segunda-feira, 17 de setembro de 2012

KlugTV | Aplicativo promete unir telespectadores e internautas



Por BRZ Comunicação - 27/06/2012

Pesquisa divulgada pela Ibope Nielsen Online aponta o crescente hábito de navegar na internet enquanto o usuário divide sua atenção com a programação da TV. Segundo a pesquisa, 43% dos internautas entrevistados alegaram assistir televisão enquanto navegam na internet, e dessa parcela, 51% disseram que esse hábito é diário.

De olho nesse comportamento e público crescente, o grupo de brasileiros formado por Gustavo Mills, Jan Schnürle e Ricardo Sé Cestari, criou uma nova plataforma que promete melhorar e amplificar a experiência do usuário com a programação do canal assistido.

O aplicativo KlugTV funcionará como uma segunda tela que mostrará informações extras da programação, como fotos, textos, informações, enquentes e outras ações interativas relacionadas à programação do canal. Tudo estará sincronizada em tempo real à programação do canal. Enquanto o usuário assiste uma novela, poderá interagir com um conteúdo relacionado a ela e especialmente preparado para esses usuários.

A mesma coisa valerá para os anunciantes. O grande diferencial é que o KlugTV também interagirá com os anunciantes enquadrados na programação da emissora, permitindo ações de compras online, agendamento de test-drive de um carro novo, inscrição numa promoção, entre outras ações interativas. Isso criará uma vantagem quantitativa e qualitativa para a emissora e seus anunciantes.

Demonstração do aplicativo KlugTV

A primeira emissora a comprar a ideia foi o SBT, mas segundo Gustavo Mills, cofundador e diretor de marketing do KlugTV, a meta é implantar a plataforma em três das cinco grandes emissoras de TV do país até o final do ano e partir para canais internacionais em 2013.

A plataforma estará disponível a partir do dia 15 de julho para tablets Android e Ipad. Está prevista para agosto uma versão para smartphones e em setembro uma versão web.

Prezadas e Prezados, dêem sua opinião sobre a nota e suas implicações sobre a produção regular de audiovisual e de publicidade em mídia eletrônica.

24 comentários:

  1. Somos envolvidos por muitas informações ao mesmo tempo e com esse tempo cada vez mais curto acostumamos obrigatoriamente a fazer mais de uma atividade simultaneamente. Na minha opinião é tudo uma questão de costume, essa nova plataforma será viável tanto para a emissora quanto para o espectador que passarão a filtrar seus produtos de acordo com o público-alvo. Vamos aguardar a novidade e ver o seu resultado!

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  2. Como o Raul disse, estamos nos acostumando a realizar tarefas simultaneamente. Quanto maior a quantidade de tarefas simultâneas, menos conseguimos nos aprofundar no feitio de cada uma. Com esse aplicativo de que o texto trata, é possível cobrir um pouco essa "superficialidade", interagir melhor com o conteúdo.
    Não sei se isso tem muita implicação sobre a "produção regular de audiovisual", mas certamente permite um vínculo maior entre nossa área e a publicidade (e também abre ainda mais espaço para esta última).

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    1. Mais um avanço tecnológico que causa afastamento das pessoas. Parece muito negativista sempre bater na mesma tecla de achar que o advento de novas tecnologias afastas as pessoas. Mas pra mim isso parece tão óbvio. Por mais que exista promessas de melhorar a integração das pessoas e interatividade com produtos, se você gasta boa parte do seu tempo em um mundo individual apenas com uma mídia em mãos... imagina com duas? Não sei, mas eu não gosto desse caminho que estamos tomando.
      Agora, na questão de produção audiovisual, acredito que a área nos anúncios publicitários em vídeo crescerá mais que qualquer outro contexto audiovisual. Desta meneira teríamos que traballhar junto aos publucitários: coisa que 'cineásta' abomina.
      Para sobreviver, comer, dormir e poder tomar banho, teremos que entrar nessa!

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  3. Mais um avanço tecnológico que causa afastamento das pessoas. Parece muito negativista sempre bater na mesma tecla de achar que o advento de novas tecnologias afastas as pessoas. Mas pra mim isso parece tão óbvio. Por mais que exista promessas de melhorar a integração das pessoas e interatividade com produtos, se você gasta boa parte do seu tempo em um mundo individual apenas com uma mídia em mãos... imagina com duas? Não sei, mas eu não gosto desse caminho que estamos tomando.
    Agora, na questão de produção audiovisual, acredito que a área nos anúncios publicitários em vídeo crescerá mais que qualquer outro contexto audiovisual. Desta meneira teríamos que traballhar junto aos publucitários: coisa que 'cineasta' abomina.
    Para sobreviver, comer, dormir e poder tomar banho, teremos que entrar nessa!

