quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conheça os serviços que permitem ver programas de TV a qualquer hora


Brasil já está na onda dos vídeos sob demanda, febre nos EUA.
Serviços permitem assistir a programas por streaming na rede.

Laura Brentano Do G1, em São Paulo, 15/08/2011

Assistir a filmes e seriados a qualquer hora se tornou uma tendência entre os usuários graças à internet. Velocidades de acesso cada vez mais rápidas permitiram que o internauta baixasse vídeos em alta definição, aproximando o computador das funções da TV. Agora, o movimento é no sentindo contrário: as TVs é que ganharam tecnologias que deixam nas mãos do telespectador a opção de escolher quando ele quer ver seu programa predileto.

“Algumas coisas não adianta tentarmos lutar contra. O consumidor quer assistir ao programa favorito dele a qualquer hora. A evolução da tecnologia da TV permitiu juntar a alta definição com essa característica sob demanda inerente da internet”, diz Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net, que lançou em abril o NOW.

A solução da Net é exclusiva para assinantes Net HD e Net HD Max. Assim que a tecnologia chega à região do cliente, um ícone do NOW entra automaticamente na TV, sem nenhuma cobrança adicional. Por meio dessa plataforma, o usuário pode navegar pelos programas e selecionar os episódios que quer assistir. Também há a opção de alugar filmes. Os lançamentos em HD custam R$ 10, enquanto do catálogo saem por R$ 3,90.

O NOW usa a capacidade da rede de fibras ópticas da Net para entregar o conteúdo aos clientes, diferentemente do Netflix, serviço de vídeos popular nos Estados Unidos e que anunciou que chegará ao Brasil ainda em 2011.

“O Netflix transmite vídeos inteiramente pela internet e depende da web para isso. Já o NOW usa apenas a rede de fibras da Net. Nos EUA, um serviço similar ao NOW foi lançado pela operadora Comcast há seis anos. Aqui demorou para chegar pois não tínhamos estrutura”, conta Hugo Marques, consultor de engenheira da Cisco no Brasil, que fornece a plataforma para o NOW.

Tanto o modelo do Netflix quanto do NOW possuem a característica de entregar vídeos por streaming, ou seja, as imagens não precisam ser baixadas ou armazenadas no computador ou na televisão antes de serem assistidas. “Eu aperto o ‘play’ no controle remoto e recebo o vídeo pela rede de fibra ótica ou pela internet automaticamente, sem precisar fazer o download do conteúdo”, explica Marques. No Netflix, os vídeos podem ser acessados de qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e notebooks. O NOW funciona apenas pelo decodificador da Net conectado à TV.

As operadoras TVA e Sky também possuem serviço de vídeo sob demanda com a mesma tecnologia do NOW – transmissão por fibra óptica. O “Sky on demand” disponibiliza 30 títulos entre filmes e shows para clientes HD. Depois de apertar o “play”, o usuário tem até 24 horas para assistir aos filmes. Alguns deles são gratuitos e outros custam R$ 4,90 e R$ 9,90. A TVA possui uma locadora virtual com 1,3 mil títulos. O serviço é oferecido apenas na cidade de São Paulo. Os custos variam entre R$ 3,90 (para filmes do catálogo) e R$ 9,90 (para lançamentos).

Aluguel de DVD
Nos Estados Unidos, por US$ 8 por mês, o usuário do Netflix pode assistir a filmes e seriados ilimitados pela internet em computadores e televisores. Por lá, TVs inteligentes e aparelhos multimídia já vêm com um aplicativo do Netflix instalado, como a Apple TV, que permite aos usuários fazer streaming de vídeos. Em maio, lojas que comercializam produtos da Apple no Brasil confirmaram que a empresa planeja vender cartões pré-pagos para o iTunes. Com a notícia, surgiram rumores de que a Apple TV também chegaria ao Brasil.

