segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Um dia feito de vidro



Prezadas e Prezados, o que as previsões - não tão distantes - deste video pode fazer você pensar sobre sua carreira?

29 comentários:

  1. Diante de um cenário que mostra constante evolução tecnológica, acredito que este vídeo demonstra claramente a necessidade de acompanhar esta evolução sob o risco de ficarmos obsoletos enquanto profissionais. Mais do que isso, é importante pensar que as novas tecnologias precisam ser inseridas em novos formatos de mídias, precisa-se de mão de obra capacitada para produção de conteúdo que deverá acompanhar o ritmo acelerado do consumo de informações.

    Por outro lado, devemos pensar que além de sermos profissionais da área, também seremos consumidores desta tecnologia, o que nos leva à necessidade de nos tornarmos familiares com a mesma. É preciso ficar atento aos avanços, às informações, procurar especializações para que, desta forma, sejamos profissionais que literalmente dão conta do futuro. (que nem está tão longe assim, ne?)

    ResponderExcluir
  2. Acredito que esse vídeo demonstra um futuro muito próximo, produtos até que já existem. Acho que para o meio cinematográfico é importante sempre acompanhar as tecnologias e evoluir não só para sempre ter um meio novo de se mostrar e trabalhar mas também para nunca parar com o aprendizado.

    ResponderExcluir
  3. Grande parte dos produtos mostrados neste vídeo já está a nossa disposição, alguns não para utilizarmos em nossas casas ou escolas apenas em pesquisas, outros já estão a nossa disponibilidade para o nosso lazer.

    Para os profissionais da área do audiovisual e mais uma chance para nos trabalharmos.

    ResponderExcluir
  4. Rafael de Almeida Campos8 de agosto de 2012 às 07:14

    Estas novas tecnologias, que aos poucos estão surgindo, estão mudando rapidamente o cenário do mercado audiovisual.
    Devemos acompanhar e compreender essa revolução da era digital, para aprofundar os conhecimentos nestas novas tecnologias fazendo com que estas não nos superem, mas sim que nós nos superemos utilizando-as.

    ResponderExcluir
  5. Precisamos nos adaptar às novas tecnologias e mudanças na sociedade na qual vivemos. A cada dia surge uma novidade e novas necessidades são criadas. O vídeo mostra um mundo não muito distante, com os benefícios de produtos digitais e tecnológicos que estão inseridos no cotidiano do ser humano. A questão como profissional é estar atento às mudanças e informado sobre tudo o que acontece, o que é usado e criado. Mesmo não optando por usar essas novas tecnologias, o profissional deve estar familiarizado com todas elas para não ser deixado para trás nesse mundo cada vez mais tecnológico e digital.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que este vídeo me tocou muito mais pela mudança do comportamento social que causará que a pelas possibilidades de inserção no mercado (para um profissional do audiovisual).

    Já é evidente a meneira familiar que crianças, adolecentes e jovens se relacionam com as novas mídias, novas tecnologias. Temo que esta relação ser humano e tecnologia se torne algo inerente, desassociável. O controle desta relação (no sentido da exacerbação e dependência), por parte do indivíduo que consome, é essencial para lidar com a novidade.
    Eu acredito que é essencial para a vida o relacionamento pessoa com pessoa, e na minha opoinião, este tipo de tecnologia é um risco.

    Atuando neste mercado, eu me vejo produzindo conteúdos educativos. Mesmo não concordando com esse tipo de vida, onde tudo se toca e tudo se tem, terei que me adaptar (coisa que acho muito difícil, mas não impossível).
    Só digo, mais uma vez, que devemos ter conciência de que este tipo de tecnologia apenas complementa as nossas vidas, facilitando-a. Entretanto, não nos faz permanecer vivos e humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nayara,
      Compreendo seu ponto de vista. No entanto acredito que não podemos viver mais numa realidade saudosista. A evolução tecnológica, claro, traz inúmeros problemas, incluindo as relações sociais que correm o risco de perder, digamos, a naturalidade.

      Mas os aparatos tecnológicos se tornam mais orgânicos quando os incluímos em nosso cotidiano o que de certa forma anestesia a sensação de estarmos cada vez mais artificiais e superficiais.

      E pela linha do tempo que participamos ativamente, podemos perceber que nenhuma tecnologia tornou as relações humana obsoleta. Claro que isso gera uma outra discussão de cunho até mais filosófico sobre o que é “relação”.

      Também devemos levar em consideração que essa geração de agora está sendo alfabetizada tecnologicamente. E um retrocesso seria como uma amputação levando em conta que hoje mantemos uma relação protética homem/maquina/homem.

