terça-feira, 6 de setembro de 2011

Planejamento do Governo prev}e investimentos em comunicação

De Samuel Possebon - Tela Viva News - Políticas públicas - 31/08/2011, 19h58

O Ministério do Planejamento divulgou nesta quarta, dia 31, o planejamento de investimentos do "PPA 2012 - 2015 - Plano Mais Brasil", com metas de investimentos em infraestrutura e planejamento para setores estratégicos. A área de comunicação ganhou espaço, sob a rubrica " Comunicações para o Desenvolvimento, a Inclusão e a Democracia", cujo objetivo é investir até 2015 R$ 11,7 bilhões em ações que visam "expandir a infraestrutura e os serviços de comunicação social eletrônica, telecomunicações e serviços postais, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade", "promover o uso de bens e serviços de comunicações, com ênfase nas aplicações, serviços e conteúdos digitais criativos para potencializar o desenvolvimento econômico e social do País" e "promover o desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira das comunicações e sua inserção internacional a partir do fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e do estímulo ao uso de bens e serviços com tecnologia nacional".

As metas estabelecidas para este plano incluem os seguintes pontos:

* Chegar a 40 milhões de domicílios com Internet banda larga de qualidade por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL)

* Instalar Telefone de Uso Público (TUP) em todos os postos de saúde públicos e escolas públicas, ambos localizados em área rural.

* Cobrir 91,5% da população brasileira com o serviço de telefonia móvel

* Atender todas as escolas públicas rurais com Internet banda larga

* Atender 100% dos distritos, com população igual ou superior a 500 habitantes, com atendimento postal básico

* Ofertar banda larga fixa a 10 Mbps e móvel em redes 4G nas cidades-sede da Copa das Confederações de 2013, da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, bem como atender aos requisitos de qualidade necessários à realização dos eventos

* Garantir que 70% da população faça uso da internet banda larga e discada (seja em casa, no trabalho, em telecentros), levando em consideração desigualdades regionais e socioeconômicas.

* Elevar para 70% a participação da produção nacional no mercado nacional de equipamentos e aparelhos de telecomunicação.

Os objetivos e o descritivo do PPA 2012-2015 estão disponíveis no site do Ministério do Planejamento, no endereço http://www.planejamento.gov.br/noticia.asp?p=not&cod=7571&cat=155&sec=10




Prezadas e Prezados, para aqueles que acreditam que a política nada tem a ver com eles, e para aqueles que acreditam ao contrário, o que essa notícia afeta o profissional de audiovisual, na opinião de vocês?

23 comentários:

  1. Já estava passando da hora de ter um investimento em comunicação no Brasil, pois a comunicação é essencial para os dias de hoje. Os brasileiros agora terão chances de usurfruirem da tecnologia e de ficarem ligados com o que acontece no mundo. A internet é um meio extremamente importante para os profissionais de auodiovisual e com o maior acesso da população brasileira à internet crescerá também a divulgação e a veinculaçao dos trabalhos desses profissionais.

    ResponderExcluir
  2. Um dos problemas enfrentados por quem estuda comunicação, é justamente não saber onde exibir seus produtos. Hoje é uma bobagem achar que só porque estudamos cinema, faremos produtos para tela grande. Se a tecnologia se estender a todo território nacional, será um facilitador no nosso trabalho, além de ser um incentivo para produzirmos mais.
    A questão mais genial sobre a tecnologia da informação, é justamente a quebra das barreiras territoriais. O que eu faço aqui, pode repercutir no mundo inteiro. E saber que o governo pretende investir nisso, é ficar aliviado em ver que a sim, a preocupação de se inserir a população na cultura audiovisual.

    ResponderExcluir
  3. Essas melhorias afetam os profissionais do audiovisual positivamente, aumentando o espaço de trabalho, mas por outro lado, nada disso tem efeito enquanto a mentalidade dos consumidores continuar bloqueada e limitada pelo conteúdo da cultura de massa.