O Netflix foi fundado em 1997 como uma locadora virtual de filmes que entregava o DVD físico na casa do consumidor. A empresa ainda mantém esse serviço, assim como a brasileira NetMovies, criada em 2009 com o objetivo de vender assinaturas de aluguel de DVDs. Hoje, além dos 25 mil títulos disponíveis em DVD, a empresa tem 4 mil vídeos on-line que podem ser acessados por streaming em TVs conectadas, computadores e smartphones.

Por R$ 9,90 por mês, o usuário pode assinar um pacote que dá acesso ilimitado aos vídeos on-line. Por R$ 15,90, além dos vídeos por streaming, ele tem direito a receber um DVD físico em casa. Em 2010, o NetMovies lançou o primeiro serviço de venda avulsa para as TVs conectadas da LG. Em abril, o serviço “Premium” chegou às smarTVs da Samsung, que permite comprar filmes recém-lançados.

Na tabela abaixo, confira os serviços de vídeo por streaming que já foram lançados no Brasil e aqueles que devem chegar em breve.

JÁ CHEGOU AO BRASIL
NetMovies (Foto: Reprodução)
O NetMovies é uma locadora de vídeos virtual que disponibiliza 4 mil filmes on-line, para serem acessados por streaming pela internet, e entrega em casa mais de 25 mil títulos em DVD e Blu-ray. A assinatura ilimitada de vídeos custa R$ 10. Por R$ 15,90, o usuário ainda recebe em casa um DVD físico. A NetMovies já tem assinantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.
Net NOW (Foto: Reprodução)

O NOW é uma plataforma de vídeos sob demanda que leva filmes, seriados e programas de TV por meio de streaming para os assinantes. Nenhuma cobrança adicional é feita aos assinantes Net HD e Net HD Max para acessar programas de alguns canais. O aluguel de filmes custa R$ 10 para os lançamentos em HD e R$ 3,90 para os do catálogo. O NOW já está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Campinas.
Sky on demand (Foto: Divulgação)
O serviço “Sky on Demand" permite selecionar 30 títulos entre filmes, shows e documentários para assistir no horário que o assinante quiser. Alguns títulos da grade de vídeos são gratuitos. Filmes mais antigos custam R$ 4,90. Os últimos lançamentos saem por R$ 9,90. “Sky on demand” está disponível para os assinantes HD que possuem o equipamento SKY HDTV Plus. A Sky tem assinantes em todos os estados brasileiros.
TVA (Foto: Divulgação)
A TVA tem um serviço de vídeo sob demanda na Fibra TV que dá acesso a uma locadora virtual com 1,3 mil títulos – incluindo o lançamento de 100 conteúdos em HD. Os custos do serviço variam entre R$ 3,90 (para filmes do catálogo) e R$ 9,90 (para lançamentos, disponíveis durante 24h). O vídeo sob fibra é oferecido apenas na cidade de São Paulo pela TVA.
Muu (Foto: Divulgação)
A Globosat desenvolveu o site Muu, que permite assistir a programas na íntegra em dispositivos móveis e no computador. São 1,4 mil horas da programação dos canais Globosat, como filmes do Telecine e programas do Multishow e GNT. Por enquanto, o serviço está disponível apenas para assinantes da Net, que podem se cadastrar gratuitamente no site. O site Muu pode ser acessado na internet de qualquer lugar do país.

ESTÁ PARA CHEGAR
Netflix (Foto: Divulgação)

Netflix oferece filmes e seriados por streaming na internet. Os vídeos podem ser acessados inclusive em aparelhos móveis, como smartphones. Por US$ 8, usuários do Netflix podem assistir por tempo ilimitado a filmes e episódios de programa por streaming. Em julho, o Netflix anunciou que irá expandir seu serviço para a América Latina, incluindo o Brasil, ainda em 2011.
Apple TV (Foto: Divulgação)
O aparelho Apple TV permite fazer streaming de seriados e filmes diretamente da internet para as televisões, sem a necessidade de armazenar o conteúdo em um disco rígido. O aluguel de filmes parte de US$ 3. Em alta definição, o preço começa em US$ 4. O usuário tem 30 dias para começar a assistir ao filme. Os programas de TV podem ser alugados a partir de US$ 2 e, em HD, por US$ 3. Segundo lojistas, a Apple está preparando o lançamento de cartões pré-pagos para o iTunes no Brasil. A notícia pode sugerir que a Apple TV também está prestes a chegar ao país.

