domingo, 21 de agosto de 2011

Os bastidores do Jornal Nacional



Prezados, um telejornal é, talvez, a mais complexa produção audiovisual de uma emissora de TV. Sendo um 'jornal nacional', o tamanho do problema é proporcional. Vejam o resumo acima e dêem suas primeiras impressões.

24 comentários:

  1. Uau,é incrivel só de pensar que isso é feito todos os dias. E o mais interessante é sem dúvida a organização de tudo e de todos, ao longo de todo o processo. Me parece uma loucura!

    Vendo esse video,fico imaginando se não é esse tipo de organização e comprometimento que falta nos outros telejornais, porque é possivel ver que o Willian Boner é comprometido com o que faz e prefere estar em todo o processo(sendo ele o ''chefe''). Isso influência na qualidade, não só da informação,falo isso porque tenho assistido sempre ao jornal do canal globo news e tenhho certeza que o processo é o mesmo, e a qualidade é excelente.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, um telejornal é um excelente exemplo de trabalho de equipe, principalmente pela dinâmica exigida para um produto que pode mudar de minuto para minuto. Uma grade inteira de notícias pode cair diante de um grande evento nacional ou mundial e, toda a equipe do jornal tem que estar preparada para os novos acontecimentos. Diante da rapidez da internet na divulgação de fatos e da existência de canais de notícias 24 horas, é interessante refletir: O quê ainda nos liga ao Jornal Nacional ? 70% dos brasileiros ligam seus aparelhos às 20:30 hs na Globo e acompanham as notícias do Brasil e do mundo. É sem dúvida um telejornalismo de alta qualidade mas, o conteúdo estruturado em tragédias, escândalos de corrupção e futebol, deixa um espaço insignificante para notícias que trariam mais esperanças para o povo brasileiro. A realidade também é constituída por boas ações.
    Inês Peixoto

    ResponderExcluir
  3. A impressão que tive ao ver o ritmo acelerado com que todos profissionais do telejornal trabalham foi a mesma da Luisa, uma loucura! É preciso muita organização e profissionais experientes para trabalhar sobre pressão com tão pouco tempo para realizar as tarefas além dos imprevistos e matérias de última hora para serem realizadas e editadas. E mesmo tudo sendo feito tão rapidamente e a transmissão sendo feita ao vivo é raro presenciarmos algum tipo de erro da produção ou dos âncoras... a pressa não é tão inimiga da perfeição (se tratando de telejornais)!

    Thaís Rocha

    ResponderExcluir
  4. Quando nos ligamos a TV e vemos um telejornal, nunca paramos para pensar o quão trabalhoso é a sua elaboração. Desde a escolha das noticias, passando pela produção, finalização e edição até o momento que essa reportagem vai ao ar, dezenas de profissionais trabalham em um ritmo frenético que chega a assustar. A rapidez com que essa produção é feita, é algo muito estranho para quem estuda cinema e ouve que a produção é a etapa mais importante e que leva de meses a anos para ser elaborada.
    Em TV todo o processo é impressionante bom considerando o tempo, em que tal produto foi concebido.

    Por: Aline S.S. Nogueira

    ResponderExcluir
  5. Trabalhar no Jornal Nacional deve causar no mínimo uma ansiedade generalizada, não só há um esforço descomunal na preparação do programa como todos tem de ficar atentos para qualquer improviso ou notícia de última hora, que certamente são frequentes. É impressionante o nível de organização da Globo, já que raramente detectamos falhas no programa e tudo corre – ao menos aparentemente – com precisão e segurança, apesar de que o próprio ambiente do programa demonstra um certo nível de tensão contida. A Globo possui uma disciplina de trabalho de competência similar à televisão americana - tudo é pontual, organizado e rígido (não é de se surpreender que o noticiário já tenha sido indicado ao Emmy cinco vezes); porém, essa mesma rigidez que faz da Globo a potência que é, é uma rigidez que assusta, pois nos faz questionar o quanto a emissora vela e deturpa em prol de um nome a zelar e se as notícias que recebemos estão realmente isentas de qualquer viés político-partidário ou econômico.

    ResponderExcluir
  6. É incrível pensar como algo tão grande e bem feito pode ser feito todos os dias de uma maneira tão cuidadosamente detalhada como a globo faz. A verdade é que muita gente critica a rede globo acusando-a de ser "monopolista e parcial", o que é uma bobagem, já que: se a globo chegou onde chegou é por que o público se aderiu a ela, e se em muitas casas do interior só tem globo na tv, isso se deve única e exclusivamente à alta competência que a emissora teve de conquistar o povo brasileiro, e, com essa conquista conseguiu alcançar onde muitas outras grandes emissoras não conseguiram. E quanto a ser parcial, todos somos, todos temos nossos próprios ponto de vista. Eu, que já sou fã da globo a muito tempo, fico ainda mais admirada agora que sei o tamanho do esforço que eles fizeram e ainda fazem para fazerem suas novelas e jornais, nos conquistando cada dia mais. "A globo se liga em você" ;)

    ResponderExcluir
  7. Com certeza fazer um jornal é um trabalho árduo. Organizar um programa jornalístico de tamanha magnitude igual ao Jornal Nacional da rede globo não é uma tarefa fácil. Tratando-se de um programa que tem como objetivo informar aos telespectadores com noticias do brasil e do mundo, reunir todas essas informações e compactar em um programa tem que ter muita organização e dedicação de todos desde dos reportes aos editores e outros cargos. Ainda falando que tudo pode mudar de uma hora para outra com notícias de ultima hora e acontecimentos imprevistos. Realmente todos os telejornais estão de parabéns pelo trabalho. Pois nós que apenas assistimos não temos idéia do trabalho que está por traz das câmeras.

