quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Skank - Sutilmente - VMB 2009



Prezadas e Prezados,

Esse foi o clipe campeão do VMB 2009 (desculpe-me, mas o de 2010 não me pareceu grande coisa). Dêem sua opinião sobre o que o tornou campeão, mas também a sua visão sobre ele.

25 comentários:

  1. Achei interessante, porque não foi um clipe cheio de efeitos especiais, ou seja, com muita informação. É bastante limpo visualmente e simples, apesar de toda a produção. Esse clipe serviu para mostrar que nem sempre o complicado é melhor, algumas idéias simples vão muito além.

    ResponderExcluir
  2. Não sou fã de Skank, mas o clip não é dos piores. Acho interessante a ideia de tentar diferenciar o clip da maioria, que geralmente são repletos de cortes rápidos e muita informação para dar dinamismo, aquela coisa bem publicitária, e esse clip é o contrário, tudo no plano sequência e com uma perspectiva de profundidade diferente.

    Não achei grandes coisas, mas a ideia de "simplificar" e tentar fugir um pouco dos padrões eu acho sempre válida, mesmo que não inove nada como nesse clip, que apesar de ser diferente da maioria é bem "normalzinho".

    ResponderExcluir
  3. Diferentemente de muitos clips produzidos hoje em dia, a coreografia em certos pontos remete a própria letra da música, e essa simplicidade, hoje em dia, ela é sim diferencial. Com toda a tecnologia disponível o raciocínio lógico muitas vezes caminha pro lado de que "temos que abusar de todo o avanço tecnológico pra fazer algo inovador". Creio que abusar demais, pode acabar estragando uma produção.

    ResponderExcluir
  4. Legalzinho. A expressão corporal dos dançarinos é ótima! É uma idéia simples e que, acho, funcionou. Geralmente clipe brasileiro é um horror. VMB 2010? Cruz credo... o mundo tá sendo invadido por bandinhas que dizem “cantar alguma coisa”e ainda concorrem a prêmios, e com isso a qualidade só tende a cair. Foi-se a época que ganhar prêmio de VMB era realmente ganhar um prêmio.Olhem isso: “VMB 2010 celebra um mundo pop-rock retardado” - http://colunistas.yahoo.net/posts/5055.html

    ResponderExcluir
  5. O que acho que o tornou o vencedor foi a ideia original do clipe. Com menos cortes e dinamicidade e principalmente pelo fundo ser o prórpio chão e os artistas ficarem suspensos na parede. Gosto bastante dos clipes do skank, apesar de não ser fã da banda e não gostar da música desse clipe especificamente. Mas como falou a Paloma acima não dou muita importancia pro VMB. Muita porcaria que participa e algumas até ganham.

    ResponderExcluir
  6. Tathiane Mendes da Costa21 de outubro de 2010 às 14:32

    Gostei achei que ele trabalha com uma experimentação nova para fazer o clipe, mostra o grupo, mas trabalha com plano de fundo como os dançarinos usando e elementos como balões, bolas, tecidos... Trabalha com expressões simples mais de grande significado.
    Sem dúvida fazendo um constrante com a música.

    ResponderExcluir
  7. Ao contrário de alguns colegas, eu gostei bastante do clipe. Bastente original e como a Sarah disse, não é cheio de efeitos especiais e visuais. Ele foi simples e bonito. Uma ideia simples, que na maioria das vezes ganha de uma ideia muito elaborada. Aho que foi esse o diferencial, que fez o clipe do SKANK vencer.

    ResponderExcluir
  8. Vinícius Coelho Perpétuo25 de outubro de 2010 às 06:57

    Bem legal esse clipe. Acho que vou ser um pouco repetitivo, mas realmente o clipe é um exemplo de que para fazer algo bom não é necessário tanta produção com excesso de informações e uso abusivo de sofisticações tecnológicas. Uma idéia simples e bem trabalhada pode trazer um resultado muito mais eficiente. Além disso, eu particularmente, prefiro esse tipo de clipe que ora faz referência à banda ora à letra da musica, do que aqueles clipes totalmente psicodélicos em que as diversas imagens "cuspidas" na tela não tem nada a ver com nada e não me fazem o menor sentido.