Prezadas e Prezados, como tais mudanças de distribuição vão afetar a produção audiovisual e o modo dos seus profissionais encararem sua profissão?

27 comentários:

  1. Essas mudanças são positivas para a produção audiovisual, pois são uma adaptação do mercado de distribuição, que perdeu a maioria de seus consumidores. As pessoas deixaram que alugar filmes nas locadoras e buscam na internet a facilidade de se baixar e assistir filmes gratuitamente. Os profissionais da área devem pensar nesses serviços como uma boa saída dos seus filmes, e sempre estar buscando o que é de mais novo no mercado audiovisual.

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  2. A possibilidade de alugar filmes virtualmente é uma boa saída para a decrescente popularidade de vídeo-locadoras físicas; as pessoas já não querem mais estar sujeitas a grades de TV e horários específicos, portanto, é importante que o mercado acompanhe essa tendência e dê mais independência ao consumidor através de sistemas como o Netflix, que possibilitam um acesso vasto, fácil e cômodo a filmes e seriados, mas que também respeitam cineastas e produtoras ao gerar lucro e não apoiar a pirataria.

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  3. Laura Canedo de Moura Pires5 de setembro de 2011 às 04:55

    Essas mudanças que fazem parte de um processo natural de evolução da humanidade que procura sempre tornar tudo mais fácil e rápido para manter o consumidor interessado irá apenas democratizar ainda mais o audiovisual. A tendência agora é tentar tornar mais qualitativo para o consumidor pagar pelo que ele deseja assistir do que obtê-lo gratuito na internet. Para quem produz cinema isso é ótimo, pois o mercado se expande e mantém formas de cobrar o consumidor.

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  4. É muito bom esses novos serviços da net, ter acesso a filmes, seriados e programas de tv por preços tão pequenos é um mínimo investimento que vale muito apena, pois você tem a comodidade de nao sair de casa para alugar um filme, assistir um capítulo de novela que você perdeu, acompanhar uma série online. Há alguns sites que disponibilizam gratuitamente filmes e séries completas, como por exemplo o site ARMAGEDDON, que não é preciso baixar, apenas escolher, clicar e esperar alguns segundos para carregar. Acho o máximo poder fazer isso, pois polpo grana e tempo.

    por: Luiza Fernanda

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  5. Ah esqueci de responder a pergunta.
    Bem, com essas mudanças é provavel que tera um lado positivo e negativo, o lado positivo é que as pessoas terão mais acesso aos meios audiovisuais e com isso a divulgação de um filme, por exemplo, será bem maior. Já o lado negativo é que acabará perdendo o lucro que tinha com as locadoras físicas, mas acho que esse problema é facil de contornar, é apenas questão de tempo.

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  6. Tenho esperança que a demanda dos serviços nos setores do audiovisual tenha uma produção elevada, pois o saudosismo pode fazer com que o público assista uma relativa percentagem de seriados mais antigos , com produção extinta e com isso a oferta de oportunidades de novas produção entrarem em declínio.As novas tecnologias facilitam ao usuário um conforto e certo poder de escolha, assistir programas com liberdade de horário e mobilidade, é um atrativo a mais.A distribuição provavelmente será mais dinâmica e barata.

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  7. Tenho esperança que a demanda dos serviços nos setores do audiovisual tenha uma produção elevada, pois o saudosismo pode fazer com que o público assista uma relativa percentagem de seriados mais antigos , com produção extinta e com isso a oferta de oportunidades de novas produções entrarem em declínio.As novas tecnologias facilitam ao usuário um conforto e certo poder de escolha, assistir programas com liberdade de horário e mobilidade, é um atrativo a mais.A distribuição provavelmente será mais dinâmica e barata.

