terça-feira, 9 de agosto de 2011

84% dos internautas brasileiros assistem vídeo online

Da Redação da Tela Viva News - 11/02/2011, 17h59

A grande maioria dos brasileiros que acessam a Internet busca vídeos online. Segundo a pesquisa Estado da Internet no Brasil, da norte-americana ComScore, 84% dos internautas assiste vídeos na Internet. A pesquisa contabiliza pessoas com 15 anos ou mais que acessam a Internet de casa ou do trabalho, descartando aquelas que acessam apenas em outros ambientes, como lan houses. Mesmo assim, a pesquisa aponta que 23% da população brasileira consome vídeos online. O internauta brasileiro assiste, em média, 79 vídeos por mês.

Prezadas e Prezados, o que essa pequena nota (não acostumem com a folga!) tem a dizer sobre a produção audiovisual brasileira?

25 comentários:

  1. Temos que ficar atentos e criativos para produzir vídeos interessantes para o crescente espaço de compartilhamento que é a internet.
    É o lugar da experimentação, da comunicação alternativa, abrindo oportunidades para a expressão.
    23% da população brasileira representa quase 50 milhões de espectadores!
    Inês Peixoto

    ResponderExcluir
  2. Como esse tipo de comunicação cresce rápido! Faz pouco tempo que temos essa presença constante da internet na nossa vida. Lembro-me ainda de quando fazia trabalhos utilizando a "Barsa" e internet era discada, barulhenta ao entrarmos, a pouquíssimos kb por segundo e só podíamos acessar depois da meia noite ou em finais de semana.

    O desenvolvimento da tecnologia (internet) acabou permitindo a divulgação de tudo, mas com destaque aos vídeos e materiais audiovisuais de forma geral (vemos TV por aqui também) e acho válido comentar como isso expandiu.

    Os vídeos, bobos ou interessantes, se tornaram parte da vida cotidiana.
    "Você viu o capítulo de ontem? Não?! Ah... procura no youtube que deve ter" - e é só procurar, não é que tem mesmo?

    Acompanho essa "evolução" da internet, vivencio a divulgação audiovisual e aprovo!

    ResponderExcluir
  3. A produção de vídeos para a internet também está diretamente ligada com o fato de que hoje muitos têm uma "câmera na mão e uma idéia na cabeça". Qualquer dispositivo tecnológico hoje é lançado com uma câmera embutida, tornando mais fácil registrar os momentos engraçados e compartilhar no youtube, por exemplo. Assim como as câmeras digitais que filmam, sendo estas amadoras ou profissionais.

    Fazer vídeos para a internet tornou-se um meio de mostrar seu potencial, como por exemplo, um grupo de atores conhecido como Barbixas, que com o intuito de conseguir teatros para se apresentarem disponibilizaram vídeos na internet. Hoje o espetáculo de improviso "Improvável" é um sucesso, tanto nos teatros quanto no youtube.

    Outro exemplo que segue uma linha um pouco diferente, são os vlogs. Estes se tornaram um meio de se expressar e compartilhar idéias, ou até mesmo falar bobeira. Mas o que realmente importa é que estes vlogs estão crescendo e conquistando espaço no meio audiovisual. PC Siqueira, por exemplo, que começou fazendo vídeos e colocando no youtube como forma de passatempo, hoje ganha a vida fazendo esses vídeos e tem até um programa na MTV.

    Por enquanto os mais conhecidos ainda são vídeos humorísticos, mas há também vídeos que abordam temas mais sérios e têm como objetivo discutir sobre o mesmo, como exemplo pode-se citar os videocasts do site Cinema em Cena postados por Pablo Villaça.

    Por fim, percebemos uma necessidade das redes de televisão de manter o telespectador interessado por sua programação usando a internet como estratégia. Seja através de blogs, sneakpeaks (famosos trechos do episódio seguinte), ou até mesmo da disponibilização do programa na internet. De certa forma ao pensar nessa rede o que vem em mente são séries de televisão e principalmente as norte-americanas, mas há também programas brasileiros que fazem isso. Como o programa “Mais Você” da Ana Maria Braga, que disponibiliza na internet não só as receitas, mas como trechos do programa e, até mesmo, conteúdos exclusivos. Portanto já se percebe uma alteração na produção audiovisual brasileira, e não é por acaso que o site Youtube é o terceiro site mais acessado no mundo, ficando atrás do Google e do Facebook.