    Daniel Lemos

    ResponderExcluir
  4. Investimentos culturais são sempre fundamentais em qualquer nação. Ao permitir o acesso ao conhecimento o Estado incentiva melhorias em todas as áreas públicas e faz com que o povo tenha chances de alienar-se menos. Para o audiovisual, os investimentos são fundamentais já que uma das mais palpáveis fontes de auxílio dessas produções é o governo e suas políticas de incentivo.
    Essas medidas beneficiarão o profissional de audiovisual pois ele terá maiores chances de realizar projetos, movimentando assim esse mercado não tão valorizado ainda.

    Helena Vannucci.

    ResponderExcluir
  5. Política e audiovisual tem muito a ver até porque muitas produções audiovisuais são beneficiadas por leis de incentivo à cultura, portanto, o que a política define quanto à cultura afeta o mercado de audiovisual.
    Mais recentemente também foi criado o projeto de lei que incentiva a produção audiovisual local, obrigando certas emissoras a ter um número mínimo de produções na região onde sua sede está instalada.
    Então esses novos investimentos também serão favoráveis à produção de audiovisual e aumenta a possibilidade de alcance dessas produções, mas isso não significa que toda a massa vá usufruir de produtos de qualidade, pois ainda tem a questão da mentalidade dos consumidores que o Daniel mencionou. Pode-se agora disponibilizar para a maioria, mas não se pode obrigar a consumir bons produtos audiovisuais, pois o livre-arbítrio e a alienação afetam diretamente na opção do que é visto e utilizado na internet.

    Thaís Rocha

    ResponderExcluir
  6. A internet é uma ferramente extremamente importante de comunicação. Cabe ao profissional do audiovisual saber canalizar a atenção dos internautas para o que quiser "vender", sejam bons produtos culturais ou propagandas ideológicas.

    ResponderExcluir
  7. Creio que essas mudanças são positivas não só para o profissional do audiovisual, como para o cidadão brasileiro. Porém, é uma pena que essa mudanças sejam todas para longo prazo. O PNBL (Programa Nacional da Banda Larga) por exemplo, tem o prazo previsto para o fim de 2012 e o projeto ainda está sendo concebido. Olhando pelo lado bom, pelo menos iniciativas governamentais como essas devem ser apoiadas e incentivadas, pois infelizmente aqui no Brasil ainda dependemos muito de ações do governo para promover cultura e comunicação, como as leis de incentivo.

    ResponderExcluir
  8. Essas mudanças irão contribuir para o profissional do audiovisual pois irá aumentar o número de pessoas que irão ter acesso a internet que hoje é um dos principais meios usados pelos profissionais dessa área.Só espero que as metas estabelecidas nesse planejamento sejam realmente concluídas.

    Rodrigo Leão

    ResponderExcluir
  9. Bom se esse projeto sair do papel com dignidade! será um ótimo negócio. Infelizmente falando de Brasil, onde a corrupção e a falta de compromisso por parte das autoridades políticas e de todas as autoridades estamos sempre descondiados e nunca com muitas esperanças nesses projetos. Tomara que isso saia do papel e entre na vida de todos com qualidade e funcionalidade mostrando que nosso país merece. E com isso estaremos mais conectados e dando possibilidades de todos de todas as classes sociais se interagirem e ter acesso as novas técnologias, o que tanto para educação quanto para cultura vai ser um grande passo. Mas só de estarem pessando em fazer essa distribuição da comunicação já é um bom sinal. Espero que tudo saia conforme o que eles escrevem pois será um grande crescimento para todos.

    ResponderExcluir
  10. Vemos que para nos do audiovisual será muito importante esse investimento, pois as pessoas terão maior acesso aos produtos audiovisuais através da internet, esperamos que esse investimento realmente seja feito e usado para seu propósito que é a população conectada a internet e se comunicando através da telefonia. A política tem um papel fundamental no audiovisual, pois sem elas não teríamos as leis de incentivos audiovisuais, precisamos de mais leis de incentivo para os produtos audiovisuais brasileiros.

    ResponderExcluir
  11. Penso que nossa vida não existiria da mesma forma sem a politica. Ao contrário do que muitos pensam se não fosse por nossos políticos (ainda que uma parte deles corruptos) o Brasil não sairia do lugar.
    E sim, são leis como essas que auxiliam no processo de comunicação entre todas as pessoas.
    Para nós, profissionais do audiovisual (ou pelo menos aspiras) cada um daqueles itens, principalmente as relativas a internet, são umaporta muito grande.
    A lógica é simples:
    1-Muitas pessoas tem acesso à internet.
    2-Muitas pessoas (com gostos diferentes) querem conteúdo de qualidade
    3-As pessoas têm, geralmete, um grande apreço por produtos audiovisuais.
    4-A gente aproveita essa brecha e ganha rios de dinheiro.