    ResponderExcluir
  8. Relamente é impressionante. Se pudesse resumir esse trabalho em duas palavras eu diaria: Organização e Organização. É muito interessante o poder que têm os telejornais, poder de informar, unir, emocionar e - cada dia mais - interagir com os espectadores. Creio que todos os programas que se entitulam telejornais, deveriam ter no mínimo esse comprometimento, profissionais qualificados são importantes, mas tornam-se apenas um reflexo da organização e trabalho duro.

    Realmente como disseram acima por mais de uma vez é uma loucura - lúcida - pensar nesse processo diariamente.

    Mas toda essa coisa de organização, comprometimento e loucura ocorre em qualquer outro projeto. Precisamos ficar atentos com isso.

    Gustavo Txai

    ResponderExcluir
  9. Ual !!! Deu para sentir um pouco a tensão que é trabalhar em um telejornal, para falar a verdade eu e meu grupo sentimos na pele a correria que é produzir uma matéria, já que escolhemos a praça da Liberdade e entrevistar pessoas que nunca vimos na vida, a maioria saía fora, muitas intimidadas com a câmera. Admiro muito o trabalho dos reportes que saem às ruas, os editores que suam para terminar o trabalho a atempo, os produtores com a correria, etc. É um trabalho complexo mas que possui seu mérito por proporcionar informações tão importantes para a população brasileira, ao contrário de outros que dizem ser telejornais e que são extremamente sensacionalista e de mau gosto! Sem querer criticar mas.... não deu! rsrsr

    por: Luiza Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Laura Canedo de Moura Pires31 de agosto de 2011 às 08:41

    Podemos sentir com esse vídeo a tensão de montar diariamente o jornal Nacional que como Inês disse ainda reune 70% dos brasileiros. Produzir um jornal demanda muita organização e trabalho em equipe. Acho, sinceramente, gratificante poder ver que as coisas podem ser feitas mais rapidamente do que pensamos. É complexo, mas se executado com força de vontade e concentração é possível indiferente dos mil obstáculos que cercam este trabalho.

    ResponderExcluir
  11. Rogério Ferreira Mendes Bernardes31 de agosto de 2011 às 09:31

    Não imaginava que o jornal era feito no mesmo dia em que vai ao ar. O esforço da equipe em pró a organização deve ser imenso e, no mínimo, muito mais complexo do que imaginamos e isso aumentaria ainda mais em programas ao vivos ou com tempo de edição limitado. já que a informação dadas pelas reportagens é algo muito volátil e sempre há o risco da reportagem já está ultrapassada, atualizada quando vai ao ar. Penso também que há a possibilidade de passarem uma notícia já conhecida por grande parte das pessoas que assistem o telejornal, principalmente porque o fluxo de informações fornecidas pela internet é, de certa forma, mais rápida que a do telejornal.

    ROGÉRIO FERREIRA MENDES BERNARDES

    ResponderExcluir
  12. Muito bacana poder ver de perto como funciona todo o processo por trás daquilo que vemos.
    Não dá pra imaginar a tensão e correria que eles vivem e isso proporciona uma qualidade inquestionável para o jornal.
    Neste caso, a falta de tempo não revela falta de qualidade, mas promove com seriedade notícias bem preparadas e editadas.
    Jornalismo e TV são veículos rápidos que devem informar o que há de novidade, e, com a internet cada vez mais em evidência fica difícil ter tantas novidades pra expor ao telespectador.
    Jornalismo de pequenas emissoras acaba "copiando" o formato de jornalismo das grandes, mas nem sempre conseguem tanta qualidade.
    Um diferencial da Globo, por exemplo, é estar sempre preparada para o inesperado, o que proporciona grande visibilidade e credibilidade. Como repórteres que entram ao vivo dando a impressão de "está acontecendo no momento", exclusividade.
    Muito bom o vídeo.

    ResponderExcluir
  13. A produção de um telejornal é muito mais complexa do que um espectador imagina. Exige uma enorme equipe, composta pelos mais diversos profissionais da área audiovisual, já que além dos jornalistas, se tem a presença de cinegrafistas, editores, produtores e diretores, tudo que se vê numa equipe de cinema, mas trabalhando de uma forma bem diferente e bem mais intensa. Toda essa equipe deve ser muito bem dirigida e organizada. Tudo parece acontecer muito rápido, exigindo dedicação e concentração de todos os envolvidos. O trabalho começa cedo, é um dia, ou às vezes dias inteiros de trabalho para apenas uma hora de jornal. E embora possua uma boa estrutura e um bom planejamento não esta livre de imprevistos. Por isso, nem sempre o jornal que foi planejado é aquele que se vê na televisão.