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  4. Concordo com a Nayara! O mundo de hoje é individualista e me assombra a possibilidade de tecnologia que pode vir no futuro.
    Nós, como produtores de audiovisual, em contrapartida devemos acompanhar essas mudanças e saber aproveitar o que elas têm a oferecer para a nossa área.
    É fato que isso cria novas profissões dentro do audiovisual, como o logger, que não existia antes do advento do cinema digital.
    A KlugTV também aumenta incrivelmente as possibilidade de produtos transmídia.

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  5. Antes tínhamos os horários de programas e nos intervalos os comerciais. Tudo mudou. Cenas inteiras de novelas são escritas apenas para vender um produto ou divulgar o filme que a emissora produziu que está no cinema.Com essa nova plataforma acho que teremos mais publicidade que entretenimento...

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  6. ah que saco!!! escrevi um comenário imenso , mandei sem destinatário ele apagou!! vou resumi-lo. Acredito que seja importante a adaptação tecnológica das redes televisivas nacionais para com as inovações vigentes no mundo. Também acredito que, como dito anteriormente pela Nayara, "um avanço tecnológico que causa afastamento das pessoas",mas não acho que essa inovação se aplica muito neste quesito. Acredito sim, que essa segunda tela possa abrir uma nova janela, em que seja possível se exibir trabalhos que raramente entrariam na programação frenética e incessante da televisão.

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  7. A segunda tela é mais um passo para uma maior interatividade entre a TV e o espectador, proporcionando uma maior agilidade na obtenção de informações sobre vários aspectos do programa que está sendo assistido. Porém vejo essa inovação como algo que beneficiará majoritariamente os publicitários e comerciantes que terão um canal a mais para promover seus produtos e que será até melhor já que mais intimamente ligado à um programa ou celebridade. Apesar disso, como se trata de um novo meio, necessitará de profissionais para o desenvolvimento de conteúdo específico para a segunda tela, se tornando assim uma nova área de atuação para quem quer trabalhar no meio midiático.

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  8. Concordo com todos Vocês, lembrando que o capitalismo quer lucrar a qualquer custo, de uma maneira sim pessimista e muito, a segunda tela vem para desagregação social, mas já que somos de uma maneira desagregados mesmo. Agora da maneira bem otimista que é a tecnologia é uma maravilha, isso me lembra aqueles filmes ou seriados dos anos 70 e 80, que tinham as telas que eram multifunções, cheias de coisas para serem usadas, ou até a ideia de uma casa inteligente. E a humanidade segue o seu caminho.

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  9. Esse aplicativo pode ajudar quanto pode atrapalhar na produção dos audiovisuais, pois com tantas pessoas comprado o aplicativo, elas não teriam exatamente um motivo para assistir algo, quando tem todas as informações ali. Mas pode também ajudar na divulgação das produções, fazendo com que as pessoas saiam de casa.

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  10. Parece algo muito complicado, pelo menos pra mim a principio, mas sem duvidas é uma maneira interessante de interagir o espectador com aquilo que ele esta assistindo e aproximando internet com televisão ainda mais, mas de uma maneira mais comercial, que a meu ver é um das maneiras mais faceis de atrair a atenção de alguem.

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  11. Com mais essa plataforma não podemos negar que é mais uma oportunidade para o crescimento de produções audiovisuais tanto para informação, publicidade, entretenimento paralelo relacionado ao que já está assistindo, mais interação com a programação, etc...
    Com certeza isso vai aquecer o mercado audiovisual e gerará mais oportunidade empregatícia...

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  12. Vai ser uma loucura. Se não for bem planejada, essa nova interatividade vai ser meio confusa. Imagine você assistindo à novela e de repente, gostou de um produto que queira comprar. Como vai ser? Você vai poder dar "pause" na novela ou vai se distrair e perder um pedaço dessa enquanto compra? Como sabemos, a televisão, diferentemente do cinema, é feita para um público que está em um ambiente favorável a uma fácil distração. Penso que, uma nova plataforma durante a programação, será uma distração a mais para o público, sendo então necessário pensar em uma maneira de o telespectador não ser prejudicado com isso.
    Bom...se pararmos pra pensar, hoje temos a internet até no celular, porque não na televisão, não é mesmo? Quem pretende atuar nesta aérea de áudio visual, é bom já ir se acostumando com essa nova idéia da união da TV com o computador, pois a tendência é cada vez mais a internet "invadir" os meios de comunicação digital. É mais uma porta que se abre pra nós. Quanto a dizer que essa interatividade vai afastar as pessoas, não estou certo disso. Pode ter o efeito contrário, talvez.

