quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tablets e redes sociais terão impacto na forma de assistir TV, aponta estudo

Por Samuel Possebon - TelaViva News - 10/11/2010

A Motorola deve anunciar nos próximos dias os resultados finais de uma pesquisa de hábitos de consumo de mídia realizado em 13 países e que ouviu 7,5 mil pessoas. Nenhum país da América Latina foi incluído no levantamento.

O estudo mostra a importância de dispositivos como tablet PCs no consumo de conteúdos de televisão, em função do engajamento com redes sociais e interação com a programação permitidos por esse tipo de dispositivo.

O levantamento, explicou Liz Davidoff, diretora de marketing senior para as Américas, revelou que os set-tops ainda são parte do processo de assistir TV para 53% dos entrevistados, enquanto quase 25% o fazem por meio de PCs, cerca de 18% usam o laptop e um pouco mais de 10% utilizam consoles de games. O estudo mostrou uma participação pequena de smartphones e tablets no consumo de conteúdos de TV, mas com tendência a um forte crescimento. Segundo o estudo, 20% das pessoas pagariam a mais para terem seu serviço de TV integrado com um tablet, 19% pagariam mais para intergrar com redes sociais e 58% mudariam de operadora se tivessem esses recursos. Isso é mais forte, segundo o levantamento, em mercados emergentes, onde o apelo por redes sociais costuma ser maior. A pesquisa mostrou que 39% das pessoas já usam rede sociais para interagir com outros telespectadores ou comentar programas de TV.

Prezadas e Prezados, comentem a notícia. Afetará também a relação cinema-TV-espectadores?

17 comentários:

  1. Sim e não.

    Não, pois o cinema ainda continuará existindo da forma como conhecemos hoje, e da forma como já era conhecido há anos atrás, antes mesmo da internet.

    Porém, sempre haverão aqueles que tentarão preencher uma nova lacuna, que surge, ao advento de cada tecnologia.

    O pioneirismo, gera frutos e lucros. Novas plataformas de se produzir o cinema surgirão, com curtas, ou mini-curtas, para "espectadores" de smart-phones, enquanto esperam pelos seus trens-bala, para ir ao trabalho, em torno do globo.

    Rodrigo Firmo Emediato
    8º PP - Manhã

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  2. legal hein...pena que não inclui nenhum pais em que há uma possibilidade mais "real" de trampo....

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  3. Acho que a relação cinema-espectador não mudará tanto, agora, a relação TV-espectador, creio eu que mudará bastante. Vamos ser sinceros, televisão hoje em dia é dona de casa que não se interessa por tecnologia ou pra quem não tem condições financeiras. Com a imensa produção de aparelhos eletrônicos e novos produtos no mercado, é até uma necessidade de ter um produto “tudo em 1”.É atraente, e faz muito bem ao meio ambiente.... é menos lixo no planeta. Faz um mês que meu controle remoto desapareceu e confesso que, as vezes, deixo de assistir TV em meu quarto por isso. Com um aparelho em mãos, onde você pode fazer várias coisas ao mesmo tempo, além de agilidade, diminuindo nosso precioso tempo gasto com tais coisas, você economiza dinheiro também. Bem, tempo é dinheiro né...

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  4. Tathiane Mendes da Costa14 de novembro de 2010 às 10:36

    Afetará com certeza! Qualquer novo tecnologia que surgi hoje no mercado afeta muito espectador e os hábitos. Sendo de forma positiva ou negativa... Cabe os empresários sabe usufruir dessas novas tecnologias usando de forma criativa e conquista espectadores a usarem também.

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  5. Acredito que no cinema não haverá mudanças, mas a TV é bem provavél que sim. Espero que atinja as maior parte da população, porque hoje em dia apenas a classe social mais alta tem acesso as novidades tecnológicas. Pelo menos aqui no Brasil é assim que funciona, não sei lá fora.

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  6. Se arrumarem uma forma de lucrar com isso, é bem possível que hollywood entre nessa.

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  7. Marcela Moreira Carvalho17 de novembro de 2010 às 09:06

    Com certeza o cinema não vai ficar atrás, depois da televisão, os produtores também vão pensar em algo que gere lucro nesse negócio. Nem que seja com cenas exclusivas, pequenos conteúdos, ou filmes inteiros mesmo... Mas acho que isso está ainda muito distante do Brasil... infelizmente.