    Acho que para quem é apolitico, depois disso tem que, pelo menos considerar que os politicos nos ajudam heim.

    ResponderExcluir
  12. Eu, particurlamente falando, não sou nada fã de politica. E esses dados não ajudando a mudar a minha opnião. Pois incrivelmente, eles prometem, cumpreem algumas coisas sim, mas ao mesmo tempo tiram outras que nem se deveria mecher. Acho que essa questão possui 2 lados, pois a internet alcansando ainda mais casas, quer dizer que todos teram acesso a informação, mas ao mesmo tempo, haverá toda aquela banização de videos, musicas, informaçöes outros conteudos, como já está sendo feito. O que é pessimo para os profissionais que trabalham com o audiovisual.Pois enquanto nos matamos e estudamos muito para fazer algo bacana, porcarias estão sendo postadas e tendo audiencias altissimas.

    ResponderExcluir
  13. Eu penso que o investimento em comunicação é útil em nosso desenvolvimento social, político, econômico...
    Conheço de perto a realidade de uma Assessoria de Comunicação e sei o quanto é importante divulgar informações, integrar as pessoas, tornar acessível o conhecimento e o profissional da área audivisual encontra mercado nessa área. Ela é ampla e acolhe a todos nós, sem fazer muitas distinções.
    Acho muito certo o governo investir nisso e melhorar a estrutura da comunicação, as pessoas tendo acesso à ela vão ganhar e muito!
    Espero que isso saia do papel e seja realmente o que promete.

    ResponderExcluir
  14. Essa noticia nos afeta positivamente, é claro. Mas apesar da boa intenção de expansão dos meios de comunicação penso que este plano é bastante pretensioso, e não acredito que vá alcançar todos os seus objetivos. Mas como já disse, essas informações contribuem bastante para nós que trabalhamos (ou trabalharemos) com comunicação no Brasil, pois aumentando o numero de pessoas com acesso a internet (e outros meios) teremos mais espaço de atuação no mercado de trabalho, mas ainda assim estaremos, nem que seja de forma mais branda, dependendo de leis de incentivo, por outro lado isso será bom também para o restante da população que terá meios de se comunicar com mais eficiência e com um custo menor.


    Rogério Ferreira Mendes Bernardes

    ResponderExcluir
  15. Creio que esse ganho, não surgiu do reconhecimento da necessidade da melhoria de nossas condições de vida, mas sim de uma melhor adequação de nossos meios de comunicação, para que possamos nos preparar para os grandes eventos esportivos que virão.
    Mas do despojo dessa batalha para impressionar o mundo, poderemos com certeza colher ótimos frutos.
    Conhecedores da alta competência administrativa e da incontestável honestidade de nossos políticos, só nos resta torcer para que o ônus dessas melhorias não pesem sobre os nossos ombros num futuro próximo.
    Belo Horizonte poderá ter recursos ainda melhores, cogita-se, além da possibilidade da abertura da Copa, de sermos uma espécie de centro de comunicação do evento. O investimento traria benefícios permanentes para nós.
    Que isso se torne realidade!

    ResponderExcluir
  16. fiquei muito feliz com esta matéria pois percebemos que o Brasil esta caminhando mesmo que lentamente. Os meios de comunicação são de extrema importância para o crescimento da Nação. facilita muita a vida de varias pessoas!Mai ai fica a pergunta porque começamos a investir só agora? Sera que tem algo a ver com a copa do mundo de 2014?

