne de gringo dá indigestão.
    Ser brasileiro faz bem para a pele! (bronzeada)

    Sílvio Souza

    ResponderExcluir
  8. O Brasil é um dos países com a maior riqueza literária do mundo. O povo aqui tem grandes ideias. Se formos procurar veremos o quão boas e inovadoras elas são. Então porque não unir essa carga literária com produções audiovisuais? O povo aqui gosta de ver séries, é uma cultura que herdamos nos americanos. Mas não devíamos ver apenas as estrangeiras, devíamos poder ligar a TV e vermos produtos de qualidade a disposição. Que continuem a incentivando esses produtos e que diminuam a burocracia em cima de suas feituras, o estudante de cinema agradece.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos temas da séries e é um incentivo para quem é da área.Outras oportunidades como essa devem sempre surgirem para que idéias inovadoras e boas também apareçam pois como disse Ariano Suassuna " o povo brasileiro é um povo musical, teatral e dançarino".

    Rodrigo Menezes Garcia Leão

    ResponderExcluir
  10. Acho super válido o fato de que o incentivo que a cultura vem crescendo em nosso pais aumenta cada dia mais. Quanto à relação com o nosso TIDIR, se o edital da Rede Minas realmente sair, poderemos ter uma oportunidade bem parecida com a citada no blog, já que teremos tanto os meios quanto a projeção para fazermos e divulgarmos nossas séries.

    ResponderExcluir
  11. As 3 ideias são muito boas e inovadoras. O meio audivisual brasileiro precisa de ideias boas e bem desenvolvidas como essas. Vendo esses traillers e vendo o meu TIDIR percebo q não há algo de muito inovador, seria preciso muitooo mais. Um dia chego lá! Poderiam ter tambem mais editais, incentivo e oportunidades para a produção desse tipo d projeto, pois é fundamental para o crecimento da tv brasileira.

    ResponderExcluir
  12. Iniciativa bacana! Os teasers são interessantes e criam em nós uma vontade de ver sua continuação. É incrível também a simplicidade dos temas e como eles nos atraem, mostrando que nem sempre somente o genial é chamativo. Com o TIDIR adquirimos mais experiências e, da minha parte, vontade de continuar projetos assim. Acredito que é sempre um ganho para a tv brasileira.

    Lorena Cardoso

    ResponderExcluir
  13. É importante esse tipo de incentivo mesmo hoje quando temos vários meios para exibição de audiovisual. A indústria brasileira tende a crescer muito na produção de conteúdo nacional para a TV desvinculados dos grandes pólos centralizadores audiovisuais (lê-se Globo). Acredito que temáticas que tenham um púbico menor ainda vão encontrar melhor seu espaço na internet e outros meios, mas a exibição na tv ainda abrange uma disseminação muito grande.

    ResponderExcluir
  14. É mais do que importante termos oportunidades como estas para serem feitas e ainda, e mais importante, terem a importancia devida.Acho que estamos precisando urgentemente de mais incentivo a cultura.Por assim, consiguiremos ter produtos de melhor qualidade, e principalmente, com uma melhor conteudo.

    ResponderExcluir
  15. O projeto é muito bom, pois incentiva a cultura e as produções de séries para a TV brasileira. Gostei muito dos temas das séries, que realmente parecem ser muito boas, já que foram escolhidas por meio de um edital. Quanto ao nosso TIDIR desde de o início do semestre quando ficamos sabendo do edital da Rede Minas, pensamos em fazer o melhor possível para termos chances de concorrer, muito além de preocupação com nota e obrigações.

    ResponderExcluir
  16. É bom ver projetos independentes ganhando espaço na TV e, tendo realizado um TIDIR com intuitos comerciais, editais assim me inspiram enquanto estudante a estar sempre buscando novas idéias e formas de transmitir nossos projetos fílmicos da forma mais bem realizada e convincente possível para o grande público.

    ResponderExcluir
  17. Esse é um projeto importante para o meio audiovisual, que abre portas para a produção independente para a TV. Raramente essas produções chegam a ser vistas ou veiculadas, o que é um grande desperdício nacional. Há ótimas produções desperdiçadas por falta de viabilização da exibição, quadro esse que parece estar começando a se alterar com o edital.
    Ele irá incentivar e valorizar a produção nacional, ampliando o mercado dessas séries no Brasil e gerando reconhecimento em todo o âmbito audiovisual, o que só tem a contribuir para o cenário cinematográfico e televisivo brasileiro.

    Helena Vannucci.

    ResponderExcluir
  18. O audiovisual precisa de incentivos cada vez mais, para engrenar vários projetos no segmento, temos editais para curta,médias, longas, tanto documentários como ficções, agora tornar viável para a produção de série televisiva só acarreta um número maior de produção e fomentação de realizadores.Sonho na esperança do audiovisual ter uma autonomia desprendida de leis de incentivos.Enquanto durmo prefiro tentar passar pela peneira dos editais no pesadelo da insônia.

    ResponderExcluir
  19. Gostei desses editais, ver que o publico alvo tem que ser muito bem definido.Concordo com os colegas que pode se fazer otimo filme com temas cotidianos.Eu pessoalmente gostaria de ver mais series sobre a vida dos indios. Nada mirabolante como se procurava fazer antigamente sobre este tema.
    E penso que o mundo todo esta se esforcando para
    fazer bons filmes. Nao devemos nos ficar comparando
    tanto. Este teclado e ingles, mas a gente se entende, nao e ?

    ResponderExcluir
  20. Nós, aspirantes do audiovisual, precisamos de incentivos assim!
    Toda vez que vejo/ouço que um projeto interessante (como esses) ganhou um edital e vai ser produzido, me encho de esperança porque o país precisa desse tipo de produção e nós precisamos de produzir. Então essa seria a solução pra muitos dos nossos problemas...
    O TIDIR é uma experiência acadêmica de amadurecimento e entrada nesse meio - válido e importante ao extremo para nosso aprendizado e vivência da área que escolhemos.
    Ver o que está sendo produzido e fomentado no país me alegra, porque consigo enxergar as melhorias e cada vez mais oportunidades aparecendo para nós, estranhos seres desse planeta audiovisual.

    ResponderExcluir
  21. Bacana a iniciativa, precisamos de mais projetos assim. O Brasil precisa incentivar mais projetos nacionais, temos condições de faer coisas bacanas, mas como sempre falta dinheiro. Seria otimo ter mais mais projetos brasileiros passando na tv.

    Ana Pessôa

    ResponderExcluir