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  13. Acho incrível essa forma de interatividade. Na verdade só irá fazer uma junção de todas as coisas que já fazemos hoje em dia. A pessoa está assistindo televisão e ao mesmo tempo está na internet. Aí passa alguma coisa que a pessoa tem interesse e o que ela faz? A procura na internet. Essa possibilidade de "pausar" o que está vendo e pela televisão mesmo poder adquiri-lo, é sensacional. Evolução tá ali, junto com a praticidade. Não tenho o foco unicamente no cinema. O meu gosto, é pelo audiovisual como todo,inclusive relacionada à publicidade. Em tudo o que penso relacionado a esse avanço tecnológico, acredito que só temos a ganhar.

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  14. Acredito que será uma ferramenta extremamente inovadora e onde poderemos ter uma resposta imediata sobre as ações e seu retorno.

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  15. Débora Magalhães Rocha1 de outubro de 2012 às 16:21

    Facilidade e comodidade são as palavras que me vem a cabeça quando vi esse anúncio.A interatividade entre a internet e a Tv é muito inteligente e satisfaz ambas partes: para o anunciante pois tem mais uma maneira de vender o seu produto atingindo um grande número de pessoas, e para o consumidor pela facilidade de escolher e comprar o que acabou de ver.

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  16. Em primeiro lugar, se trata de um caminho natural. Em um mundo em que se interage direta ou indiretamente com tudo, faltava a televisão. Alguns programas já disponibilizavam conteúdo online durante sua exibição, e essa prática se mostrou eficaz. Se antes a televisão era vista com olhos comerciais, isso deve se ampliar drasticamente e isso é o que mais me preocupa. O medo é que com o tempo ela se torne apenas um catálogo de compras e perca sua função informativa.

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  17. Realmente é uma área boa de se ingressar, principalmente pra quem gosta de design. O número de pequenos anúncios, slogans, logos, “videozinhos” que será necessário, cada um relacionado a algum tópico diferente da programação assistida, vai ser grande. E o público está crescendo mesmo. Como disse a Thais, realizar tarefas simultaneamente está virando um hábito. Posso falar por mim; achei a idéia boa comecei a fazer isso em casa.

    Quanto à discussão sobre o distanciamento físico das pessoas, acredito que esse avanço tecnológico afasta as pessoas por um lado, uma vez que cada uma ficará no seu canto com seu Tablet, mas as aproxima por outro, já que proporcionará um assusto a ser discutido por elas, assim como o futebol e a novela.

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  18. Acho que tudo vem para o bem e para o mal, nesse caso eu acho que pode prejudicar muito o meio audiovisual, porem pode vir a oferece um grande lavanco para a distribuição de produtos novos! Bom essa e minha forma de pensar sobre essa nova tecnologia!

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  19. Acredito que isso ja é um meio de utilização para as novas geraçoes, as crianças hoje em dia ja fazem isso, então é uma coisa que vai acontecer, so temos que prepara para isso. Se ja enventaram a lente com comando voce tem informaçoes pela lente de contato. Não temos como deter a tecnologia, so aprender a lidar com os avanços.

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  20. Acho a ideia muito criativa, e pelo fato de gerar mão de obra nessas midias aí sim dou uma certa importancia, mas sem achar interessante

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  21. Puxarei a discussão para outro cenário.
    A minha crítica é: E a Tv Digital? Não seria este o papel dela?

    Alguém me explica porque precisaremos de um tablet, smartphone e/ou aplicativos para termos funções que são cabíveis à Tv Digital?
    Ainda mais com essas novas SmartTvs que já vem com internet integrada.

    Então a lei brasileira restringe a TV Digital, visto às preferências das grandes emissoras, e outras grandes empresas ainda vêem um nicho de mercado nisto.

    Obviamente esse aplicativo será mais publicitário do que educativo ou de criação de conteúdo. E estarão todos felizes por isso. O dono da emissora, que não precisará produzir esse conteúdo na tv digital, uma empresa terceira fará esse papel. As empresas que fazem a publicidade, pois será mais um veículo. As empresas de tablets e celulares, pois seus produtos terão mais uma função e cairá no hábito de seus consumidores.
    Tudo voltado para o consumo.
    A ideia é boa? Sim. Mas penso que poderia ser simplificada. Poderia ser mais útil ao telespectador e não aos publicitários. E penso que deveria estar integrada na tv digital, para não se criar mais objetos de desejo, uso e etc.

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  22. Com certeza há uma grande expansão nessas novas possibilidades de exploração de conteudo audiovisual, com novas oportunidades, visto que um programa terá uma produção maior do que o utilizado agora, visto que há a necessidade de gerar conteúdo especifico.
    Alem disso, é mais uma oportunidade para as marcas incidirem sobre os consumidores e aumentarem suas vias de acesso.

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  23. Rafael Felício | 310275041 de outubro de 2012 às 19:48

    Agora com a TV digital, tem que ter inovações para poder adquirir patrocínio, pois o usuário vai ter varias opções e mais controle do que quer ver. Com isso este aplicativo faz bem o papel de marketing.

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