    ResponderExcluir
  9. Este é um clipe experimental. aposto que foi a primeira vez que o samuel rosa tocou guitarra de cabeça pra baixo. ele devia ter feito o mesmo quando fez a campanha para o anastasia, pq correria o risco de cair e tal.

    acho performace a coisa mais irritante que existe e um clipe que é 'valorizado' pelo fato do conjunto tocar de cabeça pra baixo merece meu despreso. pra que correr risco, galera? hahahaha. pensem nesse mesmo clipe, se, ao invés de tentarem desafiar a gravidade, tocassem num palco comum. e nem estou a falar aqui da música.

    ResponderExcluir
  10. Pô, Cládio, ter que assistir isso é tortura!
    Não há Power Ranger bailarino que salve uma coisa dessas... Prefiro mil vezes Suplicy cantando Blowin' In The Wind:
    http://www.youtube.com/watch?v=lLjASFBxx3Y

    Incrível como 4 minutos de Skank dura incrivelmente mais que qualquer longa de Bergman, Dreyer, Bresson, etc...
    O rock brasileiro definitivamente precisa de gente que "não traia o movimento".
    Cazuza morreu, Raul Seixas morreu, Renato Russo morreu, Herbert Viana quase morreu, Titans virou Titicas, e agora temos uma turminha que se veste como o Tiririca e faz um sonzinho desgraçado de ruim fazendo sucesso:
    http://plixi.com/p/47409586

    Pior de tudo é que isso não é só no rock. Quando ouço Chico Buarque dá vontade de sentar e chorar só de lembrar que há uma merda chamada Créu.

    Mas enfim... o clipe não é nada de especial - visualmente.
    Concordo em absoluto com o Samuel: nada mais imbecil que performance.

    ResponderExcluir
  11. MELHOR CLIPE DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE:
    http://www.youtube.com/watch?v=E4OKM5VDAbM

    ResponderExcluir
  12. O Rock'n'Roll nacional é muito bom, mas infelizmente sofre do mesmo mal do cinema e de quase toda proposta cultural no Brasil, fica presa aos clichês.

    Existe muito som bom surgindo e muita gente se restringe a falar de Skank como se fosse um representante à altura da cena rock nacional, e definitivamente não é, muito pelo contrário, acho eles um saco. Entendo o ponto de vista do Yamamoto, mas o rock nacional vai muito além de Legião Urbana, Titãs, Cazuza, Raul, etc... mas infelizmente as pessoas não se dão o trabalho de conhecer projetos independentes, assim como no cinema.

    ResponderExcluir
  13. Achei legal . Uma tentativa de modificar um pouco no video clip. Já vi ideias parecidas, mais nao em um grupo brasileiro. Varios elementos compoem o video, levando nossa atenção para todo o quadro, as vezes ate desviamos nossa atençao da boca asquerosa do Samuel Rosa. Acho isso um graaande passo.

    ResponderExcluir
  14. Não achei nada de mais. Me cansou na verdade, mais por causa da música até.

    YAMAMOTO: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Trigêmeas RULES!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Além da letra, que carrega um tema tão universal que minha mãe, ao me ver assitindo ao clipe comentou que a música, que ela já conhecia, fala dela e de meu pai, acho que o clipe foi campeão porque fez muito, mas de forma simples. Um longo plano sequência (para um clipe), a banda tocando e a imagem dos dançarinos atrás. Sem complicações.

    ResponderExcluir
  16. Nem li os posts dos meus colegas de classe, preguiça bateu com força logo na primeira linha.

    Enfim gostei da musica, letra bonita, melodia também e achei muito bem feito foi os cortes do plano longo. É um videoclip limpo e leve como a musica. Gostei!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal o clipe, principalmente essa "brincadeira" com formas geométricas e simetria na coreografia ao fundo. O fundo mantém-se dinâmico, enquanto no primeiro plano, tomadas mais longas.
    Interessante também esse jogo de perspectiva com a cenografia!!

