segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UpTo3' 2012 recebe inscrições até 25 de agosto

 
Da Redação do Tela Viva News - Cinema - 09/08/2012, 14h53

Entre os dias 25 e 28 de outubro o Canadá será invadido pela cultura brasileira. Isso porque é nessa data que acontece o BRAFFTv – Brazilian Film Festival of Toronto – festival anual que procura criar uma ponte cultural entre os extremos do continente americano, levando o melhor do cinema nacional para a capital do país. E como é de costume, dentro do festival acontece também a mostra paralela UpTo3’, destinada a filmes brasileiros de até 3 minutos de duração, entre os dias 26 e 28.

Para participar da mostra, os filmes devem ser produzidos no Brasil ou feitos por realizadores brasileiros – no caso de filmes realizados no exterior e coproduções. O idioma predominante da obra deve ser o português, e os filmes devem estar obrigatoriamente legendados. Com o objetivo de mostrar o que há de mais interessante na produção brasileira dos últimos cinco anos, serão aceitos filmes feitos para mídias tradicionais (cinema e televisão) e novas mídias (internet, games, celulares, painéis, eletrônicos, etc). O mesmo realizador pode inscrever mais de uma obra na mostra.

O material em DVD e a ficha de inscrição devem ser enviados para o endereço abaixo:

Mostra UpTo3’
A/C de Patrícia Queiroz
R. Samia Haddad, 111, 6C
05709-050 - São Paulo, SP

As inscrições vão até 25 de agosto, e os filmes selecionados serão divulgados no dia 10 de setembro.

Prezadas e Prezados, vocês já pensaram em participar deste tipo de evento? Independente se sim ou não, justifique sua resposta. E aproveite para escrever sobre a validade, ou não, deste tipo de concurso para a área de audiovisual.

20 comentários:

  1. Esta mostra na verdade me lembrou do “Festival do Minuto” e de que uma vez enviamos um vídeo para eles. Já pensei algumas vezes em participar de coisas assim, mas nunca de uma mostra internacional, como esta e que eu nem sabia que existia; mesmo porque acho que falta autoconfiança.

    Acredito que eventos como este e como o Festival do Minuto, são do tipo “acessível” para nós. Ao ler esse texto, a gente percebe (pelo menos foi o que eu percebi) que existem mostras e concursos ao nosso alcance. Acho que pelo fato de poder enviar produtos variados e de poucos minutos, que geralmente não exigem tantos investimentos, principalmente financeiros. Não estou julgando mal os alunos mas, querendo ou não, pessoas formadas a mais tempo e acima de tudo, experientes, têm muito mais chances que nós.

    Portanto, utilizo o parágrafo anterior para justificar minha opinião de que com certeza mostras assim são válidas para o crescimento do audiovisual em si e principalmente dos profissionais da área.

    ResponderExcluir
  2. Já pensei bastante em participar deste tipo de festival. É uma ótima oportunidade de divulgar nosso trabalho, ou então de criar algo novo. No entanto, o único do tipo para o qual enviei vídeos foi o Festival do Minuto. Ainda não tenho muitos vídeos, por isso não tento participar de outros.
    Este tipo de festival é válido principalmente para quem ainda não é muito experiente na área, porque é uma chance de criar e produzir independentemente e de divulgar sem a necessidade de grandes recursos financeiros. Além disso, sabendo que nosso trabalho possivelmente competirá com grandes trabalhos, temos a tendência de nos esforçarmos mais. E, assim, ganhamos experiência.