      Excluir
    2. Pipa, esses aparatos tecnológicos são parte da causa dessa "sensação de estarmos cada vez mais artificiais e superficiais". Como a Nayara disse, esse tipo de tecnologia apenas complementa nossa vida. Ou assim deveria ser. Muita gente já não vive mais como se isso fosse um complemento... mas vive como se essas coisas fossem parte do nosso corpo.

      Ouço muita gente dizer que prefere conversar por esses meios (celular, internet, qualquer coisa do tipo) do que pessoalmente. Sem contar que, em qualquer lugar onde vamos, sempre vemos muita gente que prefere muito ficar olhando o facebook pelo celular do que conversar com as pessoas/amigos que estão ali do lado. Pra nós isso é normal já, mas, se parar pra pensar, é uma coisa bem estranha. Apesar da gente conhecer muitas pessoas e conversar com várias, o contato olho-no-olho já não é mais considerado tão importante.
      A tecnologia não tornou a relação humana obsoleta, mas está mudando demais esse nosso tipo de relação.

      Excluir
  7. Haverá mais espaço para nós, do Cinema, já que o consumo de produtos audiovisuais tem aumentado bastante. O problema com isso é que, como o ritmo desse consumo é bem acelerado, já temos uma produção de vídeos em massa. Com isso, surge muita coisa sem qualidade. (E de que adianta uma tecnologia avançada se o que é exibido através dela não tem qualidade, não tem conteúdo?)
    Mesmo que essas tecnologias abram espaço para nós, não devemos priorizar a produção em grande quantidade, mas, sim, a produção boa, bem feita. O domínio teórico e a capacidade de aplicá-lo à prática são fundamentais para produzir obras audiovisuais de qualidade. Não basta só imaginação e também não basta só técnica.

    ResponderExcluir
  8. O avanço da tecnologia é tão assustador que não sei bem se devo ficar animada ou apavorada com a gama de possibilidades que surgem a cada dia. Queremos o tempo todo nos inteirar das novidades, adquirir o que tem de mais avançado, inovador, surpreendente ou (para os menos favorecidos)ter, pelo menos, o conhecimento do que existe (ou vai existir) para pelo menos falar sobre o assunto como se fizesse parte dele...o que acontece com a maioria das pessoas é a necessidade de impor sua opinião, mostrar o que acha e pensa sobre o mundo para se reafirmar...
    Acredito que esse mundo "de vidro" chegará ao alcance de todos, nossas portas se abrirão, novas possibilidades... Só não tenho certeza ainda se vou querer fazer parte dele como consumista... Como profissional audiovisual é o sonho em terra... mas na vida pessoal... até onde vamos ter o "pessoal" ainda não sei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      será mesmo que este "mundo de vidro" chegará ao alcance de ""todos""? Ainda exite muita gente que não possui celular com toque na tela, notbook, tablet e outros meios de se comunicar. Às vezes isso realmente parece estar no alcance de muita gente..
      A desigualdade entre as classes só ficará mais evidente, pois estes produtos de vidro serão apenas outros objetos de consumo que determinada classe social terá para facilitar a vida e mostrar certo tipo de poder.

      Assim como você, escolheria não ter paredes de vidro em casa. Mas de fato, temos que tentar acompanhar o mundo enquanto ele anda,tomando cuidado com a contaminação por tudo de supostamente novo que aparece.


      Futuros consumidores da vida de vidro, cuidado: frágil!

      Excluir
  9. O vídeo mostra que num futuro bem próximo a tecnologia deste vidro estará presente em todas as áreas da vida. Desde a hora que a pessoa levanta, vai para o trabalho, escola,saúde... Se assim for, é claro que haverá uma necessidade muito grande de profissionais qualificados para atender a demanda de produzir conteúdo para atender todas as áreas do conhecimento existente e os que ainda virão a existir.Se antes a produção audiovisual estava restrita ao entretenimento e educação, futuramente estará presente até mesmo na escolha de nossas roupas e alimentação...

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia está presente em nosso dia a dia, devemos acompanha-la sempre que possível, pois o mercado é exigente e adere a essas novas plataformas de trabalho constantemente. Penso que a tecnologia veio para evoluir, educar e em geral facilitar a nossa vida. É preciso colocar essa plataforma na balança, equilibrando o seu uso consciente para evitarmos que essa tecnologia nos afete socialmente como mencionado acima pela Nayara Camargos.



    ResponderExcluir
  11. Débora Magalhães Rocha13 de agosto de 2012 às 16:34

    O vídeo expõe novas tecnologias que estão muito mais próximas de nós do que imaginamos.Confesso que fico um pouco assustada, e paro para pensar não apenas nos benefícios, que sem dúvidas são infinitos, e sim como essas tecnologias irão afetar negativamente a vida humana. Computadores, telefones e esses inúmeros instrumentos são ferramentas auxiliadoras, ou seja facilitadoras de trabalho e comunicação para o homem e saber usá-las é uma tarefa árdua. Sem dúvidas,ainda mais sendo profissionais do audiovisual, temos que acompanhar, saber, nos informar, as novidades do mercado. Mas tenho certeza que a internet não substitui o prazer de manusear um livro, de sentir o abraço de alguém, de conversar pessoalmente, coisas que a tecnologia está roubando de nós.