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  8. Rogério Ferreira Mendes Bernardes

    Penso que essa mudança de distribuição exigirá uma adaptação por parte do profissional, já que o expectador já não se prende a um determinado horário para assistir seu filme e programa preferido. Acho que as locadoras físicas vão perdendo espaço para o virtual e vão necessitar migrar para o meio virtual para que "sobrevivam". Também acho que o profissional deverá criar formatos de filmes ou programas direcionados principalmente para outras mídias que não seja a TV, como os smartphones por exemplo. Além desta ser uma ótima forma para determinadas pessoas assistirem seus programas e filmes, já que não poderiam ficar presas aos horários fixos, pois trabalhavam ou não dispunham de tempo.

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  9. Estou gostando de ler essas reportagens porque elas realmente acompanham a velocidade e qualidade com que o audiovisual tem se desenvolvido atualmente.
    Somos consumidores desses produtos e gostamos da comodidade e facilidade na obtenção. Pedir filmes pela internet pode ser ruim para as locadoras físicas, obrigando-as a mudar como o mercado pede, mas isso se faz necessário - para agradar o cliente e para ela própria não falir. Sendo assim, a criação de uma plataforma online seria muito útil, facilitando o acesso do consumidor.
    Quem oferece o serviço primeiro, sai ganhando.
    Entretenimento e diversão sem sair de casa é um grande investimento.
    Os horários da TV nem sempre possibilitam os espectadores, essa nova forma gera também facilidade no acesso do espectador ao conteúdo que nem sempre pode assistir, valorizando assim, a produção audiovisual de maneira cômoda.
    Penso que tais mudanças afetam a produção no que diz respeito à diversdade de formatos existentes, as pessoas vão assistir em celulares, iPads e mídias diversas o que exige que o profissional se adeque às diferentes formas de "divlgação" do seu trabalho. Encarando com tranquilidade, as mudanças são muito positivas e visam abranger cada vez mais pessoas.

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  10. Vejo como algo muito positivo para a divulgação e comercialização dos filmes, pois se uma media de 50% viam filme creio que esse numero deve almentar para uns 85%, pois a pessoa poderá assistir o filme dentro do carro, no onibus em uma fila de espera e o melhor de tudo que não estará baixando o seu filme de graça ela pagará para assistir o que aumentará o lucro do seu filme se você tinha que gasta na divulgação certa quantia de dinheio acredito que não irá pecisa devido a divulgação pela internet. E também as formas de produção creio que irão ocorrer mudanças para melhor. Ainda é muito novo, mas geralmente nos adaptamos as novas tecnologias lembrando quem vai ao cinema com os amigos não irá deixa de assisti aquele filme e comer a pipoca junto com os amigos.

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  11. A facilidade e a conveniência de se poder a qualquer hora ver o seu programa favorito, é uma coisa revolucionária. Desse modo, não estaremos sujeitos a TV e sim ela que estará a nós. Eu mesma adoraria não ter de baixar uma série ou filme e ter de vê-lo pela tela do computador, que mesmo sendo de bom tamanho, não é algo exatamente confortável. Também penso nos meus pais, que por não se interessarem tanto pela internet, acabam não podendo consumir produtos de grande qualidade. Ver pela TV facilitaria demais a vida deles.

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  12. Essas evoluções tecnológicas impostas como positivas para os consumidores precisam ser adaptadas por uma produção audiovisual ainda focada em outras formas de distribuição. A questão da propriedade, do autor, devem ser levadas em conta, já que a tendência é a disseminação gratuita dos produtos. A cultura de massa precisa do "novo" para se estabelecer no mercado, e estas novas mídias são um meio de alcançar isso. Na minha opinião isso tudo tem um grande lado negativo que é a valorização do individualismo, e os profissionais da área devem se preocupar em não virarem escravos de suas criações.