    ResponderExcluir
  3. Pensar em participar, sim! Todos pensam, mas nunca enviam nada. Assim como eu.
    Nada justifica a falta de atividade que nós, alunos de cinema, possuímos neste tipo de festival. Entretanto, um motivo pelo qual não envio nada do que produzo é que, às vezes, os formatos/tipos de vídeo exigidos nos festivais não vão de encontro com o que tenho. E quando se assimilam, acredito que nada do que tenho pronto é capaz de "ter repercussão" positiva.
    Também, como disse Laura, falta confiança pessoal. Mas se não enviarmos nada, nunca iremos saber se isso irá ou não ter repercussão positiva.
    Acredito que para esta confiança ficar mais sólida, nós, colegas de estudos sobre cinema, deveríamos nos juntar para produzir vídeos desse gênero. Assim, teríamos material para festival e nos incluiríamos mais no meio.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho valido participar de festivais sim para poder divulgar o trabalho, saber qual vai ser a recepção do seu trabalho pelas outras pessoas . Eu mandaria vídeos sim se eu achasse que o vídeo que eu fiz alcançou um nível de exigência meu que eu considerasse aceitável para enviar.
    Acho valido o uso desses meios como destribuidor e portifólio para seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  5. É sempre muito bom poder participar desses festivais sempre que possível, para mostrar nosso trabalho para outras pessoas, para que possa ser visto além dos colegas de sala, professores e família que geralmente são o público dos nossos projetos feitos durante a faculdade. E esses festivais são bons porque nos incentivam a fazer produções fora da faculdade, o que muitas vezes não acontece.

    Participei uma vez do Festival do Minuto no ano de 2011 e foi uma ótima experiencia de se ter e ver a repercussão que nossos produtos podem ter, quando geralmente não sabemos quem são todas as pessoas que estão assistindo aos nossos videos.

    ResponderExcluir
  6. Já me inscrevi em alguns festivais, porém de fotografia, que é outra área que me interessa muito.
    Esse tipo de festival é muito importante para estimular a produção entre jovens, para que eles acreditem que seu sonho é possível.
    Na maioria das vezes acreditamos que ser bem sucedido no audiovisual é algo que está muito longe de nós, no entanto festivais como esse aproximam de nós o que hoje parece distante.

    ResponderExcluir
  7. A validade de participar de festivais e imensa, e por conta de tais que os nossos projetos são divulgados. Pela primeira vez eu enviei um projeto para o CineBH espero que ele seja selecionado. Assim como varias outras pessoas eu acredito que festivais para o meio audiovisual e muito importante; como já afirmado, são por eles que projetos inovadores e ate amadores são divulgados.
    De agora em diante vou me inscrever em vários festivais, para conquistar reconhecimento.

    ResponderExcluir
  8. Já quis participar de festivais como estes, pois acredito que são em festivais que as coisas realmente tomam rumo. Uma competição saudável onde testaríamos alem da questão da auto estima, mas também nos forçaria a pensar grande.
    Porem, minhas produções estão lentas. Pouco material consistente para mandar. Falta de atitude e vergonha na cara.
    Acredito que enquanto artistas deveríamos ser mais ousados, nos livrar de pensamentos medíocres e castradores. Sonhar grande nos deixa maiores ainda.
    São desses festivais, muitas vezes pequenos, que surgem as oportunidades. E a gente precisa mostrar a cara mesmo, dar a cara a tapa.
    Ninguém faz cinema para si mesmo. Se o que fizermos não for compartilhado, então por que fazemos?

    ResponderExcluir
  9. Já cheguei a participar com a Laura Alves do Festival do Minuto, com o Filme "Contramão" que gravamos em um dia no feriado de 7 de setembro do ano passado, e acho bem válida a experiencia tanto do formato do festival, de servir como um precursor de novas formas de se pensar e realizar o audiovisual, expandindo essa experiencia tanto para o fazer quanto para o assistir.
    Alem disso, essa difusão de cultura brasileira no exterior é extremamente válida. Sinto falta de iniciativas parecidas com essa, por parte de outros países, com foco no público brasileiro, e mineiro. Não tenho ciência se isso ocorre em outros estados, mas aqui, acontecem de forma pontual como é o caso do Festival Varilux, mas que não acontecem tanto com inscrições democráticas, onde qualquer realizador possa participar.
    Acabamos por receber o melhor, mas aquilo que as vezes está mais próximo da nossa realidade de produção acaba ficando de fora.