    ResponderExcluir
  4. Quantas e quantas vezes estamos navegando pelas ondas da internet e nos deparamos com milhões (literalmente) de comentários sobre os vídeos que por ali estão? Não dá outra assistimos também, é quase que um vírus – em todos os sentidos possíveis. A receita? é simples. Pegue um meio de fácil acesso e adicione um conteúdo bacana, diferente, inovador ou alguma coisa do tipo. Não vai dar outra milhões de acessos em minutos.

    Nós que estamos em uma posição tão privilegiada – estudando um pouco desse universo audiovisual – ficamos um passo à frente de qualquer outra pessoa que tenha um celular ou uma câmera amadora. Não por sabermos usar uma câmera profissional, mas por sabermos a técnica que é a segunda coisa mais importante, atrás somente da ideia criativa.

    Precisamos nos colocar à disposição das novas ideias e tirar as traves que ficam fixas nos olhos de quem se esquece de que faz faculdade de cinema e AUDIOVISUAL. Nada mais expressivo que a internet, para que possamos mostrar a força que temos para fazer o que quisermos. Afinal temos uma imensa abertura para mostrar, em alta definição nossas (por enquanto humildes) produções.

    Sem contar nas oportunidades de trocar experiências assistindo e comentando os vídeos “alheios” em sites como o Porta Curtas da Petrobras.

    O Brasil tem abertura para trabalho em nossa área, só temos que ficar atentos aos mercados em expansão, principalmente na internet.

    ResponderExcluir
  5. A crescente popularização de vídeos pela internet revela uma forma de interação mídia-público que certamente ditará as regras do mercado áudio-visual e como este deverá se integrar com as mudanças que a tecnologia traz. Devido à ampliação dos meios midiáticos (internet, celular, blogs, twitter e outros cada vez mais tomam conta de nosso cotidiano), as pessoas se tornaram mais caçadoras do que meras receptoras de informação e entretenimento, e a própria necessidade da televisão de incorporar os modismos da internet em sua programação (muitos programas se dedicam a exibir os vídeos mais acessados da internet) indica como os limites existentes entre as plataformas de mídia vem se tornando cada vez mais entrelaçados.

    Ao passo que a internet é frequentemente um espaço que expõe as pessoas de forma antiética e banal, ela também é um espaço de pouquíssimas restrições e que, em diferentes graus, acolhe os mais variados projetos (sejam estes de âmbito pessoal ou comercial) e possibilita a divulgação e exibição de curtas, filmes e seriados sem que haja uma preocupação tão pungente com censura e limites artísticos por parte dos criadores, como ocorre muitas vezes em grandes produtoras.

    ResponderExcluir
  6. A modernização da vida, tem feito com que as pessoas cada vez mais procurem por maneiras de entretenimento que sejam mais acessíveis. A internet é a maior delas. Com um computador e uma rede podemos consumir qualquer tipo de divertimento, seja baixando e-books, filmes e séries, seja frequentando redes sociais ou sites de diversidade musical, ou até mesmo vendo vídeos no youtube. Sites de armazenamento de vídeos são fantásticos pela quantidade e diversidade de informação que eles comportam. Além de nós distrair com vídeos engraçados, eles fornecem dicas culturais e até mesmo tutoriais diversos.

    Apesar de sua popularidade, não acredito que esses sites de vídeos irão se sobressair a outros canais midiáticos. Seja por questão de qualidade e seja por questão de vivencia.

    Por: Aline S.S. Nogueira

    ResponderExcluir
  7. Era esperado que isso acontecesse. Hoje é muito comum as pessoas entrarem na internet para assistir vídeos, capitulos de novela, serie e reportagens de tv que ja passou e com a correria do dia a dia nao deu tempo de assistir.

    A internet, seja ela no pc ou no celular ou em qualquer aparelho movel é também uma oportunidade para mostrar nossos trabalhos audiovisuais.