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  8. Marcela deu o touché. Não preciso digitar mais nada aqui, senão vou ser tautológico.

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  9. Também acredito que essas mudanças atingirão o cinema, pois é um mercado como outro qualquer. Isto é, se houver uma possibilidade de lucro o cinema irá incorporá-la.

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  10. Leonardo Bragioni - 4º P - Cinema19 de novembro de 2010 às 11:31

    O Cinema pode até entrar nessa. Mas não por minha parte, ver filmes em pequenas telas e sem conforto não é comigo. É o que a galera falou mesmo, basta um produtor financiar a idéia primeiro e descobrir se é lucrativa ou não. Se for. BINGO!

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  11. viva o cinema feito com celular (ou com o que é possível) e morte a todos os que se contentam, ou aceitam, ver filme por uma telinha de o,5 pelegadas. EU QUERO É CINEMASCOPE E TECNICOLOR! hehehe.

    paloma, cuidado pra não ficar gordinha, hein.

    ;)

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  12. Vinícius Coelho Perpétuo23 de novembro de 2010 às 16:50

    Acredito que "afetar" sim, com certeza. Mas de forma alguma irá invalidar a nossa atual relação com a TV e o cinema. Achei um absurdo o comentário da Paloma. Eu não dispenso uma boa televisão por nada! E nem por isso eu sou uma dona de casa!! Assino embaixo do comentário do Leo: ver filmes (ou qualquer outro conteúdo) em pequenas telas e sem conforto não é comigo. Claro que essas novas midias podem ser interessantes sim. Podem ser muito útil em viajens, ou em filas de espera (para banco, para consultas, etc). Mas enquanto eu estiver dentro de casa não troco minha televisão por essas telinhas minusculas de alta tecnologia de jeito nenhum. Além disso, imagino que o conteúdo feito para esse tipo de tecnologia será diferente do conteúdo que a gente vê em TV ou cinema. Provavelmente os produtores farão videos mais curtos. Pois não é o tipo de mídia que você pára com toda paciência pra ficar ali assistindo o tempo que precisar, assim como a gente costuma fazer em relação ao cinema e à TV.

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  13. Matheus Pereira Santos23 de novembro de 2010 às 19:13

    Eu acho que quando lançaram estes tablets nem tinham em mente que isso poderia se tornar um dispositivo tão expressivo. O interesse que estes aparelhos despertam é a mobilidade, e como os colegas acima já disseram, o usuário e suas necessidades que definem esta relação. Os outros dispositivos continuam disponíveis, mas é o usuário que decide o que mais lhe interessa e para qual finalidade.

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  14. Acho que o uso dos dispositivos como tablet PCs só reafirmam que assistir TV não se faz somente nela, mas sempre cairemos na discussão que o teleespectador muitas vezes não irá querer tanta interatividade. Ele só quer sentar e assistir a TV. Mas o uso desses recursos facilita e agrada muito aqueles, assim como eu, preferem assistir sua programação pelo PC. Já o cinema não se aplica, pois, em minha opinião, quanto maior a tela, melhor é para ver o filme.

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  15. Acho que o cinema se insere sim. Nao vejo isso com maus olhos, mais sim como mais um transporte para veiculação de midias.

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  16. As pessoas que, hoje em dia, vão ao cinema, o que é um ato bem custoso financeiramente, o fazem, em boa parte, pela atmosfera do ambiente e da atividade, então creio que isso não afetará a relação cinema-espectador.
    Já a relação TV-espectador JÁ está mudando, então na verdade o que precisamos fazer é nos adaptar a esta realidade.

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  17. Esta pesquisa mostra o quanto as pessoas estão integradas as redes sociais e suas variadas vertentes e dispositivos. Tempos atrás não se tinha nem o costume de usar muito o celular, hoje nós não vivemos sem ele e nem sem internet, e-mail, orkut, blogs, myspace e etc. Acho que os veiculos móveis como o ipod e o iphone promovem um acesso muito maior e as vezes mais baratos para todos.

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