    Daniel Lemos

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  13. Os avanços tecnológicos contribuem cada vez mais para o acesso do espectador às produções audiovisuais, o que é de grande importância para os profissionais da área.
    Penso serem de grande valia esses novos sistemas e uma ótima saída para os distribuidores cinematográficos ao lidarem com a pirataria e a disseminação de filmes pela internet, facilitando ainda mais o acesso e provendo produtos de qualidade aos espectadores.

    Helena Vannucci.

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  14. uma visao afetada pela realidade tecnologica moderna mas uma releitura do crescente pensamento tudo ao mesmo tempo agora sempre fiel a natureza da raça e a necessidade do novo. o cinema e o audiovisual se recria sempre mas sempre identificaveis sao apropriaçoes de outras epocas proximas.
    deixar aberto a novas opcoes no roteiro na historia e na narrativa tal que o proprio filmar se adapte mas torcer para que por mais, novas tecnologias estejam sempre patrocinando novos talentos e velhos debates criativos. profissionais escolhem esse ramo e estao preparados para se renovarem e se recriarem, como o proprio meio escolhido nunca parou e novos profissionais tem mais oportunidades de escolha de enveredamento
    particularmente o acesso hoje em dia é mais importante que qualquer outro fator

    thiago sobreira

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  15. Esses novos serviços de distribuição podem vir a ser uma boa ajuda na luta contra a pirataria.
    Uma vez que os consumidores desses serviços podem obter os filmes, serie e shows que querem ver por um preço bem mais acessível, do que o que costumavam pagar através da compra de DVD`s e mais compatível com os produtos piratas, possivelmente, irão diminuir o consumo de produtos ilegais. E assim, provavelmente, os profissionais do mercado de audiovisual, voltarão a receber um lucro justo advindo de seus trabalhos.
    Mônica Maia

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  16. Há um bom tempo locadoras físicas vem falindo por conta da concorrência com os camelôs que vendem filmes (nem sempre de boa qualidade) a preços mais baixos. Então essa nova tendência do mercado (exposta no texto) se torna uma boa saída para diminuir a pirataria pois aposta em proporcionar comodidade e liberdade de escolha - por parte de quem solicita o serviço - por um preço mais acessível.
    É positivo para os profissionais do audiovisual pois gera mais lucro para quem produz e para quem divulga o produto através desses novos serviços.

    Thaís Rocha

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  17. Com a ramificação desses serviços e com o aumento da concorrência entre eles (TVA, Sky on Demand, NOW, etc. ) os filmes e os seriados tendem a melhorar a qualidade da produção e do conteúdo, o que exige maior número de produções audiovisuais. Um ponto importante que por via streaming a possibilidade de aumentar o número de canais dá abertura para produções independentes que, pode ou não ser aliadas as emissoras dominantes.

    O acesso a informação tem ficado cada vez mais fácil com os aparelhos digitais móveis e, a produção em demanda destes equipamentos barateia o custo e aumenta a rotatividade. Para o meio ambiente é deplorável.

    Por outro lado a dependência de obter tais equipamentos só aumenta e as mídias impressas atrofiam cada vez mais o que faz ficarmos na mão do acesso a internet.


    Sérgio Hortale Castelo Branco Neto

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  18. É claro que quanto mais a tv puder alcançar melhor. A mudança que existe para nós, profissionais do audiovisual, é que cada vez mais pessoas tem acesso ao conteúdo, em diferentes plataformas e múltiplos locais. É mais difusão de conteúdo, com a possibilidade do espectador escolher o que quer assistir. Além disso, é democrático por um lado e por outro não, porque embora o preço do pacote seja acessível, em alguns casos o espectador tem que ter uma tv com acesso a internet, ou ser cliente NETHD (que é mais caro).