    ResponderExcluir
  18. Não entendo muito sobre técnicas cinematográficas, mas achei este clipe sensacional! A direção de atores, ou dançarinos (nem sei o que são), e me pareceu realmente que a banda estava suspensa verticalmente em uma parede a 90°. Enfim, gostei!

    Rodrigo Firmo Emediato
    8°PP - Manhã

    ResponderExcluir
  19. Marcela Moreira Carvalho17 de novembro de 2010 às 09:46

    Esse clipe foi filmado aqui no Mineirinho (onde trabalho, inclusive). A idéia é simples sim, mas o fazer o clipe passou bem longe da simplicidade, né.. deu um trabalhão. O pessoal da banda nao tá de cabeça pra baixo, eles estão deitados....
    Eu achei bacana demais.. e não to discutindo estilo de música, banda, o rock nacional... Acho que foi uma boa idéia de plano sequencia, que desperta curiosidade, e cria novas formas de trabalhar...

    ResponderExcluir
  20. Achei de início divertidinha a idéia desse clip, mas depois de um tempo me cansou um pouco. É muito bem feito e bonito, claro. Trofeu joinha pra eles!

    ResponderExcluir
  21. Leonardo Bragioni - 4º P - Cinema19 de novembro de 2010 às 11:43

    O Clipe não é ruim, mas não é bom também não.

    Gosto de clipes que contam histórias, e que de preferência nem mostre as bandas.

    O que tornou eles campeões foi ter investido em uma idéia bacana e executá-la bem, no brasil esta cultura de videoclipe ainda e muito fraga, posso contar em duas mãos os videoclipes que acho bons de bandas brasileiras. É legal, bom trabalho. Bom pra eles!

    ResponderExcluir
  22. Matheus Pereira Santos23 de novembro de 2010 às 18:26

    Acho que o que fez do clipe vencedor, foi a divulgação massiva que a música recebeu nos canais de televisão e nas principais rádios do país. O clipe é inovador - dentre os clipes da banda e de outras bandas brasileiras. Não sei se esta técnica estava em alta na época, mas outro muito parecido foi lançado logo em seguida, embora tenha sido mais elaborado; Strawberry Swing, do Coldplay: http://www.youtube.com/watch?v=VwZcAMqELXA

    ResponderExcluir
  23. 4° período cinema Paulo Henrique Ribeiro25 de novembro de 2010 às 11:35

    Como o intuito aqui não é julgar a banda, vou deixar meu gosto musical de lado e comentar o clipe e alguns posts.

    Se é tudo tão fácil e simples assim, por que ninguém acima fez? Se é por que sabe fazer melhor, faça.
    Acho o clipe leve, com coreografias interessantes e que compõe o fundo do cenario, mesmo que com bolas coloridas ou guarda-chuvas e principalmente por que casam com a música.
    Quando o Yamamoto Yamamoto e o Marota Marota gostarem de alguma coisa que tenha começo, meio e fim me avisem para eu ver.
    Quanto a montagem do clipe, os instrutores eu creio que são de uma escola de escalada na savassi, a Rokaz. No próximo dia 27 de novembro, sábado, vai rolar o campeonato brasileiro de escalada por lá. Quem quiser saber mais entre no:
    http://www.rokaz.com.br/

    Inté.

    ResponderExcluir
  24. Acredito que o que levou o video a ser campeão não foi o video, e sim a musica que foi bem popular. Reconhecer qualidade, na MINHA opinião, nunca foi caracteristica da mtv. Quanto ao video, ele é bem simples até nos seus 'efeitos', o que é uma qualidade a ser valorizada, mas não é um mérito a ponto de ser premiado. Provavelmente os concorrentes devem ter sido horríveis.

    ResponderExcluir
  25. Achei que o clip ficou a cara deles, bem simples, viajado e com boa qualidade auditiva e visual embora já fizeram coisa muito melhor. E como postado anteriormente acho que o mérito do prêmio foi pela qualidade sonora e pelo gosto popular pela música deles, e com certeza deveria ter muito lixo concorrendo com eles.

    ResponderExcluir