    Ana Pessôa

    ResponderExcluir
  8. Bárbara Suyan S. R. Santos22 de agosto de 2011 às 03:05

    Lá se vai a chance de termos o grande público voltado aos cinemas? Espero, sinceramente, que não. Da mesma maneira que a TV não tomou o lugar dos cinemas, acredito que a internet não fará o mesmo. Pelo contrário, pode até ajudar, uma vez que a internet é um meio de divulgação de de fácil acesso, muito simples e muito eficaz quando bem manipulada. No caso da produção audiovisual, acredito que nunca esteve tão promissora. Com o constante e exponencial crescimento de acessos a videos pela internet, temos uma leve noção do poder de disseminação de conteúdos audiovisuais atualmente. É lamentável na minha opinião, uma vez que considero assistir qualquer coisa via computador (considerando nossas telas reduzidas, a baixa qualidade e resolução de grande parte desses videos) algo dispensável, isto é, quando se pode assistir o mesmo conteúdo no cinema, ou até mesmo numa TV. No entanto, devo admitir que os tempos nunca foram melhores para o ramo audiovisual.

    ResponderExcluir
  9. A enorme disponibilidade de obras audiovisuais na Internet, a torna um meio altamente atrativo para os telespectadores/internautas, pois ela apresenta inúmeras possibilidades, justificando os números apresentados pela pesquisa. A primeira delas é a liberdade de poder escolher o que assistir na hora em que desejar, hoje as pessoas podem, através da Internet, fazer sua própria programação e já não estão mais presas aos programas e horários impostos pelas redes de televisão.
    Tem-se acesso a vídeo-clipes, noticiários, esportes, novelas, filmes, um leque de variedades. Inclusive vídeos autorais, independentes que podem ser postados por qualquer cidadão, que, tendo qualidade ou não, conquistam audiência.
    Outra grande novidade desse meio é a interatividade e a possibilidade de se poder comentar simultaneamente aquilo que se esta assistindo com outras pessoas.
    É claro que ainda não é toda população que utiliza esse tipo de serviço, ou até mesmo possui acesso a Internet. Mas é um meio que vem crescendo bastante e a cada dia vem conquistando mais adeptos.
    A relação dos brasileiros com as produções audiovisuais está mudando e a Internet apresenta uma nova oportunidade para os produtores independentes, que agora tem mais facilidade para produzirem, exibirem e distribuírem seus próprios projetos. Com a Internet o Brasil esta encontrando uma nova forma de produzir e consumir audiovisual.
    Mônica Maia

    ResponderExcluir
  10. Se antigamente o acesso ao audiovisual era para poucos, nos dias de hoje podemos perceber que a maioria (se não todos) já possui este acesso. O grande envolvimento da população brasileira com vídeos na internet estimula a produção de novas mídias. Além disso, há uma expansão dos produtos produzidos para televisão, que ultimamente tem ido direto para a internet. Isso não só facilita a popularização das produções como também as tornam acessíveis para todos. Assim pessoas de todo o mundo podem visualizar as produções audiovisuais brasileira.

    Lorena Cardoso

    ResponderExcluir
  11. Que loucura né!!!Pensar que é muito melhor gastar esse tempo fando coisas mais produtivas!Digo isso, pois cada vez mais a qualidade desses videos cai mais!Tenho amigo em que seus filhos já estão viciados na internet.Tem até o casa de uma conehcida minha de apenas 15 anos, que é possivel que precise fazer terapia por causa do seu vicio!

    Se o conteudo fosse melhor selecionado, ou e fosse educativo, tenho certeza que esses números não assustariam tanto.

    ResponderExcluir
  12. A produção audiovisual tem sido estimulada pela democratização tanto de produções de vídeos, quanto pelo fácil acesso à estes. Vídeos amadores e maiores produções dividem espaço em variados sites como youtube e outros sites que disponibilizam séries e filmes pela internet. O espectador tem autonomia de fazer sua "própria programação" escolhendo aquilo que mais lhe for interessante. Portanto o que vai atrair a atenção desse tipo de público não é necessariamente o uso da técnica, mas o diferencial, a ideia e o entretenimento que aquilo pode lhe proporcionar.
    Por fim, o potencial e visibilidade que a internet tem já está sendo aproveitado por várias produtoras e empresas de publicidade que estão produzindo conteúdo para ser exibido especialmente para esse tipo de formato. Creio que mesmo com todo esse sucesso que a internet tem feito entre as pessoas, não interfirirá significativamente na redução do público que frequenta as salas de cinema no Brasil.