    ResponderExcluir
  12. Acredita que o video suscita, em grande e una escala, uma discussão que está começando separadamente em cada núcleo da sociedade. No caso do cinema: qual será o futuro da nossa profissão? Durante muito tempo a película era certa como o único meio de se registrar imagens em movimento. Depois veio o cinema digital. Hoje existe o cinema 3D. O que está por vir?
    O mundo muda e entra em estado catalítico quando não consegue acompanhar as próprias mudanças que criou. É por isso que envelhecemos e é por isso que morremos, mas de qualquer forma é preciso acompanhar as mudanças para que sejamos bem sucedidos, embora eu deva confessar que espero não viver o suficiente para ver as mudanças mostradas nesse video.

    ResponderExcluir
  13. O vídeo mostra um futuro que não parece estar muito longe do nosso alcance, pois com toda a tecnologia que possuímos hoje, chegar a esse tipo de tecnologia não parece ser uma coisa muito dificil, principalmente por já ter um projeto tão grande. Apesar de que se não der certo será como uma ilusão para muitas pessoas que estão contando com essa tecnologia. Mas para todas essas mudanças as pessoas teriam que de alguma forma começar a se desapegar das coisas que conhecem hoje para ter uma melhor adaptação com essas novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, esse vídeo me faz pensar que a tecnologia está avançando mais rápido que o meu pensamento. Ainda estou muito longe de uma coisa desse tipo, apesar de “não tão distantes”. Sei que será gradativa, mas não sei se estou preparada para uma mudança assim.

    Por outro lado, inovações assim, precisarão de profissionais qualificados, portanto, é bom que a gente já vá se acostumando a tais mudanças, pois como o Cláudio disse na aula, somos nós quem supriremos as demandas que elas exigirão.

    Quanto à relação pessoa/pessoa, que as meninas estavam discutindo, é possível sim que a tecnologia diminua a sua intensidade, mas não devemos nos esquecer que por outro lado, ela diminui distâncias (distâncias físicas, que eu digo) e permite que as pessoas trabalhem juntas, como naquela parte dos médicos.

    ResponderExcluir
  15. Esse vídeo me faz pensar que a tecnologia esta avançando e com ela e necessário que a comunicação e a sociedade trilhem o mesmo caminho, e impossível não olhar para isso e ter pelo menos um pouco de medo do que pode vir acontecer com o cotidiano da sociedade, somos seres que se acomodam facilmente, e por isso que essa evolução vem chegando aos poucos. Olhando agora para o lado da comunicação vejo um mercado se abrindo, uma procura alucinante por profissionais que possa criar para tais tenologias. Por isso estou atento a essas novidades e espero que meus colegas de sala tambem estejam.

    ResponderExcluir
  16. Muito interessante ver como este vídeo reafirma uma visão de futuro que a um bom tempo ja vêm sendo "prevista" pelo cinema, como visto em obras como "Minority Report" ou "A Ilha" por exemplo. Importante perceber que este avanço tecnológico proporcionará a democratização dos meios de produção midiáticos através do barateamento dos equipamentos, abrindo mais espaço para jovens exporem seus projetos.

    Mais trabalhos, mais concorrência, este será o panorama do universo audiovisual no futuro, com a vasta gama de técnicas a disposição o que diferenciará um profissional do outro será sua carga teórica.

    ResponderExcluir
  17. De duas, uma. Ou aceitamos essa evolução tecnológica que não para e fazemos dela nossa aliada em nossa carreira ou lutamos contra o vento até desistirmos ou enxergarmos que não é o melhor caminho.
    Assim como podemos dizer que quem não sabe informática nos dias de hoje pode ser considerado analfabeto, acho que daqui alguns anos poderão dizer o mesmo sobre quem não dominar a tecnologia mostrada no vídeo.

    Hoje, ao assistir um filme ou um vídeo, muitas vezes me pergunto se tal cena é montagem ou real. Pois o computador é capaz de fazer coisas incríveis nesse sentido. Do jeito que está caminhando essa tecnologia, amanha não me surpreenderei ao ver um ET na rua da minha casa e tiver essa mesma dúvida.

    Há quem diga que não quer fazer parte desse mundo de vidro. Penso que não é uma questão de escolha, mas de se acostumar. Pois já fazemos parte desse mundo. Quando por exemplo brincamos com o nosso Tablet ou celular touch screen.

