quarta-feira, 12 de maio de 2010

TIDIR: Pequeno Manual

Colegas,

Tivemos uma aula muito produtiva e vamos consolidar as nossas últimas decisões:

1) O nome da série será "D"

2) Cada episódio já tem um nome pré-definido. A idéia é, na grafia do nome, no início do episódio, se dar um destaque justamente na letra D, presente em todos os títulos.

Os episódios são

"Identidade" (o menino que filma),

"Educação" (o da garota do armário),

"Deslumbre" (o michê)

"Cidadania" (o dos depoimentos).


3) O "personagem principal" é a classe "D", o nosso fictício "Dionísio". Nos episódios imaginados, vamos explorar as características a destacar. Assim, os problemas da identidade (que acaba sendo coletiva), da desilusão com a educação e com a cidadania, e a tentativa atabalhoada de mudar de classe social, serão os aspectos do 'Dionísio" a serem explorados, obviamente em personagens diferentes, aspectos personalizados do "Dionísio".


4) Já entramos em acordo sobre os ganchos entre os episódios. Se não falha a memória, a menina de "Educação" será professora do menino que filma em "Identidade", que será filho do personagem de "Cidadania", que terá um depoimento do personagem de "Deslumbre" pois são conhecidos. Serão apenas pequenos toques. Com mais isso, acredito que daremos a tal unidade da séria.


5) A profa. Mariana tem uma idéia para termos também um gancho entre os episódios.


6) O Douglas Lamounier será o responsável pela produção do making-off


7) Os alunos Arthur e Marcília, do PP, têm a missão de fazerem a campanha publicitária da série.


8) Episódios de 21 minutos, com três blocos de 7'.


9) A personagem central de cada episódio destaca-se dentro de um contexto específico, trabalhando-se as questões: Qual a característica principal do "Dionísio" a ser explorada? NEste sentido, qualidades e defeitos? Suas incongruências e coerências?


10) É preciso ter um núcleo dramático e não apenas a força de um único personagem.


11) A produção deve ser econômica, estética caracterizada por cortes secos privilégio para diálogos etc
12) Faixa etária: 16 anos.


Ressalto que essas orientações são pertinentes à disciplina Produção e Roteiro em RTV. As demais orientações das demais disciplinas, principalmente no que se refere aos ítens a serem cobrados no projeto a ser enviado pela banca do TIDIR, não estão contidos aqui, mas devem ser totalmente levados em consideração na elaboração do trabalho final.

6 comentários:

  1. ontem a noite durante a aula de direção de arte achamos uma forma mais viável de unir os episódios sem invadir as narrativas forçadamente.
    enviamos por e-mail.

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  2. Ótimo manual...

    Valeu por todas as aulas de TIDIR =))

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  3. O meninos de PP estão fazendo a campanha publicitária?
    O douglas fez o making of?

    temos que observar isso logo pra não deixar passar e fazer na ultima semana!

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  4. Oi, Cláudio, muito boas as orientações. Só fiquei com a sensação de que a palavra mais adequada para o nosso episódio "Leandro José Ferreira" seria OUSADIA e não cidadania, como pensamos a princípio. Vcs verão que o nosso personagem se destaca por uma atitude muito mais pessoal, ainda que suas ações tenham repercussão, em alguma medida, para a coletividade. Bom, sei que isso deveria ter sido colocado antes, mas é só um comentário.
    Abço.

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