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  19. Creio que esses avanços tecnológicos contribuem para o aumento de pessoas que irão consumir e aumenta o quanto elas irão consumir e as diferentes plataformas instiga os profissionais do audiovisual a serem mais criativos.
    O que se faz hoje no computador poderá ser feito pela televisão e o melhor, sem esperar baixar o conteúdo que se deseja assistir.

    Rodrigo Leão

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  20. Com certeza todo o aumento das possibilidades de podermos consumir o que quisermos a hora que quisermos é bem vinda. Meu maior medo desses avanços é com a qualidade não apenas de imagem, pois, hoje tudo é HD ou Full HD, então na questão de imagens acho que não teremos problemas. Mais na questão de produtos, seria um problema, pois, com mais possibilidades de veiculação e necessidade de mais produtos audiovisual, pode gerar uma banalização dos produtos ou programas.

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  21. Meio que complementando o que o João disse acima. Eu até concordo que pode haver essa possibilidade de banalização, mas pode ser que isso seja a oportunidade que precisamos para nos destacar. Nós, com os conhecimentos práticos e teóricos adquiridos na faculdade temos mais é que aproveitar.

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  22. Penso que este excesso de possibilidades faram que nós, profissionais da área, sejamos ainda mas preparado.Pois o público que estamos lindado será um p;ublico que possui mais acesso, verá de tudo que é possivel, e que é ainda mais imediatista.O grande problema que vejo em relação a tudo isso, é a qualidade destes produtos.Pois a demanda será ainda maior e de uma forma muito facilitada.Se, com tudo fosse, feito também, um insentivo para a produção do audiovisual, todas essas evoluções tecnologicas e de mercado, serias a grande oportunidade que o Brasil precisa para se tornar ,de verdade, uma indústria cinematográfica de qualidade.

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  23. A pirataria atrapalhou muito o mercado das videos locadoras, muitas ate fecharam as portas. Esses novos serviços viram em uma boa hora. agora o telespectador poderá escolher o programa ou o filme e a hora em que ele quiser assistir. isso tudo com o peço acessível. Com esse poder de escolha do telespectador o número de produções audiovisuais aumentaram e cada vez sugiram com mais qualidade para poder a gradar o publico que vai poder ter liberdade de escolher o que quer ver.

    Ely Helbert Baronaglia

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  24. Poder montar uma programação personalizada, com filmes, series e programas preferidos para assistir a hora que quiser atrai o "cliente". além de TVs assim, com programação diversificada, ser uma grande oportunidade para nós entrar no mercado, já que terá mais TVs e uma necessidade mais de diversidade de programas pra agradar a todos os gostos.

    Ana Pessôa

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  25. Creio que a diversificação dos canais de divulgação abrirá novos caminhos para os profissionais do audiovisual.
    Muitas das produções em nosso país, por carência de divulgação e exibição, estão fadadas ao total anonimato. As novas possibilidades poderão contemplar não só as grandes produções, mas propiciará o surgimento de novos valores.
    A formação de um mercado especializado acarreta também a formação de um público mais exigente e ávido por novidades. A liberdade de escolha aliada à flexibilização da programação resulta maior dinamismo e concorrência salutar, reduzindo o custo dos produtos.
    A expansão nessa área poderá aumentar a demanda de profissionais especializados, reduzindo a migração destes para outras áreas

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  26. Com a possibilidade de distribuição tão grande, faz aumentar o número de produções audiovisuais. E como alguns colegas também comentaram, o melhor desse novo meio é que mantém o lucro do produto, mas com um preço acessível para o consuidor. Juntamente com o preço podemos tomar como ponto positivo os vários meios de se obter esse serviço, não é limitado só para quem tem TV paga por exemplo.
    Mas vale ressaltar que essa novidade é fruto da busca do telespectador de poder montar sua própria grade de programação, hoje as pessoas não querem mais ficar presas a programações pré-definidas, elas querem assistir o que quiserem na hora que quiserem com o máximo de conforto possível. E é exatamente essa a proposta.

    Marina Maciel

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