terça-feira, 31 de maio de 2011

Youtube Street Fighter: uma experiência de roteiro não-linear



Prezadas e Prezados, uma experiência elementar de roteiro não-linear. Coloquem suas impressões e se sentem capazes de criar um roteiro semelhante sem pirar o cabeção!

14 comentários:

  1. Muito interessante essa construção audiovisual que, graças a internet, nos permite uma interatividade que não poderiamos encontrar em outro meio.

    ResponderExcluir
  2. Nó, que chatice esse trem de ficar clicando na telinha o A X Y Z .. eu tava toda feliz pensando que ia conseguir controlar pelo teclado, mas não.. me iludi :( .. achei um saco ter que clicar na tela, viu? hahaha. Mas a idéia não deixa de ser legal, porém acho que precisa ser remanejada pra algo mais certeiro, do que clicar e esperar o outro vídeo, praí sim ver a ação do carinha. bah, haja paciência!! Se me sinto capaz de criar um roteiro semelhante sem pirar o cabeção? Não! Mas quem sabe pirando eu consiga :) .. afinal de contas, pirar o cabeção é sempre bão. :D

    ResponderExcluir
  3. Ah, toma aqui esse link que eu te mostrei na sala de aula e vc curtiu. Fica aí colocando o mouse na cara do sujeito! hahahah

    Coisa de atoa viu!

    http://www.selfcontrolfreak.com/slaan.html

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto essa pequena e limitada interatividade no youtube...achei legal, pois alem dessa possibilidade de mudar a construcao da historia e o seu final, é criativo e trabalhoso!!!

    Paulo Peixoto RA 0610441

    ResponderExcluir
  5. A idéia é boa, mas não funciona bem. Foi uma tentativa frustrada de fazer um videogame via youtube. Jogos de luta são frenéticos, vc da um golpe, já esperando tomar outro. A idéia da interatividade é boa, mas é lenta e muito limitada. Quem ta acostumado a jogar videogame não vai ter paciência pra ficar esperando abrir outra tela e só assim ver o golpe que selecionou na tela anterior. E clicar na tela é bem chatinho também,se sai um pouquinho da linha pausa o vídeo, tinha que ser no teclado. Bom, ainda que não seja um primor de rapidez eu não conseguiria fazer algo assim, nem sem pirar minha cabeçota, nem pirando. Criticar é fácil, mas vai fazer isso, deve ser dificil demais, mesmo sendo bem precário.

    Virgínia Moraes disse, o anônimo não disse absolutamente nada

    ResponderExcluir
  6. A primeira vista parece ser bem legal, já que esse tipo de interatividade (de jogo) é inédita no youtube, eu acho. Mas fica meio chato, já que toda hora que você clica em alguma coisa aparece outra janela e além disso vc sempre acaba ganhando no final. Mas.. aplausos pela iniciativa de quem criou, imagino que deve ter sido bem trabalhoso.

    ResponderExcluir
  7. A ideia de criação de um roteiro não-linear é bem interessante, no primeiro momento parece um desafio assustador ou um bicho de sete cabeças, mas não é.
    Esse tipo de roteiro nos da milhões de possibilidades,quando estamos na duvida de um ou outro caminho de um determinado personagem, porque não fazer os dois? e assim deixar o espectador escolher qual caminho ele quer que o personagem tome, acho a ideia simplesmente incrível e bastante inovadora.

    ResponderExcluir
  8. Para começar digo que concordo com a Adriana pois também achei que poderia controlar tudo pelo teclado. Concordo com a maioria em relação aos golpes, golpes que para que sejam aplicados você deve clicar e esperar outro vídeo.
    Mas posso concordar que foi uma idéia muito interessante a utilização dessa ferramenta que o YOUTUBE disponibiliza, só acho essa que ferramenta não é muito funcional para este tipo de pratica.
    Já em relação a criar um roteiro não-linear como já expus em sala não é muito minha praia e que para me auxiliar a escrever um roteiro nesse formato buscaria a ajuda de alguém experiente na área.

    ResponderExcluir
  9. Achei o jogo bem feito e muito bem filmado, a idéia é muito boa, mas também não acho que funcione muito bem, como disse o pessoal, para um jogo de luta. A idéia de trabalhar com roteiros dessa forma já vinha sendo trabalhada no youtube a algum tempo, não dessa forma, mas com algumas possibilidades de escolha, como por exemplo a Hell Pizza, uma pizzaria australiana que fez um video com opções de escolhas, não é exatamente um roteiro não linear, pois sempre existe a escolha certa, mas é legal ver os finais possíveis: http://www.youtube.com/watch?v=9p1yBlV7Ges .

    ResponderExcluir
  10. bem bacana a ideia muito cansativo como disse outro colega em relação a ficar clicando nos botoes na tela, porem o cara pirou o vabeção na ideia e pegou um classico dos flipers(respeito total, bem devido ao animo em fazer coisas complexas creio ser pouco provavel que eu venha a produzir algo, vou fazer a linha daqueles quequerem, sentar relaxar e curtir sem muito a interagir

    ResponderExcluir
  11. Como outros já disseram, eu também achei que fosse possível controlar os movimentos pelo teclado. Mas a ideia não deixa de ser interessante. O vídeo da Hell Pizza citado pelo Thácio (que já circula há um bom tempo pela internet) é um exemplo de como o roteiro não-linear funciona se for bem executado. Talvez a dificuldade seja justamente colocar essa ideia em prática.

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse tipo de interatividade é um indício de que haverá coisas bacanas no futuro. Por ora, julgo que é desinteressante, pela execução demorada e opções sacais.

    Vitor Chiodi

    ResponderExcluir
  13. meio chato, ainda, né?
    claro que é um indicativo que podem vir muitas coisas bacanas, por aí, mas a interatividade tem que ser mais rápida. esse negócio de ficar mudando de vídeo o tempo todo cansa. espero que sites como o youtube lancem alguma ferramenta que permita esse tipo de interatividade sem ter que mudar de vídeo o tempo todo.
    já foi feita uma campanha interativa no youtube que permitia que o usuário interagisse com o vídeo sem ficar trocando de janela. a campanha, the desperados experience interactive, já saiu do ar, mas tem vídeos (como esse: http://www.youtube.com/watch?v=QQaV6jE3F04) mostrando como era.

    só mais uma coisa: no caso do vídeo postado aqui, o roteiro não-linear foi criado em cima do game street fighter, o que facilita bastante, visto que o próprio game não é linear. difícil é criar alguma coisa que não seja baseada em game sem ficar parecendo muito com "você decide".

    ResponderExcluir
  14. Sempre bom perceber o avanço da tecnologia, mas ainda acho meio desconcertado, as várias janelas deixam um pouco desinteressante. Mas é isso aí, parece que estamos no caminho certo e o futuro com certeza será bem mais interessante.

    ResponderExcluir