    Thaís Rocha

    ResponderExcluir
  13. Correção
    Na segunda parte do meu comentário, eu escrevi "formato" ao invés de "mídia".

    Thaís Rocha

    ResponderExcluir
  14. Sites como o youtube são a forma mais democrática de compartilhamento de vídeo na internet, já que eles permitem que vejamos e também façamos vídeos que são conhecidos em todo o território e também mundialmente.
    As grandes empresas já descobriram isso, e por isso mesmo emissoras como a Globo, ABC e HBO já disponibilizam quase todo o seu conteúdo online, o que é muito bom para nós, espectadores. Eu, por exemplo, não tenho tempo de ficar na frente da tv todos os dias em um horário específico para acompanhar a novela ou séries de tv, acompanho (e olha que não é pouca coisa) tudo pela internet. Baixo séries, assisto à novela, leio o jornal...
    E é justamente por saber que, como eu, existem milhões de pessoas que também "assistem" tv pelo computador que eu acredito que o futuro da televisão está na internet.

    ResponderExcluir
  15. A nossa geração está totalmente conectada. Hoje em dia todos utilizam a internet o que vem modificando cada vez mais a forma até de produção de programas televisivos, pois eles estão tendo que produzir produtos audiovisuais mais interativos onde não só assistimos o programa mais vamos um pouco mais além podendo até mesmo dar comentários e participar dos programas via internet. Nos dias atuais usamos a internet para assistir vídeos e até programas de televisão, onde os mesmos estão sendo produzidos e pensados no formato para internautas. Isso é com certeza uma forma de abrir o mercado audiovisual e dar novas possibilidades tanto na criação como nos números de mão de obra para a produção. Que viva a internet.

    ResponderExcluir
  16. A explosão do audiovisual no Brasil não é por acaso. O Brasil vem crescendo em todos os setores , principalmente na indústria cultural. Em Belo Horizonte por exemplo estão surgindo várias novas produtoras a cada dia que passa, porém não é o suficiente para tantas idéias, quem dera se cada brasileiro tivesse uma câmera disponível nas mão, tenho certeza que sairiam várias coisas interessantes. Muitos dos vídeos postados na internet não possuem conteúdos relevantes, mas há outros que de tão bem produzidos mereceriam prêmios. O mercado de propaganda e publicidade está cada vez mais amplo e surgem vídeos publicitários que mais parecem curtas de tao bem elaborado, como por exemplo o comercial da VIVO "Eduardo e Mônica" de 4:09 aproximadamente( quem não viu fica a dica). A internet é um meio para que diversas artes se cruzam, mas nada melhor que ter a 7º arte e derivados disponível em um grande acervo na sala da sua casa! \o\

    por: Luiza Fernanda F. meira

    ResponderExcluir
  17. Ah detalhe... e o vídeo "Eduardo e Mônica" exalta o crescimento das mídias e como as pessoas estão conectadas a cada momento do dia!

    Por: Luiza Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Laura Canedo de Moura Pires31 de agosto de 2011 às 08:29

    Acho que esta nota prova que o mercado brasileiro para o audiovisual é grande. O interesse e a procura no ambiente cibernético é alto.
    O cinema é um produto e se soubermos criar dentro da internet algo que fidelize a população como um site com programações criativas tornaremos o cinema uma profissão mais viável para seguir. Além disso vemos que não é apenas expondo um filme nas salas de cinema que podemos atingir o público.

    ResponderExcluir
  19. Rogério Ferreira Mendes Bernardes31 de agosto de 2011 às 09:41

    O que tenho a dizer sobre é que o público que assistem videos online(indiferentes do que sejam) é bastante grande no Brasil, mas penso que esses essa porcentagem (23%) devia aumentar. Site como o youtube ou o vimeo só tem a ganhar com isso, e junto com eles, nos mesmos também temos o que ganhar, pois estes são espaçoes amplamente acessados (não só em território nacional) e possibilitam a divulgação de nossas criações (não importando qual tipo de criação, seja videoart, clips, reportagens...)