    Ely Helbert Barbonaglia

    ResponderExcluir
  17. Este novo investimento do governo brasileiro na área de comunicação significa mais uma vez, uma melhora e novas oportunidades para os profissionais do audiovisual. Este investimento deverá incluir novos e diferentes tipos de usuários de internet no mercado, fazendo aparecer, também, uma diferenciação na demanda dos produtos audiovisuais oferecidos, dando oportunidade destes profissionais inovarem e criarem novos formatos, temáticas e linguagens para seus projetos.
    Mônica Maia

    ResponderExcluir
  18. Investimento em comunicação é super importante para o país. Com tanto acesso a diversos meios de comunicação é estranho pensar que ainda há lugares que não tem acesso a internet por exemplo. E esses "novos" meios de comunicação são oportunidades de trabalho para nós, estudantes de cinema, locais para a divulgação dos nossos trabalhos. Mas não só isso, uma população "conectada" é uma população mais informada.

    Ana Pessôa

    ResponderExcluir
  19. Um plano que se sair do papel trará benefícios mais as iniciativas privadas do que para a sociedade, o bem público. Pelas metas estabelecidas, no primeiro item, no segundo , no quarto e no quinto facilita a comunicação de pessoas de baixa renda, incluindo-os na era digital. Por outra lado os outros itens vai privilegiar as cidades que serão sede das copas (altamente comercial), também favorecer as industrias fabricantes de equipamento e de aparelhos de telecomunicação, ás operadoras de telefonia e o de garantir do uso a banda larga vai levar em conta as desigualdades regionais e socioeconômicas. O plano ficaria mais correto se tirassem a Democracia do slogan. Isso é politicagem.

    O que afeta os profissionais do audiovisual?

    Enfim, levando em consideração o efeito dominó, aumentando o investimento para as grandes empresas vai aumentar a necessidade de contratar mais pessoas a tais empresas e de quebra do que sobrar um acordo com produtoras independentes, ajudando o profissional audiovisual.


    Sérgio Hortale C.B Neto

    ResponderExcluir
  20. Laura Canedo de Moura Pires3 de outubro de 2011 às 19:19

    Suponho que não tem ninguém aqui que ache que a política não tem nada a ver com eles. A expansão da comunicação amplia um pouco a autonomia de quem mexe com audiovisual. Esse espaço visado é um avanço. Como a produção nacional em Tvs irá aumentar consequentemente existem mais chances de emprego para todos. Não gosto de ver o mundo como um processo alienante desconstrutivo eterno. Acho que para quem faz a escolha de percorrer a carreira, tudo é esperança. Temos de admitir as tendências conservadoras de nossa TV, mas nada é congelado no tempo e no espaço. Torço para conseguirmos admitir também os avanços.

    ResponderExcluir
  21. Não há nada melhor para um iniciante na área de cinema e audiovisual do que a internet como meio de divulgação. Além de ser gratuito é mundial, e agora com o apoio do governo de levar a internet e a banda larga de no mínimo de 10Mb para as principais cidades faz desse meio mais influente em ambito nacional.
    As pessoas, no momento, estão acostumados com o padrão televisivo que nós cineastas tanto reclamamos, mas isso acontece por que a maioria da população brasileira não acesso a outro tipo de produto. Com a intervenção do governo, a forma de se fazer audiovisual pode mudar e tornar mais experimental, pois é exatamente isso que a internet propõe: experimentação.

    Marina Maciel

    ResponderExcluir
  22. Como tudo na vida é interligado, a política e a economia abrem portas para várias discursões, principalmente para o entretenimento, pois a copa do mundo e o audiovisual estão presos nas suas relações de exibição em um âmbito maior.Os novos investimentos poderão promover uma produção gigantesca no setor audiovisual, assim como em outros setores, sejam eles na industria de novas midias, como no turismo e até mesmo na política pois se produzem novos candidatos a cada dia.Já no setor audiovisual essa avalanche de investimentos proporciará mais oportunidades de empregos a cineastas novos e velhos.

    ResponderExcluir
  23. Como tudo na vida é interligado, a política e a economia abrem portas para várias discursões, principalmente para o entretenimento, pois a copa do mundo e o audiovisual estão presos nas suas relações de exibição em um âmbito maior.Os novos investimentos poderão promover uma produção gigantesca no setor audiovisual, assim como em outros setores, sejam eles na industria de novas midias, como no turismo e até mesmo na política pois se produzem novos candidatos a cada dia.Já no setor audiovisual essa avalanche de investimentos proporcionara mais oportunidades de empregos a cineastas novos e velhos.

    ResponderExcluir