    Mônica Maia

    ResponderExcluir
  14. Quem diria que fazer o telejornal é mais chato que o telejornal em si. Haha, primeiras impressões à parte, o processo, como todos já ressaltaram, aparenta ser bastante corrido porém, muito bem organizado.
    Congratulo os profissionais da área por realizarem todos os dias esse processo que parece ser bastante estressante, ainda que eu não aprecie seu formato ou me sinta atraído por qualquer forma como é tratada a etapa de produção ou do produto final (OK, salvo raras excessões), já que estas são feitas de maneira – muitas vezes - desnecessáriamente formais e sensacionalistas.
    Acredito que somente com muita devoção à profissão (ou ao dinheiro) essas pessoas sejam capazes de se submeterem a este árduo processo diariamente.

    ResponderExcluir
  15. Por ser diário e um dos mais assistidos jornais da TV brasileira, já é de se esperar que o Jornal Nacional seja de difícil produção.
    A responsabilidade sobre os produtos entregues ao espectador é muito grande e, faz-se necessária uma enorme preparação de todos aqueles que estão por trás de sua transmissão, para que acontecimentos imprevistos não acabem por denegrir a imagem que o jornal, por tanto tempo, foi capaz de conservar no imaginário popular nacional. Uma imagem de veracidade, compromisso e até mesmo companheirismo em relação aos espectadores.

    Helena Vannucci.

    ResponderExcluir
  16. Tem todo um roteiro por traz de uma produção jornalística também. Na pré-produção, a parte da pesquisa, da coleta de dados, o tamanho de cada reportagem entre outras coisas da pré-produção é o grosso do jornal mesmo, o que vai na tela é a conclusão disso tudo, bacana!

    Por ser um jornal estabilizado, a metodologia adotada está toda organizada e provavelmente quem trabalha nele é um dos mais bem pagos na área televisiva, acaba que esse tempo da pré-produção é otimizado por esses profissionais e como muitos são os tele-espectadores que assistem o jornal nacional matéria que não deve faltar, dando a eles opção do que vão escolher para transmitir. Me parece que as tensões vão mais pelo o imprevisto do que pelo o que precisa ser feito para um tele-jornal funcionar.

    Sérgio Hortale

    ResponderExcluir
  17. Bárbara Suyan S. R. Santos8 de setembro de 2011 às 13:57

    Impressionante o trabalho e a rapidez desempenhados por toda essa equipe de profissionais. Mesmo vendo a própria Fátima Bernardes mostrando todo o processo, somente após passarmos por experiência semelhante temos uma noção da dificuldade, apesar de ser bem menor que a pauta de um jornal inteiro. Me refiro à nossa reportagem produzida durante a penúltima aula. É incrível como conseguem organizar, não só uma, mas várias reportagens. Lógico que nada é perfeito, mas na grande maioria das vezes que vi o Jornal Nacional, este se apresentou de maneira impecável.

    ResponderExcluir
  18. Pela dificuldade de produção de algo do porte do Jornal Nacional, em uma emissora grande como a Globo, é visto a necessidade de uma organização enorme onde o trabalho em equipe é fundamental.


    Daniel Lemos

    ResponderExcluir
  19. Com certeza é impressionante o tamanho do processo que envolve a produção de um jornal como esse. Mas de qualquer forma, o que devemos perceber é que ainda assim, o jornal nacional e outros jornais filtram muito as informações e priorizam o que é interessante para a tv, e não o que realmente acontece.

    ResponderExcluir
  20. Assisto o jornal mais nunca tinha parado para pensar o quanto é trabalhoso e complexo o processo para trazer as noticias de uma maneira tão simples para nós telespectadores.

    Rodrigo Leão

    ResponderExcluir
  21. Sem sombra de duvida é muito complexo! depois de uma visita ao jornalismo na Rede Globo pude acompanhar mais de perto. É correria o dia inteiro sempre chegando informação nova, é equipe saindo para captar imagens. São muitas informações pra pouco tempo.

    Ely Helbert Barbonaglia

    ResponderExcluir
  22. Como é trabalhoso fazer um jornal. É tudo tão corrido e de ultima hora. Por isso a necessidade de uma equipe grande e competente. Apurar as principais noticias do Brasil e do mundo todos os dias e passá-la com veracidade é muita responsabilidade.

    Ana Pessôa

    ResponderExcluir
  23. Realmente é unanine a percepção de que fazer um telejornal competente, como o Jornal Nacional, é muito trabalhoso. Vemos que a dedicação e empenho em manter a ordem é rotina para os profissionais da área. Somente uma equipe preparada e consciente consegue realizar tal feito.

    Marina Maciel

    ResponderExcluir
  24. A seriedade e a credibilidade são conquistadas desta forma, com muita dedicação e empenho. O Jornal Nacional sempre teve qualidades que o tornaram referência, apesar de em momentos estratégicos, defender os interesses das classes dominantes em detrimento da verdade.

    ResponderExcluir