    ResponderExcluir
  10. Bia Portugal (Fabiana)20 de agosto de 2012 às 08:33

    Acho que todo ser que estuda e produz obras audiovisuais tem que, ao menos, sonhar em participar de festivais como este. Ainda estou no sonho e desejo de participar, não só desse, mas de todos os festivais e mostras que se tem disponíveis ao redor do mundo... É muito bacana ver um festival como este fora do Brasil e com critérios que reafirmam a identidade do nosso país, como a língua, os realizadores, etc... É gratificante ver que o Brasil carrega o nome de um festival fora do próprio país e que as obras feitas tem seu "RG brasileiro". Isso aguça cada vez mais a nossa vontade de produzir...

    ResponderExcluir
  11. Sim, já pensei em participar, inclusive no semestre retrasado teve o festival do minuto. Mas enrolei e acabei não participando. Faltou um pouco mais de atitude e coragem, além de equipamentos para filmagem. Acho muito interessante participar desse tipo de evento, pois nele você pode mostrar seu trabalho e aprender com seus próprios erros e acertos, além de trocar experiência com outras pessoas do mesmo ramo.

    ResponderExcluir
  12. Claro, já havia pensado em algo deste tipo de festival sendo nacional ou internacional, eu as vezes tenho este intuito mas o que falta é um pouco de cara de pau, sou as vezes acanhado fico naquela vou ou não vou e acaba na segunda opção, mas com os colegas quem sabe sai algo, certo pessoal?

    ResponderExcluir
  13. Logo quando entrei para cursar cinema o primeiro trabalho que me apareceu foi uma produção para o "festival do minuto". Esses festivais são bagagens e práticas para nós estudantes de audiovisual. Esse semestre pretendo participar novamente!

    ResponderExcluir
  14. Eu adoraria participar de um evento como esses. Apoio incondicionalmente projetos, eventos e etc que procurem unir pessoas em trocas uteis de informações e culturas. Meu maior interesse seria em descobrir uma cultura nova, a do Canadá, já que criar filmes com uma identidade brasileira não seria algo que me daria vontade de fazer, acho que minhas ideias para o cinema vão alem de países e identidades coletivas, mas com certeza seria interessante ver o que outros brasileiros ao longo do país consideram identidade nacional e por que gostariam de dividi-la.

    ResponderExcluir
  15. Sim, cinema é pratica, e estas são as melhpores oportunidades de vc estar mostrando seu trabalho, pricipalmente pela caracteristicas do festival.

    ResponderExcluir
  16. Já pensei em participar destes festivais, acho importante disseminar a nossa cultura e identidade, seja a partir de qualquer forma de arte ou mídia, ainda mais quando outro país abre espaço para isso. este formato de festival é importante para mostrar várias possibilidades de uma construção de linguagens diferentes.

    ResponderExcluir
  17. Já sim. Em festivais nacionais e internacionais. Acredito que todo tipo de festival é válido. É mais uma bagagem que colocamos na vida no audiovisual. Além do mais, é a melhor forma de ter visibilidade para que as pessoas (tanto o público quando o mercado) possam conhecer conhecer meu trabalho.

    ResponderExcluir
  18. Sim, já pensei em participar desse tipo de evento. Porém, até então, me movimentei pouco para a produção de projetos pessoais no formato de curta metragem. Normalmente utilizando o pretexto (solucionável) de falta de tempo e equipamentos.

    Em 2011, tive a oportunidade de enviar alguns trabalhos para o "Festival do Minuto", que consiste em um festival permanente de vídeos, onde são aceitas produções de até um minuto, existindo diferentes categorias com temas específicos direcionados aos realizadores.

    Até então, essa foi a minha única experiência com concursos de conteúdo audiovisual, com júris e curadorias extremamente questionáveis, e com o envolvimento de premiações. Acredito que essas competições, contribuem bastante para a formação e amadurecimento dos envolvidos com audiovisual, por dar espaço e visão àqueles que ainda estão no processo de iniciação de suas carreiras como realizadores.

    ResponderExcluir
  19. Rafael Felício | 310275041 de outubro de 2012 às 19:40

    Um bom meio de divulgar nossa criativa e caso sejamos escolhidos um dos nosso filmes servem para um bom portfolio. Acho que a UNA poderia investir e incentivar bons roteiros que são criados na faculdade, e com isso levar os nossos filmes para estes festivais.

    ResponderExcluir