    ResponderExcluir
  20. O Brasil vem passando por uma grande revolução na demanda de produtos audiovisuais na internet. Até poucos anos atrás os vídeos de maior acesso não passavam de recortes de programas jornalísticos ou vídeos caseiros filmados sem finalidade de divulgação, em geral populares por serem fatalmente cômicos. Hoje já temos diversos tipos de produtos pensados diretamente para a internet, desde vídeos que não exigem muito trabalho(como os vlogs), vídeos com uma produção pensada na linguagem audiovisual e feitos por profissionais da área (vídeos do site dos Anões em Chamas, por exemplo) até produtos mais comerciais, como os diversos vídeos publicitários que existem hoje exclusivamente na internet.
    Certamente a demanda de tais produtos também aumentou ao longo dos anos e, ouso dizer, que a produção não acompanha essa demanda. Canais como o Multishow e a MTV já se aproveitam do sucesso causado por certas personalidades na internet e os levam para a TV, porém com outro formato, deixando as produções destes para internet sem interferências. Os mesmos canais também possuem produções feitas para veiculação simultânea na TV e Internet.
    Fora os meios mais populares de veiculação desses vídeos, como o YouTube ou o Vimeo, ainda existem as redes sociais que contribuem muito na divulgação destes produtos. Também existem diversos blogs que divulgam vídeos, muitas vezes para um tipo específico de público.
    Tudo isso contribui para fazer da internet um veículo singular para a produção audiovisual, sem contar a possibilidade infinitamente maior de feedback que os canais de divulgação na internet possibilitam aos criadores dos vídeos. Com a preparação para a copa no Brasil a demanda por esse tipo de mídia deve aumentar exponencialmente, nos resta aproveitar e fazer com que a produção acompanhe.

    ResponderExcluir
  21. E interessante vermos como tem avançado esse sistema, eu trabalho fazendo planos de internet modem 3g e planos de internet para aparelho celular, a cada dia vejo que as pessoa querem estar on, ninguém quer ficar por fora das tecnologias ou dos meios de comunicação. Quando a pessoa vai adquirir um plano ela já pergunta se vai dar para assistir videos, isso confirma a pesquisa citada acima que a midia esta crescendo cada vez mais. A produção Brasileira avançado atráves dessas midias, devido ao acesso facilitador de expocisão e divulgação desses videos pela internet, o que antes eram apenas videos amadores hoje empesas brasileiras tem investido esses meios de comunicação o que faz crescer cada vez mais este mercado da indunstria audiovisual.
    Géssica Cândido

    ResponderExcluir
  22. Quer dizer que a produção audiovisual no Brasil só tende a aumentar.


    Daniel Lemos

    ResponderExcluir
  23. Esse crescimento vem da facilidade ao acesso a internet e a portabilidade dos aparelhos que fazem com que os videos online sejam muitos acessados. Agora é o momento de investir mais nessa ferramenta pois ela está crescendo e alcança um grande público com pouco gasto.

    Rodrigo Leão

    ResponderExcluir
  24. Apesar do fato da democratização dos meios de produção e exibição de conteúdo ser interessante até para nós, enquanto produtores de conteúdo (e muitas vezes sem grana, diga-se de passagem) percebemos que boa parte dos vídeos (de autoria própria, do próprio cara que posta o vídeo, não do que posta coisas da tv) tem péssima qualidade. Quando falo qualidade não falo de estética, (a Nelma que o diga) mas sim de conteúdo. Defendo democratização para os caras que querem promover algo de qualidade, como muitos vídeos que vemos por ai.

    ResponderExcluir
  25. Eu acredito que esse numero de pessoas que assistem videos na internet vai crescer ainda mais, porque a internet te deixa livre para assistir o que te interessa o que você tiver vontade. agora as pessoas não precisão mais assistir o que é imposto pelo os canais de televisão. hoje elas assistem o que querem na hora que querem.

    Ely Helbert Barbonaglia

    ResponderExcluir