    ResponderExcluir
  18. A tecnologia esta ai para uma sacudida em nós seres humanos que estamos ainda caminhando, para compreender a esse bum tecnológico, não somos de vidro mas si continuarmos com o receio a tecnologia, teremos sim uma redoma de vidro em nossas mãos sem sabermos o que fazer com ela.

    Mas se podermos ver ela como uma grande fermenta, em nosso auxilio, será de grande valia as maquinas erram se nós erramos com ela, a humanidade lutou, luta e lutará sempre contra as novas coisas criadas por nós mesmos. Eu pergunto lutamos tá, logo isso virá utensilio, por que não aceitar de uma vez?

    ResponderExcluir
  19. A demanda de conteúdo audiovisual crescerá bastante devido às novas mídias. Isso implicará no crescente mercado audiovisual, tanto regional, como na indústria. Trará novas oportunidades aos realizadores e roteiristas, e também uma maior especificação de cada área produtora.
    Contudo, a grende demanda poderá causar o "empacotamento" de conteúdo, no qual este é feito no processo industrial, que priorizará quantidade ao invés de qualidade.

    ResponderExcluir
  20. Hoje uma tecnbologia supera a outra em um velocidade que poucos de nos consequimos acompanhar, acredito que devemos focar em uma determinanda area e desenvolvela o maximo,entender e atuar dentro de uma especialidade é primordial hoje em dia, tentar dominar o todo é uma perda de tempo. Não temos a velocidade necessaria para acompanhar a evolução.

    ResponderExcluir
  21. Desde o surgimento do cinema, há uma demanda audiovisual e ela cresce desde então. Vejo isso como uma oportunidade de cada geração, cada pessoa com capacidade e força de vontade demonstrar aquilo que pensa e sente e isso sempre devera ser insentivado

    ResponderExcluir
  22. Após a sensação de "espanto" que fico ao ver o vídeo e pensar como será o futuro (que nem está tão distante assim, já que muitas das tecnologias apresentadas no vídeo, já existem como as lousas interativas, ou estão em testes, como as janelas dos carros sensíveis ao toque, o que fico pensando é, se hoje, com toda a tecnologia e "aparatos" que temos, o que mais vem acontecendo é a substituição do homem e o distanciamento das pessoas. Não é que eu tenha uma visão pessimista das coisas e é claro, vejo o avanço da tecnologia como umas das coisas mais importantes para o desenvolvimento. Porém, assim como hoje o que existe de mais avançado não é possível/acessível para todos, acredito que a medida que as coisas forem evoluindo, esses distanciamento crescerá, excluindo e substituindo as pessoas. A questão é bem maior do que simplesmente discutir o avanço tecnológico. Envolve forma de governo, distribuição de renda, desenvolvimento social. Avanço só é avanço quando pode privilegiar a todos.

    ResponderExcluir
  23. O desenvolvimento de novas tecnologias resulta na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e otimização de seu tempo e energia.

    As previsões do video " Um Dia Feito de vidro 2" revelam possibilidades valiosas aos envolvidos com a produção de conteúdo audiovisual.

    Novos meios eletrônicos são projetados a cada dia, multiplicando as possibilidades tanto de distribuição dos produtos audiovisuais de inúmeros realizadores, quanto para a realização de conteúdo para o preenchimento das novas ferramentas.

    Acredito que se bem aproveitadas, essas novas ferramentas são fortes aliadas no processo de crescimento do mercado para artistas e comunicadores, em suas diversas áreas de atuação.

    ResponderExcluir
  24. Todas essas inovações de tecnologia pelas quais passamos fomentam diversos momentos de reinvenção da linguagem audiovisual. Assim como foi com a introdução do som, cores, scope e mais recentemente o 3D, há sempre que se estudar essas novas tecnologias, seus usos, e a partir do domínio, aprimorar nossa linguagem audiovisual para utilizá-la de maneiras cada vez mais inteligentes e artísticas e interativas. Mais recentemente com o 3D, por exemplo, encaminhamos para um uso aprimorado dele para a inclusão da percepção de perspectiva mais facilitada. Claro, que essas tecnologias devem ser estudadas tambem de maneira a serem mais acessíveis ao público em geral.

    ResponderExcluir
  25. Essas inovações tecnologicas são importantes ferramentas que podem e vão nos auxiliar no meu trabalho, mas elas não superam o processo criativo que cada um irá construir.

    ResponderExcluir
  26. Rafael Felício | 310275041 de outubro de 2012 às 20:03

    Com o avanço rápido das tecnologias, possivelmente teremos essas em um futuro próximo e será de muita utilidade especialmente nas salas de aulas onde as mesma será mais intuitiva e mais interessantes, aposto em tecnologia para um novo aprendizado mais eficiente e estimulante.

    ResponderExcluir